TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio: Cultura e Clima Organizacional

Por:   •  8/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 6

Portfolio Cultura e Clima Organizacional

Os aspectos culturais importantes nas empresas.

O Grupo Boticário, Hoje com quatro marcas no mercado, O boticário, Eudora, quem disse, berenice? E The Beauty box.

Iniciou suas atividades em 1977 com uma pequena farmácia de manipulação no centro de Curitiba no Paraná.  A primeira fábrica, está situada em São José dos Pinhais, no Paraná, onde fica também o Centro de pesquisa e desenvolvimento com tecnologia de ponta. Possuem dois centros de distribuição no Brasil, um em Registro-SP e outro em São Gonçalo dos Campos- BA. A fábrica mais sustentável do Brasil está na cidade de Camaçari. Possuem ainda, escritórios em São Paulo, Curitiba e Portugal.

São quase 4 mil pontos de vendas em 1750 cidades do Brasil, tornando-se a maior rede de franquias do mundo.

Com e-commerce as marcas chegam aos consumidores em 100% no Brasil. Contam ainda, com vendas diretas através de catálogos, possuem parcerias com varejistas e distruição em mais oito países.

Hoje com 7 mil colaboradores, onde cada um deles fazem parte desse grande crescimento, com constante oportunidades de criação e desenvolvimento.

A essência da empresa está em acreditar no crescimento econômico com respeito a sociedade e meio ambiente.

Com ações sérias e programas como a Fundação Grupo Boticário de proteção à natureza, o grupo tem como principal objetivo a conservação da natureza. Mantém duas reservas particulares natural, por meio das quais protege mais de 11 mil hectares dos dois biomas ameaçados no Brasil,  Mata atlântica e Cerrado.

Suas ações incluem apoio a projetos de outras organizações, investimento em estratégias inovadoras de conservação como pagamento por serviços ambientais, a disseminação do conhecimento e a concientização e sensibilização da sociedade para a causa.

Sua cultura dominante está em criar oportunidades, transformando a vida de cada coloborador a fim de transformar o mundo ao seu redor.

Vê em cada colaborador um emprrendedor e o ajuda no seu desenvolvimento dando oportunidades de crescimento.

Tem o foco voltado para o reconhecimento da mulher no mercado de trabalho, ajudando-a no seu desenvolvimento, concedendo benefícios como creche e auxílio educação para filhos menores.

Seu quadro de funcinários hoje é predominantemente de mulheres, desde a sua diretoria que são 50% constituída por mulheres.

O processo de criação e manutenção da cultura está no olhar cuidadoso para com as pessoas. Colocando em prática valores como ética, valorização de pessoas e relações, paixão pela evolução e desafios, e o comprometimento com resultados.

Apoia e incentiva o senso de autoria de seus colaboradores, possibilitando a criação de idéias e colocando-as em prática.

Os funcionários aprendem a cultura organizacional desde o seu início na empresa, sendo incentivados a desenvolver-se, participando ativamente das ações para o crescimento da empresa e de si próprio.

Suas inspirações vem diretamente do fundador e da presidência, onde com muito carinho, marca registrada da empresa, participam aos funcionários suas experiências afim de servir como inspiração e enfatizam a  importância da colaboração de cada um.

Sua principal linguagem é o reconhecimento do trabalho de cada um. È a valorização e oportunidades concedidas para auxiliar no desenvolvimento individual.

Promovem a igualdade de gêneros, dando oportunidades e reconhecimento iguais a homens e mulheres, aproximando as pessoas em suas diversas áreas e níveis hierárquicos.

Proporcionam aos  funcionários ambientes de trabalho agradáveis inclusive fisicamente com itens como a criação e zelo de jardins amplos e instalação de escritórios coloridos, acolhe os colaboradores desde a sua chegada, incentivando a harmonia entre as pessoas. Ela é tida como uma das mehores empresas para trabalhar, com altos índices “IFT”.

                                ***********************

                                

Empresa PORMADE, fábrica de portas de maneira, iniciou suas atividades em 1939 na Cidade da União da Vitória, no Paraná, possui hoje 3 unidades industriais totalizando 86 mil m²  estrategicamente localizados para atender o mercado alvo.

Certificado em 2008 pelo Iso 9001,tem como missão a satisfação do cliente.

Valores como:  

  • “ Encantar o cliente, pois é ele que nos garante o emprego;
  • Ser entusiasmado também em épocas difíceis;
  • Desobedecer para fazer o melhor;
  • Inovar é errar, sem perder as esperanças;
  • Erros são tesouros, quando bem evidenciados, mostrados, discutidos;
  • Pequenos detalhes no piso da fábrica é o que dá grandes resultados no toda da empresa;
  • Amar as mudanças, assim como as odiávamos no passado;
  • As realizações de sua equipe são ferramentas de seu sucesso;
  • Qualidade não se controla, se produz;
  • Os colaboradores da Pormade têm poder de agir. ”

Demonstram a essência de sua cultura, explicita o reconhecimento e o incentivo dos seus colaboradores.

No processo de criação e manutenção de cultura, a empresa oferece aos seus colaboradores inúmeros projetos como educação para empregabilidade, bem-estar, aprender a comer bem, teatros de fantoches e atividades na universidade coorporativa Pormade, todos com o objetivo do desenvolvimento das pessoas, seja profissional, física e mental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com