TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planos de Negócios – Planejamento financeiro

Por:   •  14/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 5

2. Planos de Negócios – Planejamento financeiro (Conceitos e características).

2.1 - Por que escrever um Plano de Negócio

O Planejamento de Negócio é um documento imprescindível na organização das finanças de qualquer empresa, seja qual for seu tamanho ou segmento. É um detalhamento das finanças, das compras, do estoque, das vendas, lucros e outros investimentos relativos a empresa. Várias decisões poderão ser tomadas com o estudo desse documento.  A partir dele pode-se saber quanto de dinheiro se tem disponível e como utiliza-lo de maneira responsável, evitando gastos desnecessários trazendo mais benefícios e lucros para a empresa.

Sabe-se que o Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo, batendo inclusive em quase 8 pontos percentuais a potente China (segundo dados do Sebrae). Nove milhões de empresas brasileiras são de micros ou pequenos negócios e juntas são responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto do país (PIB). Possuímos 67% de empregos formais.

Muito disso se deve ao fato de que micro e pequenas empresas possuem uma maior facilidade junto ao governo, em relação a empresas de médio e grande porte, com menos burocracia e impostos, viabilizando sua abertura.

Porém, até que se tire as ideias do papel é necessário e fundamental planejar, esgotando todas as possibilidades de planos para alcançar o objetivo estipulado.

Quando se investe em um produto igual ou similar ao que já tem no mercado os riscos podem ser menores por se conhecer a demanda, mas quando trata-se de uma inovação é preciso ainda um maior estudo do mercado, pois “a razão de ser de uma empresa são seus clientes” (Miguel Marinho, sócio da Muv Shoes). Se o produto não tiver saída não há capital de giro, inviabilizando o negócio.

Portanto, não basta que estejamos em um país favorável ao investimento e abertura de micro e pequenas empresas, ou de porte médio ou grande. Segundo pesquisas demográficas de empresas do IBGE, 50% das empresas fecham as portas antes do quinto ano de vida. Reforçando a ideia de que o Planejamento Financeiro traz uma maior eficácia na organização estrutural de uma empresa. Podendo-se aproveitar as oportunidades de investimentos, se prevenir ou minimizar os problemas, suportando as pressões competitivas, cumprindo com todos os prazos estabelecidos, levando ao crescimento esperado.  Sempre com preocupação na rentabilidade e na liquidez, sendo que a rentabilidade é o retorno do valor investido inicialmente, acrescido do lucro. E a liquidez é o tempo estimado em que o produto se torna efetivamente dinheiro na mão do empreendedor.  Quanto mais rápido isso ocorrer, maior será o capital de giro e o lucro, pois mercadorias paradas e um estoque mal planejado é prejuízo financeiro.

 

  2.2 – Leitores do Plano de Negócios

Para viabilizar a implantação de um negócio é necessário um capital inicial que muitas vezes é obtido através de empréstimos bancários, financiamentos ou através de investidores e parceiros. Para isso é exigido por instituições financeiras uma análise criteriosa do Plano de Negócio da empresa em questão e/ou detalhes do novo projeto inovador a ser implantado a fim de verificar a veracidade das informações e capacidade da mesma em honrar com seus compromissos financeiros junto ao credor. Além de análises técnicas a respeito do próprio empresário.

Segundo recente reportagem da revista Gestão & Negócios, edição 88, de acordo com a Agencia de Desenvolvimento Paulista para pequenas e médias empresas e prefeituras paulistanas, apesar da queda para investimentos, devido à crise do país, o crédito para inovação quase quintuplicou, saindo de $ 5 milhões em 2014 para $ 23   milhões em 2015. Informa ainda que o ano de 2015 acabou com perspectivas de piora no ambiente dos negócios afetando de forma pessimista os empresários.

Dessa forma, os fornecedores e investidores avaliam o crédito com base no momento vivido por determinado segmento e pelas perspectivas de crescimento no setor.

Nenhum investimento é cem por cento seguro, mas seus riscos devem ser mínimos e o retorno para a instituição financeira deverá ser maior para que valha a pena o investimento.

 

2.3 – Necessidade do Plano de Negócio

Sem o planejamento é praticamente impossível supor custos e fazer as aplicações no momento certo.

Exemplificando: Imaginando que alguém deseje construir uma casa, organizar uma festa ou viajar, com certeza sua intenção é que tudo de certo. Mas para que isso ocorra é preciso fazer um cuidadoso planejamento. Ou seja, nada irá acontecer simplesmente pelo desejo de que aconteça. Ideias assim nascem em nosso coração, porém para que se tornem realidade é preciso construí-las passo a passo.  Para que uma viagem aconteça é necessário escolher o local a ser visitado, saber sobre o tempo de viagem, quanto irá gastar com as passagens, quanto dinheiro levar, reservar o hotel, arrumar as malas entre outras coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com