TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos

Por:   •  21/9/2016  •  Monografia  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE DA CIDADE DE MACEIO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Gestão das operações Produtivas

MACEIÓ-AL

Laodicéia dos Santos-01690002627

Resumo: Melhoramento Produtivo, ISO 9000-Sistema da Qualidade, Seis sigma[pic 2]


Melhoramento Produtivo

De acordo com o dicionário melhoramento significa ação de melhorar, melhora, mudança, transformação para melhor, adiantamento, aumento, progresso, ou seja, quando uma organização passa por determinada mudança acarretara na sua evolução fazendo com que a mesma permaneça no mercado competitivo.

Dentro do tema abordado foram apontados dois tipos de melhoramento, o melhoramento revolucionário e o melhoramento contínuo. O melhoramento revolucionário é baseado em inovação e em grandes mudanças na forma como a organização trabalha.

Segundo a afirmação de IMAI o processo de melhoramento revolucionário acontece de tempos em tempos e sua tática ocasiona a melhoria em uma progressão de escada. Em resumo esse tipo de melhoramento prisma pelas soluções criativas, pensamento livre e de iniciativa individual, não tem limitação do que é possível. A melhoria revolucionária veio para sairmos do passado e vivermos em tempo real adequando as pessoas aos processos.

Já o melhoramento contínuo é uma melhoria constante, não ocorre de tempos em tempos, é um aperfeiçoamento de aprendizagem ao qual há o envolvimento de todos, é uma operação a ser questionada, para que se possa melhorar sempre, não necessariamente a mesmice, mas a busca de uma aprendizagem reciclável ao qual esteja em constante mutação. Como Moraes, Silva, Turrioni aponta que o melhoramento contínuo deve refletir todos os aspectos como na produtividade e qualidade com mínimo de investimento possível, onde há o envolvimento de todas as pessoas da organização com foco de buscar, de forma sistemática e constante, o aperfeiçoamento dos processos e produtos.

A Qualidade Total representa a busca da satisfação não só dos clientes, mas de todos os stakholders juntamente com a excelência da organização, é um meio para atingir os objetivos e resultados desejados, para tanto Chiavenato mostra que esse envolvimento seja desde o pessoal do escritório e do chão de fabrica ate a alta cúpula em um envolvimento total.

Existem métodos simples e de fácil absorção para serem desenvolvidos com base no objetivo da Qualidade Total, entre eles foi destacado o ciclo PDCA, que significa planejar, fazer, verificar e agir, esse ciclo se inicia na letra P e termina na letra A, todas as vezes que esse ciclo fechar será notório que alguma melhoria nos processos aconteceu; mas vale lembrar se em determinado momento um desses passos não obtiveram êxito o processo reinicia.  

Iso 9000

A ISO é uma sigla para Organização Internacional para Padronização, é uma entidade de padronização e normatização para as organizações independente de seu porte.

A ISO 9000 é uma ferramenta com o objetivo de orientar a implantação de sistema de qualidades nas organizações, visando um aprimoramento em todos os processos envolvidos, ou seja, garantir a qualidade destinada a algum produt        o.

Mello ET AL define que o principio da gestão da qualidade é uma crença ou regra fundamental e abrangente para conduzir e operar uma organização, visando melhorar continuamente seu desempenho em longo prazo, pela focalização nos clientes e, ao mesmo tempo, encaminhando as necessidades de todas as partes interessadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com