TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer

Por:   •  2/6/2015  •  Artigo  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Muito se fala hoje em ética e sua inteiração com as relações de trabalho. É muito comum ouvirmos o termo ética ligado a determinadas atividades profissionais, ética medica, ética nos meios de comunicação, ética jurídica, política, ate mesmo ética do professor, mas temos que entender que a relação ética se estende a todas as atividades profissionais. Criar uma cultura organizacional calcada na ética e sua relação com o ambiente corporativo não é tarefa fácil, afinal uma organização pode ter em seu quadro de colaboradores, indivíduos de diferentes origens, sejam elas culturais, sociais ou religiosas. Essas diferenças podem levar a comportamentos e reações diferentes, afinal por mais que se viva em sociedade e tenham-se leis e regulamentos, para controlar e direcionar nossa conduta, as diferenças culturais podem levar os indivíduos a comportamentos diversos, diante de uma mesma situação cotidiana, e isso se aplica as relações e comportamentos dentro do meio corporativo. Diante desse quadro, tornou-se comum, as organizações criarem manuais de conduta, cartilhas e orientações para seus colaboradores, em sua maioria a palavra ética não e citada, mas podemos observar que estes manuais, são elaborados com essa intenção, criar e propiciar uma relação ética entre colaboradores, seus clientes e fornecedores. Mas não basta simplesmente criar normas, é preciso praticá-las e transmiti-las a seus colaboradores, não como coação, que é a maneira que a maioria dos profissionais encaram estes manuais, e sim como algo natural, que faça parte da cultura da organização, que acrescente ao bom ambiente de trabalho, ao alcance das metas propostas a todos, e claro a manutenção da empresa e ao cumprimento de seus objetivos.

Diante desta proposta, criaremos uma cartilha de Normas e Condutas, para a empresa Arvore da Vida Comercio de Materiais de Construção, que trabalha com o nome fantasia de Deposito do Francisco, empresa de pequeno porte do ramo varejista, localizada em Belo Horizonte.

A empresa tem a meta de crescer no biênio 2015/2016, mesmo com a retração que percebemos na área da construção civil a partir do ano passado. Entre os valores principais pregados pela empresa, podemos destacar: a excelência no atendimento, eficiência na execução das tarefas, comprometimento, responsabilidade e inovação. Os proprietários da Arvore da Vida, possuem o desejo, de no futuro serem o provedor de um orfanato, o que demonstra responsabilidade social.

A cartilha

Com base nos valore citados anteriormente, elaboramos a seguinte Cartilha, contendo as normas e condutas a serem cumpridas pelos colaboradores.

Manual de Ética e Conduta – Organização Arvore da Vida

1- Apresentação

Com o intuito de trabalharmos com valores éticos e morais, dentro de nossa organização, preparamos essa cartilha, onde contem os itens que orientaram a postura profissional de todos os nossos colaboradores.

Neste manual apresentamos os principais valores da empresa, e o que esperamos de nosso capital humano. Entendemos que o crescimento de nossa organização, se faz com o entendimento e o crescimento em conjunto com nossos colaboradores.

2- O objetivo

Apresentar os valores e o conjunto de normas que iram orientar nossa postura profissional, e conduta no ambiente de trabalho da Arvore da Vida, bem como nossa relação com clientes e fornecedores.

3- Aplicação

O seguinte manual aplica-se a todos os colaboradores, acionistas e gestores. Tanto em nossas relações internas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com