TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Globalização

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO EM GRUPO - TG.

                                        ALUNO (S):

                                           Ailton de Oliveira Ramos RA: 1302159

                                           Ângela Santos Paixão RA: 1313303

                                           Edvânia Ana Cerrano Araújo RA: 1304505

POLO-SANTA MARIA DA VITÓRIA - BA.

2016


PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO

Economia e Desenvolvimento

  1. Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge?

Com a leitura dos textos e das charges, verifica-se claramente que diversos são os assuntos que concerne ao estudo da economia. Dentre eles, podemos destacar o consumo, projetos nacionais, desenvolvimento e crescimento econômico, tendo esses parcialmente ou até integralmente estabelecidos pelo processo da globalização. São assuntos também tratados nos textos preservação da natureza, justiça social e políticas de desenvolvimento e nas charges a crise econômico-social e desigualdade social, como consequência do sistema capitalista.

  1. Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta.

Sim, pois o processo de globalização de uma economia capitalista promove a integração dos mercados e comunicações, oferecendo assim condições de expansões comerciais, onde temos por exemplo implantações de empresas multinacionais em vários países, assim uma classe de pessoas pode consumir e obter produtos, informações e tecnologias. Porém, ao mesmo tempo que o processo de globalização beneficia uma parcela da sociedade mundial, que é consumidora, exclui um número de pessoas que não possui condições financeiras, portanto elas não podem ter acesso as tecnologias e aos meios de consumo, podemos perceber isso na última charge. Em contrapartida, a matéria do jornal versa sobre o crescimento econômico, onde o Governo Federal quer promover a inclusão digital. Dessa maneira podemos concluir que o processo de globalização descrito nos textos é a causa, e as charges representam os efeitos desse processo, oriundos do sistema capitalista, onde uma parcela da sociedade viverá na miséria, nota-se assim que nem sempre o crescimento econômico produz desenvolvimento.

 

  1. Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características.

Sim, existem quatro esferas da globalização.

  • A esfera comercial, onde expressa o comercio internacional de bens e serviços. É dado pela relação entre o volume de comércio exterior (exportações mais importações) e o valor mundial da produção – o PIB mundial.
  • A esfera produtiva, refere-se as transações de empresas transnacionais, que controlam subsidiarias e filiais em outros países.
  • A esfera tecnológica envolve, em grande medida, a transferência de know-how ou direitos de propriedade por meio de relações contratuais.
  • A esfera financeira abrange os fluxos internacionais de capital de empréstimo, financiamentos e investimentos externo direto ou de portfólio.

A primeira charge diz respeito a globalização comercial e produtiva, onde empresas produzem bens e serviços que são comercializados, porém nem todas as pessoas tem acesso a eles. A segunda charge trata de modo exclusivo da globalização tecnológica, onde uma fração da sociedade não está incluída digitalmente, por falta de acesso as tecnologias digitais.

  1. De que forma as relações internacionais auxiliam/atrapalham a solução dos casos apontados pelas charges?

As relações internacionais auxiliam com a diminuição das distancias e o tempo, através do desenvolvimento tecnológico, em alguns casos reduz o preço médio do produto, onde por vezes acontece a queda dos custos industriais, auxiliando assim o processo comercial e mercadológico. Em contrapartida atrapalha o desenvolvimento dos países periféricos, onde as grandes potencias instalam suas multinacionais, explorando mão-de-obra barata, e ainda possuem uma produção de baixa tecnologia, não apresentando um crescimento econômico esperado, assim a grande parte da população dos países periféricos não é beneficiada por prejuízo da globalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com