TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Negociação

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O conteúdo a ser seguido, tem como base o problema enfrentado pela empresa de construção civil “Home Building Ltda”, que se encontra na cidade de São Paulo. A mesma possui cerca de dez obras pendentes, e seus funcionários reivindicam contra está, exigindo melhores condições de trabalho.

Abaixo mostraremos, como se dá uma boa negociação, e possibilidades do que a empresa em questão poderá fazer para melhorar as condições de trabalho de seus funcionários, assim, se mostrando e sendo uma empresa competente com seus colaboradores e com os prazos estipulados em contrato com as demais organizações.

Processo de Negociação

O Processo de negociação é um sistema criado para analisar os procedimentos praticados durante uma negociação, num formato simples que envolve três partes: entradas, processos e saídas.

Toda negociação precisa ser ou ter uma entrada positiva para que resulte em uma saída positiva para ambas as partes, caso contrário, se tiver uma entrada negativa, logo terá uma saída negativa, ou seja, será uma má negociação para as partes envolvidas. Com isto, será uma relação desgastada e provavelmente não voltaram a negociar.

Toda ação de uma negociação precisa ter seu feedback, só assim ela ocorrerá de forma clara e objetiva, tendo como aspectos fundamentais: precisão, rapidez e especificidade.

O processo de Negociação tem que ser avaliado com o aspecto de uma visão sistêmica, analisando todos os pontos do processo, dando a mesma importância a todas as ações, acompanhando-os até seu resultado final. Desta forma, com a soma das ações bem realizadas, constituirá entre os envolvidos no processo, uma relação duradoura e com grandes perspectivas de novas negociações.

Agora como todo processo existe alguns passos que devem ser seguidos, no caso da negociação, você terá que ter um bom feeling para dar início, analisando os seguintes pontos:

> Verificar o ambiente em que está inserido;

> Visualizar os objetivos do processo;

> Identificar as entradas do processo;

> Administrar o sistema.

Realizamos um comparativo entre o processo de negociação, o objetivo do desafio, e concluímos que para realizamos de forma eficiente o nosso projeto, devíamos primeiramente, analisarmos as reinvindicações dos funcionários, para sabermos qual seria a melhor forma de negociação com os mesmos. O processo de negociação, como citado acima, nos diz que para que ele seja bem avaliado, precisa estuda-lo sempre utilizando da visão sistêmica, pois a mesma nos mostrará se as reinvindicações são necessárias.  Utilizando desses aspectos, chegamos à seguinte conclusão:

Iniciarmos uma reunião sobre o que poderíamos fazer em relação as reivindicações dos funcionários. A princípio, criamos duas possibilidades, que são viáveis tanto para a organização, quanto para os funcionários. As possibilidades são estas:

A) Plano médico + aumento salarial. Sem participação nos lucros, sem plano odontológico.

B) Plano médico + extras. Sem participação nos lucros, sem plano odontológico.

Será elaborado uma pesquisa com os funcionários, e eles escolherão qual o plano será implantado.

Os motivos pelos quais resolvemos o plano A e B, são:

Plano A: O plano médico, é realmente necessário, e direito dos trabalhadores, logo, como uma empresa reconhecida pelo mercado, entramos num consenso que nossos funcionários

Precisam receber esse direito. Em relação ao aumento salarial, chegamos à conclusão que se dermos esse aumento, poderemos obter dos funcionários um melhor rendimento no trabalho, pois necessitamos entregar a obra dentro do seu prazo. Entretanto, os funcionários não terão direito a participação dos lucros, visto que, cada edifício foi vendido por preço fixo. Logo, a empresa não terá nenhum lucro por produção.  Para plano odontológico, concluímos que pelo fato dos funcionários já possuírem o plano médico, o mesmo seria apenas um complemento, além de que, seria descontado em folha. Assim concluímos que não é viável, para o funcionário e nem para a empresa, pois seria um custo a mais.

Plano B: Este plano tem como diferença do plano A, apenas a implementação das horas extras. O seu lugar no plano A, foi substituído pelo aumento de salário.

As horas extras funcionariam da seguinte forma:

Abriríamos o espaço de duas horas extras diárias, como permite o sindicato da construção civil, para que eles pudessem aumentar a sua renda.  

Segundo o Dr. Ciro - EMPSA

Qual o valor a pagar pela hora extra?

 Pela CF88, o valor mínimo da hora extra é de 50% do valor da hora normal, ou seja, para cada hora extra trabalhada o trabalhador recebe o valor equivalente a 1,5 hora normal. Nos trabalhos realizados em domingos, feriados e nas horas já compensadas, o acréscimo é de 100% sobre o valor da hora normal. Existem sindicatos que através de acordos coletivos conseguem percentuais superiores a estes, porém nunca inferiores.

Segundo o Dr. Ciro - EMPSA

Perfil dos participantes da negociação

A negociação envolve a empresa "Home Building Ltda” que trata-se de uma organização muito conceituada e de respeito na área de construção, com ótimos gestores e gerenciamento, comprometidos a procurarem uma solução para que os nossos funcionários (que realizam reinvindicações para melhoras nas condições de trabalho) produzam em menos tempo, mesmo que isso acarrete alguns custos extras para a empresa. Pois estamos preocupados em primeiro lugar com o atendimento ao cliente, oferecendo-lhe um atendimento de excelência.

Técnicas de negociação, processos e seus componentes

Se determinada empresa possuir uma estratégia de barganha baseada nas técnicas de negociação, a chance de êxito em futuras negociações é absolutamente maior do que se tal empresa não possuísse tal estratégia de negociação, tal maneira inteligente de negociar leva o cliente a ter confiança e dá credibilidade a empresa, levando a mesma ao êxito. 
         As técnicas de negociação constituem um processo que visa o êxito em uma efetiva negociação, tais técnicas são aplicadas de maneira que tem como objetivo levar determinado cliente ao Sim; à concretização da negociação; o sucesso da barganha. 
Estas técnicas baseiam se em capacidade de relacionar-se, capacidade de persuasão, argumentação e principalmente a capacidade de conduzir tal negociação ao sucesso. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (175 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com