TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de gestão

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.146 Palavras (9 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................9

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................10



  1. INTRODUÇÃO

Os dias atuais da economia no Brasil não tem sido os melhores desde o início do ano, o mercado de trabalho teve uma queda significante diante da crise instalada nas empresas, com uma gestão má no governo e sem expectativas de melhoria as empresas têm decidido diminuir o seu quadro de funcionários e enxugar de forma rigorosa seus gastos. O índice de demissões é o maior desde 2010 segundo o IBGE e os trabalhadores estão tendo que  se preocupar em manter o emprego atual e até procurar novos empregos agora com salários menores, já que a demanda de profissionais capacitados está maior que a demanda de vagas ofertadas no mercado.

Para isso esses profissionais tem se tornado mais flexíveis e aceitado salários menores aos que eram pagos. As empresas tem aproveitado esse momento do mercado para enxugar suas equipes, tirando profissionais que recebiam salários altos para desempenhar determinada função e contratando profissionais que fazem o mesmo serviço e ainda algo mais por um salário menor.

Isto tem causado uma grande mudança nos profissionais que antes se especializavam e eram bons em apenas uma função e agora são totalmente flexíveis e se adaptam a qualquer ambiente, são profissionais multifuncionais com habilidades e competências empreendedoras que tem ajudado as empresas a saírem de determinadas situações de risco.


2.DESENVOLVIMENTO

O mercado de trabalho mudou e aqueles profissionais que trabalhavam em áreas operacionais e até mesmo na alta gestão das empresas precisam se tornar flexíveis e resilientes para manter seu atual emprego. Coma demanda alta de profissionais capacitados e a oferta menor de vagas nas empresas, aqueles que já trabalham nas empresas tem que concordar com tarefas a mais que lhes são impostas e se adaptar a um novo ritmo de trabalho para não perder seu emprego e aqueles que estão em busca de uma vaga no mercado precisam se tornar atrativos para as organizações e aceitar salários menores para sua área de atuação.

O recrutamento de pessoal busca candidatos com o perfil esperado pela empresa para ocupar vagas na organização, sendo uma atividade de responsabilidade do setor de Recursos Humanos que tem por finalidade a captação de recursos humanos interna e externamente à organização, objetivando minuciar o subsistema de seleção de pessoal no atendimento aos clientes internos da empresa. Os tipos de recrutamento mais utilizados são o recrutamento interno que busca profissionais dentro da própria empresa, recrutamento externo que busca profissionais fora da empresa e o recrutamento por competências que busca os candidatos que tem as competências e o perfil necessário para a vaga disponibilizada pela empresa. Com o atual cenário do mercado de trabalho a postura dos candidatos a vagas de empresa deve diferente.  Buscar emprego é uma questão de estratégia e exige o planejamento dos canais e recursos disponíveis, atualmente, uma das ferramentas mais poderosas e abrangentes que temos para buscar oportunidades é a internet. Os candidatos tem usado muito essa ferramenta que tem se mostrado bastante eficiente e as empresas também se utilizado da internet para atrair profissionais que se adequem a suas exigências, a busca por oportunidades de trabalho tem início no momento em que se está disponível no mercado de trabalho, onde o profissional que foi demitido ou está se sentindo ameaçado no atual emprego procuram outras empresas e estas por sua vez oferecem as vagas com salários menores do que eram ofertados há 3 anos atrás, já que a demanda de profissionais bem preparados hoje é maior do que a quantidade de vagas ofertadas pelas empresas. A elaboração de um currículo adequado, demonstrando as principais habilidades, conquistas e experiências pode abrir as portas para oportunidades no mercado de trabalho, esse é um diferencial para se destacar em meio a tantas pessoas a procura de emprego.

Com o mercado de trabalho em situação de procura, as empresa normalmente preferem o recrutamento externo que é a forma de divulgação de uma vaga fora da empresa, para atrair candidatos externos. Este tipo de recrutamento Introduz sangue novo na organização: talentos, habilidades e expectativas; Enriquece o patrimônio humano pelo aporte de novos talentos e habilidades; Aumenta o capital intelectual ao incluir novos conhecimentos e destrezas; Renova a cultura organizacional e a enriquece com novas aspirações; Incentiva a interação da organização com o RH; Indicado para enriquecer mais intensa e rapidamente o capital intelectual.  

Além do recrutamento externo as empresas também utilizam o recrutamento on line que possibilita empresas a manter o banco de dados de currículos sempre atualizado, também não precisam se preocupar em gerenciar todo o processo, já que pagam para uma empresa terceirizada fazer esse serviço. Elas podem também ter a possibilidade de conseguir ótimos candidatos de diversos lugares e culturas diferentes. Uma desvantagem é que esse processo pode ser um pouco mais demorado. O que é válido nesse tipo de recrutamento, é que empresas e candidatos acabam se aproximando. O recrutamento on line também possibilita ao candidato que ele procure vagas de acordo com seu perfil, sem precisar fazer grandes esforços, basta escolher a vaga que mais combina com seu perfil, enviar um currículo e aguardar o resultado. O recrutamento on-line abre muitas portas para candidatos que nem sempre moram na mesma cidade ou no mesmo estado onde a empresa se localiza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (148.5 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com