TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 5

Indicadores de desempenho

1) Produtividade

A produtividade é uma medida básica do desempenho para as empresas. Produtividade é o valor dos resultados (serviços e produtos) produzidos dividido pelo valor dos insumos (salários, custo de equipamentos etc.) usados. A eficiência com a qual as entradas são transformadas em produtos finais é uma medida da produtividade do processo (KRAJEWSKI et al., 2005).

PRODUTIVIDADE =         Produtos e serviços (saídas)

                                       ______________________________
                                                      Recursos utilizados (entradas)

Tipos de produtividade

Conforme os exemplos citados, é possível classificar os tipos de produtividade em:

  • Produtividade parcial, que considera um só insumo
  • Produtividade global, em que dois ou mais insumos entram no denominador.

 Qualidade

A qualidade de um processo é medida por meio da taxa de defeito dos produtos fabricados.

Flexibilidade

A vantagem competitiva para muitas empresas está associada à sua capacidade de produzir produtos personalizados e atender às necessidades individuais de clientes.

Confiabilidade

"Fazer pontualmente" trata-se do cumprimento daquilo que foi prometido ao cliente. 

Conceito de gestão da qualidade total

Conforme Slack (2009), o TQM, portanto, é uma filosofia, uma forma de pensar e trabalhar, que se preocupa com o atendimento das necessidades e das expectativas dos consumidores. O TQM busca mover o foco da qualidade como uma atividade
operacional para um modo de agir e pensar que deve ser compartilhado por todos em uma organização, do presidente ao operário de chão de fábrica.

Lista de verificação

A coleta de dados por meio de uma lista de verificação muitas vezes é o primeiro passo na análise dos problemas de qualidade. Lista de verificação é um formulário usado para registrar a frequência da ocorrência de certas características de produto ou serviço relacionado à qualidade. 

Estratificação

Estratificação origina-se do latim “stratum”, que significa “camada”. Tem o significado de classificar um conjunto de dados em grupos, baseando-se em características similares.

Histogramas e gráficos de barras

Os dados de uma lista de verificação muitas vezes podem ser apresentados de maneira mais clara por meio de histogramas ou gráficos de barras. Um histograma é um resumo de dados medidos em escala contínua mostrando a distribuição da frequência de algumas características da qualidade (em termos estatísticos).

Diagramas de dispersão

Os gestores algumas vezes suspeitam, mas não tem certeza, de que certo fator está causando um problema de qualidade específico. Um diagrama de dispersão é um gráfico de duas variáveis que indica se elas estão relacionadas. Pode ser utilizado para constatar ou negar uma suspeita. Cada ponto no diagrama de dispersão representa a observação de um dado (RITZMAN; KRAJEWSKI, 2005).

CAUSA E EFEITO

O diagrama de causa e efeito é também conhecido como diagrama espinha de peixe ou de Ishikawa. Kaoru Ishikawa foi um dos pioneiros nas atividades de controle de qualidade no Japão. Em 1943, criou esse diagrama que consiste de uma técnica visual que interliga os resultados (efeitos) com os fatores (causas).

Fluxograma

O fluxograma é uma maneira Representação gráfica que apresenta a seqüência de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou unidades organizacionais envolvidos no processo (CURY, 2005).

CEP

As cartas de Controle Estatístico de Processo (CEP) são uma versão especializada das cartas de controle que incorporam a estatística, apresentando a média e as medidas de variação de um processo. Mais para a frente falaremos detalhadamente sobre CEP.

GUT

GUT significa gravidade, urgência e tendência. São parâmetros tomados para se estabelecer prioridades na eliminação de problemas, especialmente se forem vários e relacionados entre si. 

Normas ISO: série 9000; 14000; 16000

 um conjunto de padrões mundiais que estabelece exigências para todos os campos técnicos.

ISO 9000

Dentre as normas ISO para os diversos campos técnicos, a série ISO 9000 compreende a família de normas sobre os sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas. 

Vantagens

  • Muitas operações se beneficiam da útil disciplina de seguirem procedimentos “sensatos”.
  • Muitas operações são beneficiadas em termos de redução de erros, reclamações de consumidores e pela diminuição dos custos de qualidade.

Desvantagens

  • A ênfase em padrões e procedimentos encoraja a “administração por manual” e a tomada de decisões excessivamente sistematizadas.
  • Nem sempre é fácil escolher qual das séries de padrões ISO 9000 aplicar.
  • Os padrões são mais destinados aos setores industriais de engenharia, e alguns termos usados não são familiares a outros setores.

ISO 14000 e ISO 16000

ISO 14000

Os padrões de documentação ISO 14000 formulam um sistema de gerenciamento ambiental. Suas normas exigem das empresas o rastreamento de suas matérias-primas e da geração, do tratamento e da eliminação de resíduos nocivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com