TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer 3

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.012 Palavras (13 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 13

PROINTER III[pic 1]

RELATÓRIO FINAL

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

        NOME        RA

        Jesiel Oliveira da Costa        8739110873

        Leandro Vieira Francisco        9904005465

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos

Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de

Recursos Humanos (PROINTER III)

Tutor(a) Presencial: Anivelte Siqueira

SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO          03

2. APLICABILIDADE DO SETOR DE RH/DP NA TECNOGEEK          04

3. SOLUÇÕES PARA O RELATÓRIO DE NECESSIDADES         04

3.1. SALÁRIO E FALTA DE SUBSÍDIOS PARA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL          04

3.2. FALTA DE RECONHECIMENTO PROFISSIONAL E INCOMPATIBILIDADE DE IDÉIAS COM RELAÇÃO À GESTÃO DA EMPRESA          05

3.3. NECESSIDADE DE PLANO DE SAÚDE          08

3.4. INCOMPATIBILIDADE DE HORÁRIO PARA ESTUDANTES          08

4. PROCESSOS DE ADMISSÃO E DEMISSÃO NAS ORGANIZAÇÕES          09

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS          11

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS          11


  1. INTRODUÇÃO

        O PROINTER tem como objetivo a realização de atividades com a busca da interação entre teoria e prática, com a exposição de ideias e pontos de vista assimilados durante o estudo das disciplinas norteadoras aplicadas neste 1º semestre.

A capacidade pessoal de mobilidade e articulação para colocar em prática conhecimentos, habilidades, atitudes e valores serão necessários e relevantes para o eficaz e eficiente desempenho das atividades profissionais idealizadas neste PROINTER, pois nos tempos atuais, as organizações estão ampliando a sua visão e a atuação estratégica

Todo processo de produção somente se realiza com a participação de todos os funcionários da empresa, cada qual contribuindo com algum recurso. De acordo com a proposta do PROINTER III, criaremos uma empresa fictícia atuante na área de serviços e comércio de produtos eletrônicos, onde incluiremos as atividades solicitadas como objetivo deste trabalho.

  1. APLICABILIDADE DO SETOR DE RH/DP NA TECNOGEEK

O Setor de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal é tão responsável pelos resultados do negócio quanto os profissionais das demais áreas da empresa. Para tanto, há a necessidade da aplicação de ações estratégicas. Ser RH estratégico significa pôr em prática ações compatíveis com o que prega: o discurso e a prática devem ser iguais.

A contribuição deste setor para a empresa está ligada diretamente aos resultados do negócio, pois com planejamento, desenvolvimento de ações e predição para as situações atípica, provam as contribuições para os resultados. Para a sobrevivência de um negócio, é necessário estabelecer estratégias de gestão de pessoas para o amanhã: estratégias suportadas por métricas que garantam a análise do efeito e o acompanhamento das ações que forem implantadas.

  1. SOLUÇÕES PARA O RELATÓRIO DE NECESSIDADES

        

Conforme exposto no Relatório de Necessidades, o Setor de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, supervisionada pela Diretoria Executiva, será responsável pela definição das metas e aplicação de sugestões que satisfaçam as necessidades da empresa e dos funcionários. As principais questões serão abordadas conforme os seguintes tópicos:

  1. SALÁRIO E FALTA DE SUBSÍDIOS PARA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Para a questão da política de remuneração dos funcionários, não haverá alteração na tabela estabelecida pelos sindicatos classistas. Porém, iremos compor o salário do funcionário com benefícios diretos e indiretos. Á princípio será implantado um sistema de metas semestrais com a adoção do Programa de Participação de Lucros e Resultados (Lei 10.101/2000), que será estudado pela Diretoria Executiva da empresa. Costa (1997) salienta que é “imprescindível estabelecer a existência de lucro como condicionante financeira para a distribuição da quantia aos profissionais caso atinjam as metas”.

Vejamos alguns argumentos e motivos para a implantação da PLR na empresa:

  • Incentivo de colaboradores a comprometer-se cada vez mais com os objetivos da empresa;
  • Gerar melhores resultados através de parcerias entre empresa e funcionário;
  • Recompensa os colaboradores pela superação e performance aplicada na busca dos resultados organizacionais;
  • É isento de tributação (FGTS, INSS e IR - a isenção do IR é para valores recebidos à título de PLR até R$ 6.270,00, a partir deste valor é tributado com base na tabela constante do Anexo da Lei 10.101/2000).

Cabe ressaltar que não há regras para definição do valor da PLR e que, para esse cálculo, podem ser considerados os índices de produtividade e lucratividade da empresa, assim como um programa de metas e prazos. Nenhum direito do trabalhador será perdido, ou seja, quanto maior sua produção, maior será o valor recebido através da PLR. Porém, caso as metas não sejam atingidas, o pagamento não lhe é assegurado. Esta também é uma saída para o absenteísmo, pois a assiduidade e a produção dos funcionários contam diretamente para o recebimento da PLR. É importante que as informações sobre desempenho e metas da empresa sejam discutidas e repassadas para todos os funcionários mensalmente.

  1. FALTA DE RECONHECIMENTO PROFISSIONAL E INCOMPATIBILIDADE DE IDÉIAS COM RELAÇÃO À GESTÃO DA EMPRESA

Sabemos que a empresa não é composta unicamente por sua diretoria. A chave principal para a prosperidade está em uma boa relação entre todos os níveis operacionais da empresa. É importante que haja um ambiente agradável no ambiente de trabalho e que o funcionário esteja feliz com seu trabalho, pois isto terá como consequência a dedicação e fidelidade do mesmo para a empresa. Conforme as aplicações técnicas do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), serão aplicados programas para treinamento e aprimoramento do efetivo da empresa que atenderão aos anseios dos funcionários que expõem insatisfação com a falta de reconhecimento profissional e a incompatibilidade com relação às ideias da empresa. Seguem os programas propostos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (186 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com