TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Negociação

Por:   •  4/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

O processo de negociação

Negociação, é um processo de comunicação que envolve interesses iguais ou diferentes, e que se sentam para confrontar e discutir propostas explicitas de modo a tentar conseguir um acordo.

O processo de negociação pode ser definido a partir da analise de objetos que compõe a esse sistema, Schoderbek e kefelas conceituam objetos desse mesmo sistema assim como o seus elementos. Nesse sistema as partes são subdividas em: entradas, que é a forca inicial que fornece ao sistema necessidade operacional transformando a em saída que são os resultados das operações

Para buscar uma completa definição do que seja negociação fizeram uma pesquisa entre vários autores e de acordo com a pesquisa cada um tem sua própria opinião e aspecto sobre esse assunto

Alguns ressaltam a importância da informação do tempo e do poder; outros acreditam na importância da comunicação e outros ainda comentaram sobre a  busca pelo acordo e a procura por relações e por fim uns ressaltam o tema a solução de conflitos.

A negociação, portanto pode ser concluída como a soma de todas essas opiniões, pois, dependendo do tipo de negociação e o ambiente todos estão certos, vale a pena relembrar que é para grande importância para um bom negociador conhecer todos os elementos e saber lidar com os mesmos, e com isso surge a grande vantagem de conseguir analisar uma negociação e identificar todos as prováveis elementos que gerariam uma negociação ganha

Podemos então concluir que a negociação ideal pode ser definida como um processo que envolve duas partes utilizando o tempo o poder pelo acordo que busca satisfazer às necessidades de ambas as partes.

Dessa forma podemos estabelecer os objetos que compõe esse sistema os separando em entradas que seria a comunicação o começo da negociação as informações e a saídas que seria o resultado final da negociação o produto o acordo e a solução do conflito.

As entradas podem ser encontradas com diversos termos:

Diferenças individuais: é a característica de cada negociador a forma com que ele se porta seja com vestimenta ou com a forma que ele fala. Trata se de sua própria característica.

Valores pessoais: são as características internas do negociador, que envolve a sua criação a sua cultura, religião etc.

Interesses comuns: são os interesses semelhantes entre os negociadores ( interesses iguais ou compatíveis entre si)

Relacionamento humano: esta sempre presente em uma negociação pois os negociadores só conseguirão resultados  no processo caso troque informações opiniões e interesses

Participação no processo: Trata se da participação efetiva dos negociadores durante a negociação

 O processo de negociação traz consigo uma visão de ganha-ganha e isto é, em uma negociação bem sucedida todos os lados ganham saindo satisfeitos.

Em um processo de negociação existem alguns tipos de erros que devemos evitar e que geralmente cometemos.

- Negociar com pessoas erradas

- Insistir numa posição

- Perder o controle da negociação

- Sentir-se imponente perante aos argumentos do outro negociante, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com