TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer

Por:   •  1/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.010 Palavras (17 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 17

TRABALHANDO COM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NA EMPRESA GANG COMÉRCIO DO VESTUÁRIO LTDA

                                       

                                                                                                                             Mayara Amândia Oliveira[1]

Naima Maricler Backes[2]

Tiago Riboli Baseggio[3]

RESUMO: O presente trabalho apresenta os benefícios que o Treinamento e Desenvolvimento oferecem a empresa Gang Comércio do Vestuário LTDA com filiais na cidade de Passo Fundo/RS. As organizações que estão investindo em Treinamento e Desenvolvimento veem aumentando significativamente nos últimos anos e criando perspectivas para o seu crescimento. Muitas dessas empresas são de pequeno e médio porte, e representam uma postura inovadora nesses tempos em que tamanho e faturamento já não são justificativas para os investimentos ou a falta deles no treinamento e desenvolvimento das pessoas.

        O Treinamento e Desenvolvimento dentro das empresas têm como finalidade principal promover aos funcionários conhecimentos mais amplos e abrangentes, visando à melhora de suas atitudes e competências para que consigam desempenhar de maneira mais satisfatória as atribuições do cargo que desempenham. Mantendo-os assim sempre atualizados, com as constantes mudanças que ocorrem na parte técnica do trabalho que desempenham.

        
PALAVRAS-CHAVE: Treinamento, Desenvolvimento, Objetivo, Sucesso, Benefícios e Crescimento.

ABSTRACT: This paper presents the benefits that the Training and Development offers enterprise Gang Clothing Trade Ltd. With branches in the city of Passo Fundo/RS. Those organizations that are investing in training and development have increased significantly in recent year and prospects for creating growth. Many these companies are small and medium-sized, and represent an innovative approach in such times that size and revenues are no longer justifications for investment or lack of training and development of people.

        The Training and Development within companies, whose main purpose is to promote employees broader and comprehensive knowledge in order to improve their attitudes and skills so they can perform more satisfactorily the duties of the position they play. Thus keeping them always updated with the constant changes that occur in the technical part of the work they perform.

                                         

KEYWORDS: Training, Development, Purpose, Success, Benefits and Growth.

  1. INTRODUÇÃO

            O Treinamento e Desenvolvimento de uma empresa tornaram-se uma tendência irreversível no Brasil, principalmente por que aqui o numero de trabalhadores com alguma formação educacional superior ao de segundo grau é bem reduzida. A expansão do processo de investimento em formação e capacitação é um inquestionável indicador de oportunidades para os profissionais de Treinamento contribuir com suas organizações, em uma relação mais responsável, mais pragmática e de atendimento objetivo das necessidades de competitividade da empresa.

        Na atual empresa onde foi realizado o estudo, já foram aplicadas diversas formas de treinamento, desde a teoria até a pratica efetiva, onde o funcionário se adapta e se familiariza com a empresa, obedecendo a normas e os padrões internos da mesma.        
        Treinamento e Desenvolvimento auxiliam nas estratégias das organizações, pois lida diretamente com o alcance dos objetivos, treina os colaboradores da organização nos requisitos necessários a fim de competir num mercado altamente concorrente, desenvolve competências, os objetivos e as metas da organização, entre outros.

        O estudo será realizado na empresa Gang Comércio do Vestuário LTDA e será focado no Treinamento e Desenvolvimento de seus colaboradores. O processo de Treinamento e Desenvolvimento com foco em promover o enriquecimento das habilidades de cada individuo dentro da empresa, direcionado para o aumento do grau de eficiência desempenhada em uma tarefa especifica ou em um grupo delas. Gerando consequentemente o aumento de habilidades e competências intelectuais ou técnicas dos funcionários.

O individuo é a parte fundamental e insubstituível no processo de mudança e desenvolvimento de uma empresa. O investimento nas pessoas é a possibilidade das organizações progredirem, com trabalhadores mais capacitados abrangendo maiores chances do individuo ter qualidade de vida.

O objetivo geral de treinamento é fazer com que os funcionários acompanhem as mudanças rápidas da organização, e se adaptem a elas. O sucesso de uma empresa está nas mãos de um funcionário criativo e desenvolvido, que sabe atuar em qualquer situação.

  1. REVISÃO DE LITERATURA

  1. TRABALHANDO COM TREINAMENTO

        O processo de treinamento é contínuo e composto por quatro etapas: diagnóstico, projeto, implantação e avaliação. O diagnóstico é o levantamento das necessidades de treinamento que a organização apresenta. O projeto consiste no planejamento das ações de treinamento e deve ser objetivo e específico. A implantação refere-se à execução e condução de um programa de desenvolvimento. E, por fim, a avaliação é a verificação, na prática, dos resultados obtidos com o treinamento.

        Chiavenato (2010, p. 367) aborda que “O treinamento é o processo sistemático que envolve uma mudança de habilidades, conhecimento, atitudes ou comportamento dos empregados, estimulando-os a serem mais produtivos na direção do         alcance dos objetivos organizacionais”.

        Por outro lado, Marras (2009, p. 145) diz que “treinamento é um processo de assimilação cultural em curto prazo que recicla esses conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho”. Ainda sobre a mesma questão, defende que,

Treinamento, como qualquer processo educacional, é resultado de um processo de aquisição de conhecimento com um consequente desenvolvimento, por parte do indivíduo, das tais atitudes e habilidades, a fim de se comportar em determinado papel ou situação.

        Em seu livro, Chiavenato (2010, p. 373) ressalta que:

As necessidades de treinamento são carências de preparo profissional das pessoas. A necessidade de treinamento é uma área de informação ou de habilidade que um indivíduo ou grupo precisa desenvolver para melhorar ou aumentar a sua eficiência, eficácia e produtividade no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (190.8 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com