TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 6

Sumario

2 Introdução

2.1 Apresentação

2.2 Recrutamento e Seleção

2.3 Cronograma de EPIs e EPCs

2.4 Saúde e Segurança

2.5 Reinvindicação

2.6 Proposta Final

3. Referencias  

2- Introdução

Com base nas disciplinas norteadoras, Técnicas de Recrutamento e Seleção, Saúde e Segurança do Trabalho e Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas desenvolveremos o trabalho a seguir.

No trabalho a seguir falaremos sobre a importância do processo seletivo, técnicas utilizadas no processo de recrutamento e seleção, saúde e segurança no trabalho, princípios básicos de regras ligadas a acordo e conflitos coletivos a respeito de greves e suas formas de solução.

Devemos apresentar uma proposta a organização, ao sindicato e ao Ministério do Trabalho solucionando a greve está ocorrendo na empresa Lopes & Lopes, devido a um acidente de trabalho com um de seus colaboradores.

2.1 Apresentação

A empresa Lopes & Lopes, que faz parte do segmento de construção civil, foi aprovada no processo de licitação, sendo assim, ficou responsável pela construção de um viaduto no interior do Rio Grande do Sul. O viaduto por sua vez, trará vários benéficos aos habitantes da Martelli Videira, resolvendo o problema do transito no local, gerando várias oportunidades de emprego, pois a construtora tem um prazo para entregar o projeto aos órgãos competentes.

Logo após o acidente a obra foi interrompida por outros trabalhadores, alegando com essa paralisação, melhores condições de trabalho, aumento salarial, equipamentos de proteção, segurança no trabalho, além de mais na contratação de mão de obra, principalmente no cargo de Mestres de Obra pois vários colabores haviam pedido demissão.

Sendo assim elaboraremos uma proposta para solucionar a greve.

 

2.2 Recrutamento e Seleção

Como foi analisado na apresentação acima a um grande desligamento na parte de mão de obra, e no setor de mestres de obras, o que pode ter colaborado para o acidente de uns dos colaboradores, pois ele já havia trabalhado 10h seguidas, para suprir o horário de seus colegas que haviam pedido demissão.

Devido a esse ocorrido, faremos o planejamento para recrutamento e seleção de profissionais, para que o mais breve possível seja preenchido essa brecha deixada pelos colabores.

Para o preenchimento das vagas no setor de Mestres de Obras usaremos a técnica de                     ´´ Recrutamento Interno´´. O processo de recrutamento que usa como fonte o mercado de RH interno, ou seja, funcionário que já estão dentro da empresa. Esse é o segmento mais barato, rápido e seguro trará também como vantagem o desenvolvimento de todos, motivara permanência e a lealdade para com a empresa e gera uma competição sadia entre os funcionários.

A seleção desses funcionários será feita das seguintes formas:

Reavaliando testes realizados com os funcionários quando eles entraram na empresa, avaliaremos o desempenho na função em que ele se encontra, avaliaremos os s resultados obtidos em programas de treinamento e desenvolvimento dos funcionários.

Já para o preenchimento das vagas de mão de obra, usaremos o ´´Recrutamento Externo´´. Que por sua vez é um processo mais demorado, gera mais custos para empresa é menos seguro, porem trará sangue novo para a equipe, teremos novos talentos, enriquece o patrimônio humano e o capital intelectual da empresa.

Num primeiro momento, quando optamos pelo recrutamento externo, temos que fazer propaganda sobre a vaga que está sendo oferecida. Sendo assim faremos alguns anúncios em revistas e jornais, sites especializados, cartazes em locais públicos e agencias de recrutamento.

O anuncio por sua vez será aberto, contendo a seguintes informações:

         

                         Mão de Obra – 15 vagas                                        

Requisitos: agilidade nas tarefas a serem executadas, ser ativo e pontual. Ter conhecimento em Construção Civil com experiência de no mínimo 6 meses. Os interessados devem comparecer com o currículo, terça-feira, a partir das 8:00, na rua Luiz Castelluber n° 223, vila Itapura-Campinas/SP.                  

Feito isso, faremos a seleção dos candidatos, aplicando testes, logo após faremos a entrevista com os selecionados coletando referencias e pôr fim a entrevista final com o solicitante da vaga.

Assim resolveremos o desfalque que a na organização, reduziremos a jornada de trabalho, não haverá mais sobre carregamento de tarefas aos colaboradores, o viaduto será entregue dentro do prazo estabelecido.

2.3 Cronograma de EPIs e EPC

Como todos sabem o equipamento de proteção individual (EPIs) e equipamentos de proteção coletiva (EPC) são equipamentos obrigatórios e gratuitos oferecidos pela empresa, cuja finalidade é neutralizar a ação de certos acidentes que poderiam causar lesões ao trabalhador, e protegê-lo contra possíveis danos à saúde, causados pelas condições de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com