TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Certificação

Por:   •  4/6/2015  •  Monografia  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

Inicia-se com a assinatura de um contrato entre o organismo de certificação e o fornecedor, neste contrato deve constar direitos e obrigações de ambas as partes.

Solicita a documentação do Sistema de Qualidade para que seja analisada sua adequação junto ao modelo de garantia da ISO série 9000 de acordo com (NBR ISO 9001, NBR ISO 9002, NBR ISO 9003). Pode ser feita uma pré-auditoria para certificar se a documentação está de acordo com as normas, possibilitando assim tomadas de ações corretivas que sejam necessárias antes da auditoria de certificação.

A Auditoria de Certificação é completa no Sistema da Qualidade, sua duração e numero de auditores dependem do tamanho do sistema da organização. Após a Auditoria em a Certificação e Registro, onde existem três possibilidades:

-Obtenção do Certificado;

-Aprovação Provisória ou Condicional;

-Não Aprovação do Sistema e Não Obtenção de Conformidade

Quando comprovada a conformidade do Sistema de Qualidade, o Organismo de Certificação emite o Certificado de Conformidade registrado nos órgãos de credenciamento escolhido pelo fornecedor tendo uma validade de 3 anos.

Durante a validade do certificado temos Auditorias de Supervisão, que tem a finalidade de manter a certificação. Esta auditoria ocorre de seis em seis meses mas não são verificados todos os requisitos do Sistema da Qualidade.

É prática realizar uma auditoria completa no Sistema de Qualidade, ao término dos 3 anos. Podendo a qualquer tempo esse certificado ser suspenso ou cancelado, dependendo dos resultados da auditoria de supervisão.

Os Sistemas da Qualidade devem ser construídos com foco nos aspectos de gestão, para que sejam capazes de juntar qualidade com produtividade, eficácia e eficiência em um único processo buscando acompanhar as tendências do mercado e a satisfação do cliente externo. A organização quando implanta um Sistema de Qualidade deve saber quais são as reais necessidades de gestão ou a busca de resultados em seus negócios com relação a qualidade e produtividade de produtos e serviços. Jamais deve fazer apenas o que os auditores do Organismo de Certificação exige, deve-se levar em conta todas as necessidades da organização. Não basta a obtenção e manutenção da certificação, é necessário trabalho duro para permanecer com a certificação, nunca deixar o padrão cair. Buscando sempre uma melhora constante dos níveis de gestão de seus negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com