TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de fusão Sadia Perdigão.

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  913 Visualizações

Página 1 de 2

Processo de Fusão entre Sadia e Perdigão.

      Em 2008 a Sadia viveu sua pior crise financeira. Isto porque, a companhia havia investido na compra de derivativos cambiais para proteger suas exportações da desvalorização do dólar. Porém, o dólar se valorizou e com isso a Sadia perdeu muito dinheiro, registrando um prejuízo de 2,5 bilhões de reais.

      Com a companhia quebrada, a união com outra empresa seria uma ótima solução para a Sadia não afundar ainda mais. E então surge a Perdigão, que na época era a principal concorrente da Sadia.

      Assim, a Perdigão e a Sadia se uniram e se tornaram a Brasil Foods, com a intenção de ampliar mercados, já que após uma pesquisa, viram que não haveria concorrência entre produtos e também não seria caracterizado como monopólio.

      Dificuldades foram enfrentadas pela empresa durante esse processo de mudança, sendo elas, o choque entre as culturas corporativas, as divergências e incompatibilidades entre estilos de gestão, dificuldades de adaptação à nova cultura desta nova corporação e a ansiedade e insegurança dos colaboradores sobre seu futuro na organização.

      Contudo, abordagens utilizadas para superação destas dificuldades, entre elas, buscar informações sobre a empresa e os gestores que estão chegando para ajudar manter-se estável durante o processo de transição. Interagir com os líderes para entender o que está sendo esperado pela nova organização, certificar de que o líder está preparado para gerir as equipes no processo de mudança, sendo um elo entre o responsável pelo processo de adaptação e a equipe, Saber informar com coerência e transparência para que os rumores de dentro da empresa não provoquem a pressão nos colaboradores, trazendo a desconfiança na equipe.

      Concluímos que a BRASIL FOODS (Futura BRF) nasceu da união entre duas grandes empresas da área alimentícia nacional (SADIA S.A. e PERDIGÃO S.A.), e também vemos que a nova união é de grande participação no mercado de alimentos brasileiro. Porém, devemos ressaltar, que mesmo assim a mesma não tem o poder absoluto no mercado, tendo em vista concorrentes multinacionais. Como toda empresa ela também passou por mudanças organizacionais durante seu processo de transição.
     Mesmo assim, a BRASIL FOODS se tornou uma das maiores transportadoras do país além de grande investidora e compradora de empresas estrangeiras, assim aumentando seu “Poder de Fogo” no comercio nacional e internacional, além de aquecer esse mercado que não para de crescer no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com