TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano MKT Proposta FGV

Por:   •  25/2/2021  •  Abstract  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  1.229 Visualizações

Página 1 de 5

Inovação Aberta:

Considerando o movimento parte de uma tendência percebida no mercado de alimentação brasileiro, relatado no PBL, que consiste no aumento considerável no número de startups do segmento de alimentação investidoras em inovação e tecnologia nas suas produções, entendemos que a Argo Menthor deve se posicionar de modo a abraçar esse movimento e não atuar paralela e isoladamente.

Além disso, entendemos a necessidade de acompanhar o segmento de alimentação, que apresentou taxas de crescimento médio de 12,3% até 2018 e hoje demonstra previsão de alta de 4% até 2021. Ou seja, há de fato muito investimento no setor, não apenas da Argo Menthor, fomentando um ambiente propício à inovação e desenvolvimento de novas tecnologias e aplicabilidades.

Tais cenários traduzem que, caso a Argo Menthor não reforce seu posicionamento voltado para inovação através de ações e comunicação ao grande público, a empresa pode se tornar coadjuvante no processo de desenvolvimento do setor e reforçar memes hoje propagados que descredibilizam o próprio slogan da cia:

Passamos de “Onde the Argo, tem inovação” para “Onde não tem Argo, tem inovação” nas mídias sociais por recentes problemas com um de nossos clientes.

Tendo isso em vista, buscamos no mercado referência de grandes impérios empresariais que se tornaram obsoletos quando não acompanharam tendências de mercado para se apoiar no seu racional e não seguir passos semelhantes. Um desses exemplos é a Blockbuster, que não comprou a Netflix, que hoje vale USD 118 bilhões², em 2000 por USD 50 milhões por considerá-la cara. De acordo com o livro “That will never work” de Marc Randolph, um executivo da Blockbuster disse duvidar do poder da internet e dos benefícios de ter uma empresa online como parceira. A falta de visão de futuro e busca por negócios disruptivos comprometeu o futuro da empresa de tal modo que seu modelo de negócio hoje não existe mais. Esse não deve ser um caminho da Argo Menthor.

A equipe também encontrou que, de acordo com Henry Chesbrough¹, pioneiro e pai do conceito de inovação aberta, além de Diretor de Departamento no Garwood Center para Inovação Coorporativa na Universidade de Berkely, limitar-se à inovação fechada é uma escolha que tem perdido espaço nas organizações nos últimos anos, por conta de alguns fatores como:

• o número de profissionais altamente qualificados no mercado está aumentando;

• a disponibilidade de Venture Capital está aumentando;

• o ambiente inovador de uma empresa oferece oportunidades externas para inovações potenciais não utilizadas;

• o crescente número de clientes competentes, fornecedores especializados e pequenas empresas disponíveis como parceiros de cooperação;

Aplicando esse conceito que parte do cenário internacional e pensando na realidade nacional, dada a atuação no Brasil da Argo Menthor, pesquisamos cases sobre inovação aberta:

Natura: Desde 2014 já foram:³

• 3100 startups avaliadas;

• 60 soluções testadas;

• 19 parcerias firmadas

Ambev: Com o case “Desafio livre de Plástico”, tiveram:³

• Foram 450 inscrições;

• 140 ideias selecionadas;

• 6 ideias finalistas têm o potencial de redução de 230 MIL TONELADAS de plástico, nas praias, por ano.

Compilando toda essa dedicada pesquisa e a definição de Marketing abaixo:

“O marketing é uma janela para as mudanças, antecipando necessidades e mostrando os caminhos a serem trilhados pela empresa para conseguir realizar essas transformações.”4

O grupo traça a estratégia para a Argo Menthor voltada para criação de um campo de inovação aberta como parte do nosso plano de marketing e negócios para reposicionamento no mercado da empresa. Esse projeto será conhecido como “Argo Inova” (aceito sugestões) , de modo a consolidar no mercado a imagem pró inovação da Argo Menthor, parte de seu DNA.

Entendemos que com esse projeto, estaremos tratando a imagem da empresa, pois ele caminhará para ações que fortalecem alguns atributos que são fundamentais para a boa reputação da empresa no mercado: solidez financeira; qualidade de produtos e serviços; capacidade de inovação; responsabilidade com a comunidade; habilidade para atrair e manter talentos na sua equipe; responsabilidade ambiental e qualidade do gerenciamento.4

Solidez Financeira: Constrói-se uma melhor imagem sobre a solidez financeira da empresa pois, através da inovação aberta, há redução de tempo e custo para inovar. Não é necessário formar grandes e custosas equipes internas, tendo esse custo compartilhado com startups e clientes parceiros; além disso, abre-se todo um leque de novas possibilidades de negócios e tecnologias acessíveis e mais desenvolvidas, já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com