TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer

Por:   •  13/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO ALVORADA – RS

Aline Pianetti de Brum RA 5654134737

Fabiana Saldibia Pereira RA 2724237578

Fernanda Barbosa da Rosa RA 4006331252

Tatiane Moscon Ferreira RA 2907284056

PROJETO INTERDISCIPINAR APLICADO AOS

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

PROINTER I – RELATÓRIO PARCIAL

TUTORA EAD LARISSA SERVANTES QUEIROZ

TUTORA PRESENCIAL SILVIA SARMENTO DE OLIVEIRA

ALVORADA – RS

MAIO/2016

PROJETO INTERDISCIPINAR APLICADO AOS

 CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

PROINTER I – RELATÓRIO PARCIAL

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos superiores de tecnologia – PROINTER I DA Universidade/Faculdade Anhanguera sob a orientação da professora tutora EAD Larissa Servantes Queiroz

ALVORADA – RS

MAIO/2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. OBSERVAÇÕES        4

3. ANÁLISE SWOT        5

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7

6. ENTREVISTA COM EMPREENDEDOR        8

   

   

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo colocar em prática o conhecimento adquirido nas disciplinas cursadas. Com esta finalidade, foi realizada uma entrevista ao qual o empreendedor, relata sua trajetória desde as dificuldades até os dias atuais e como tornou sua empresa estruturada e rentável.

OBSERVAÇÕES

Através da entrevista com o empreendedor Luciano Nunes Rocha o grupo pode analisar o perfil de um empreendimento que surgiu por uma oportunidade deixada pelo seu pai, que de acordo com SCHUMPETER podemos citar, "O empreendimento é mais conhecido como aquele que cria novos negócios, mas pode também inovar dentro de empresas já constituídas", e foi o que ele e o sócio fizeram.

O empreendedor teve seu desenvolvimento pessoal e profissional, através de sua formação acadêmica, experiências profissionais, implementação de ideias com uma liderança amigável e aberta, unindo a teoria com a prática. "Teoria boa é uma teoria útil" (ALFRED NORTH WHIREHEAD).

Sua empresa preza a qualidade e transparência, mantendo a conduta da ética do bom relacionamento e negociações, DORNELAS diz "Em um processo de negociação, é necessário estabelecer um relacionamento duradouro entre os agentes envolvidos, por meio da credibilidade, confiança e honestidade nos negócios".  O empreendedor reconhece que necessita aprimorar seus métodos de controle, de planos estratégicos e de negócio, reconhece a importância de ter uma ferramenta que ajude a melhorar o negócio, se viram em tal necessidade quando houve o crescimento da matriz e a abertura da primeira filial, compartilhou que há pontos a serem melhorados para garantir o bom funcionamento da empresa e o bem estar dos seus colaboradores. “O que o empreendedor deve entender é que, dependendo do seu objetivo, há um “plano” de negócio mais adequado” (MARCELO NAKAGAWA).

Sua organização tornou-se um empreendimento inovador de fácil trabalho, que superou crises econômicas e financeiras, mas através de planos estratégicos e análise interna (força e fraqueza) e externa (oportunidades e ameaças) se manteve no mercado, sendo hoje uma empresa bem estruturada, DORNELAS afirma "Se o empreendedor não conhece os riscos que envolvem seu negócio é sinal que não está totalmente preparado para as adversidades futuras".

ANÁLISE SWOT

FORÇAS

FRAQUEZAS

I

 

 

N

SÓLIDA

FALTA DE EQUIPAMENTOS

T

SÉRIA

QUALIFICAÇÃO

E

ÉTICA

PROBLEMAS OPERACIONAIS INTERNOS

R

FLEXIBILIDADE

LOCALIZAÇÃO

N

 

 

A

 

 

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

E

 

 

X

ABERTURA DE FILIAL

CRISE FINANCEIRA

T

NOVAS TECNOLOGIAS

CONCORRÊNCIA

E

NOVOS MÉTODOS DE DISTRIBUIÇÃO

CRISE INTERNA (SÓCIOS)

R

NOVOS CLIENTES

FALTA DE CAPITAL

N

 

 

A

 

 

A empresa deve identificar as oportunidades do ambiente de negócio, os fatores que realmente são importantes e que poderão influenciar no processo de crescimento e desenvolvimento da organização.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluímos que mesmo passando por uma crise financeira e econômica a empresa conseguiu vencer as dificuldades e hoje mantém um empreendimento sólido e lucrativo, mas reconhece que há necessidade de melhoria em alguns departamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com