TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer

Por:   •  20/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  6.596 Palavras (27 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

ANHANGUERA UNIDERP

CURSO SUPERIOR EM LOGISTICA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM II

COLOCAR O NOME DO PROFESSOR PRESENCIAL

NOMES E RAS

CORUMBÁ-MS

2013

[pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

ANHANGUERA UNIDERP

CURSO SUPERIOR EM LOGISTICA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTO APRENDIZAGEM II

COLOCAR O NOME DO PROF° AQUI TBM

NOMES E RAS

CORUMBÁ-MS

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO______________________________03

CONTEXTUALIZAÇÃO PESQUISADA _______04

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA______________14

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS__25

CONSIDERAÇÕES FINAIS __________________29

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS _________30

INTRODUÇÃO 

Analisando as tendências de mercado atuais em que as empresas buscam constantemente melhorias em seus processos para viabilizar suas atividades através da redução de custos e do atendimento satisfatório aos seus clientes, buscando participar cada vez mais no mercado competitivo surge e necessidade de buscar alternativas para esta abordagem. A logística é hoje uma das áreas que as empresas utilizando para criar estes diferenciais competitivos. 
Mediante a estes aspectos, o trabalho vai demonstrar através de dados coletados de uma empresa do setor alimentício, a Fugini Alimentos, e também por meio de uma fundamentação teórica, a importância do sistema logístico baseado na administração de materiais; operações de terminais e armazéns; transportes, distribuição e seguros; logística internacional e qualidade de em sistemas logísticos. Este trabalho apresenta a seguinte estrutura: no Capítulo 1 é apresentando os objetivos da pesquisa, a metodologia de trabalho e dados da empresa estudada, sobre o ponto de vista citado acima, ligando os dados históricos da empresa com as abordagens estudadas. 
O Capítulo 2 trata-se de uma fundamentação teórica sobre as disciplinas relevantes para o trabalho, que servirá de base para a ligação entre teoria e prática e teoria para possíveis sugestões de melhoria apresentadas no Capítulo 3. Finalizando o trabalho, o Capítulo 4 apresenta as considerações finais mediante o estudo teórico e prático realizado ao longo do trabalho. 

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

  1. Objetivos

Considerando o processo de logística importante para o desenvolvimento de uma empresa, tanto em cenário nacional, como global, visto a necessidade cada vez maior de expandir o campo de atuação das empresas, entende-se a necessidade de um desenvolvimento de uma análise crítica da cadeia logística de uma empresa a fim de encontrar melhorias e oportunidades para seu crescimento. Essa análise crítica vai desde a observação prática de como está à empresa até o embasamento teórico sobre pesquisadores do assunto. Mediante esta necessidade de unir o conhecimento teórico de logística, sobretudo, nas áreas de administração de materiais; operações de terminais e armazéns, transportes, distribuição e seguros, logística internacional e qualidade em sistemas logísticos, com a realidade prática das empresas, este trabalho, tem como objetivo demonstrar através do estudo teórico e prático, possíveis melhorias no sistema de exportação de uma empresa do ramo alimentício, visando, sobretudo, melhoria no gerenciamento de movimentação e transportes além de aspectos relacionados à logística internacional, dos produtos da fábrica até a entrega do produto no navio, meio de transporte utilizado para a exportação. 

1.2. Método de pesquisa

Este trabalho será elaborado mediante duas fontes claras de informações. A primeira trata-se da coleta de dados da empresa (realidade prática), onde através de um questionário levantaram-se informações relevantes para embasar o início dos estudos. Este questionário permitiu entender o funcionamento da empresa, bem como qual é a sua abordagem atual mediante operações logísticas praticadas. Estas informações serão utilizadas ao longo do trabalho para entender o processo logístico da empresa. Dando maior sustentabilidade às informações práticas levantadas na empresa, outra fonte de informações será a fundamentação teórica embasadas em pesquisa bibliográfica de autores que tem obras ligadas aos assuntos discutidos ao longo deste trabalho.

1.3 Dados da empresa

 De acordo com dados divulgados pelo site da empresa (www.fugini.com.br), a Fugini Alimentos é uma empresa fundada no município de Monte Alto/SP em 1996, cuja razão social era Indústria Alimentícia Fugita.

 Uma das estratégias que permitiu o seu foi se tornar fornecedora da marca CICA, marca esta bem consolidada no mercado, em 1998. Dando seqüência as estratégias da empresa, em 2003 a Indústria Alimentícia Fugita lançou no mercado a marca FUGINI. Neste mesmo período, a empresa licenciou a marca CICA para o segmento de doces, geléias e frutas em caldas e adquiriu a marca AMENDOCREM, obtendo assim outra marca de importante valor, sobretudo no cenário nacional. 
Posteriormente as aquisições e licenciamentos, a empresa em 2004 passou a se chamar FUGINI ALIMENTOS LTDA. Esta é a razão social que está presente hoje no mercado.

Durante esses anos de história, a empresa teve um crescente fortalecimento de sua marca, o que permitiu destacar-se entre várias marcas líderes de mercado

É uma empresa com grande mix de produtos e líder no mercado no que diz respeito a molhos de tomate em sachet, cujo market share atinge 26% do segmento.

Outro ponto importante a salientar na apresentação é que a FUGINI, além de atender o mercado interno, ela é um grande exportador de matéria-prima para vários países.

1.3.1. Os produtos

 A empresa tem uma diversidade muito grande de produtos e de embalagens mercado. Considerando as famílias de produtos, podemos destacar os atomatados, molhos, condimentos, pratos prontos, vegetais, goiabadas, doces em massa, frutas em caldas, cremes geléias e a linha amendocrem. Com relação às embalagens ela tem uma linha de produtos voltada para o consumidor final (latas, copos e saches) e uma linha profissional com embalagens de 1 kg ou mais voltada para restaurantes, padarias, pizzarias, lanchonetes etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.9 Kb)   pdf (341.1 Kb)   docx (70 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com