TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.573 Palavras (7 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto Interdisciplinar Aplicado [pic 1]

ao Curso Superior de

Tecnologia em Logística III

(PROINTERIII)

Relatório Parcial

LEME/SP

2015


Relatório Parcial

Relatório Parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Logística III (PROINTER III) na Faculdade Anhanguera de Leme, sob a orientação do Tutor EAD Davi Prado.

LEME/SP

2015

  1. Apresentação

No cenário que nos encontramos mundialmente globalizado, marcado pela competição acirrada entre empresas, criar um ambiente de negócios onde as mudanças são rápidas e constantes junto a modernidade.

Pelo desafio efetuado e as disciplinas norteadoras estudadas neste Bimestre, pode-se mostrar que os supermercados buscam na logística uma forma estratégica de oferecer produtos e serviços no tempo certo, na quantidade apropriada e com a qualidade e custos adequados. Desta forma podemos afirmar que, a logística envolve a integração de informação, transporte, estoque, armazenamento, manuseio de materiais e embalagens. O que faz com que o trabalho logístico se torne ainda mais estimulante é a ampla variedade de tarefas que todas estas áreas oferecem e, que combinadas, tornam-se gerenciamento integrado da logística uma profissão desafiante e compensadora.

Perante a pesquisa feita ao Supermercado Joia, a logística é dada como nível médio ao seu serviço oferecido aos clientes através de indicadores, que são feitos pelo proprietário e representantes das respectivas marcas que vende no estabelecimento, que são meios utilizados para a identificação acerca do quão eficiente estão sendo os resultados desta diante dos objetivos proposto ao ano corrente.

Com o avanço tecnológico, a economia apresenta varias alterações no mercado mundial. As mudanças econômicas como, por exemplo, taxa de cambio e fatores políticos provocam reflexos no planejamento, programação do controle e orçamento das práticas de preços, sugerindo alterações para empresa se adaptar e a reagir adequadamente diante ao todo.

De acordo com Christopher ( 2009, p. 3):

Logística é o processo de gerenciamento estratégico da compra, do transporte e da armazenagem de matérias-primas, partes e produtos acabados (além dos fluxo de informação relacionados) por parte da organização e de seus canais de marketing, de tal modo que a lucratividade atual e futura sejam maximizadas mediante a entrega de encomendas com o menor custo associado.

        

 

  1. Descrição da situação pesquisada

A empresa Supermercado Joia, situada em Paraisópolis, atuando neste ramo a 10 anos, em uma praça com concorrentes maiores e três concorrentes de igual porte, esta estabelecida em uma área de 260m, atua no comercial, num ponto estratégico da cidade. Hoje para continuar ao mercado competitivo tem que haver preço e qualidade, pois a variedade é grande tanto em atendimento quanto em preço.

Identifica que, a logística é utilizada neste como uma das vantagens competitivas da organização, pois mostra como planejar necessariamente para o transporte seguro e controlado na entrega de um determinado produto.

Diante as disciplinas estudadas neste, mostra que a logística és responsável pelas grandes alavancadas do sucesso de muitas organizações, e sendo cada vez mais comum estas passarem por imensos problemas, já que tem sempre que reduzir custo, sendo por estocagem ou o tempo de entrega e este nem sempre é tarefa fácil, cabe aos gestores desenvolverem estratégias para continuar ativo ao mercado e a criatividade maior do que os concorrente diretos.

Por ser tratar de um estudo em supermercado é importante ressaltar que o conceito elaborado é supramencionados, no qual esclarecem que supermercados são lojas de auto serviço, baixo custo, alto volume, projetada para tender as necessidades dos clientes em alimentação, artigos de lavanderia, higiene pessoal e limpeza doméstica.

Desta forma, esta tem por objetivo, demonstrar como uma reestruturação na logística, quando realizada de maneira eficaz pode afetar positivamente a empresa do ramo alimentício. A reestruturação pode ajudar a empresa incrementar da melhor forma suas atividades e cumprir no prazo seus objetivos estabelecidos diante seus clientes, levando em conta as obrigações e necessidade em ambas partes, tornando possível metas em claro alvo para o sucesso no mercado competitivo.

Um dos agentes que nos atendeu, fala que, entende-se por roteirização todo planejamento logístico, ou seja, planejar o melhor percurso ao menor custo possível em menor tempo. Assim, ele afirma que a organização cada vez mais deve investir e buscar soluções para reduzir o percurso e tempo de viagem, desta forma vai economizar combustível, tempo do motorista ou vendedor. Portanto investimento é tudo, pois sem esta fica fora do mercado atual. E a implantação de sistemas informatizados diante a necessidade atual, fez toda diferença, tanto a custo, roteiro a seguir, considerando a menor quilometragem, evitando desta forma as idas e vindas em um mesmo percurso.

Diante a descrição analisada das informações ditas do entrevistado e observação no estabelecimento, verificamos que a empresa deve investir sempre, em pessoas qualificadas e treinadas, e buscar sempre diante as novas tecnologias para planejar suas rotas desde a busca pela matéria prima, passando pelo setor de vendas até chegar aos compradores, seja eles de grande porte ou não, pois se a empresa possuir um bom planejamento, consequentemente economizará tempo e dinheiro, tendo um percurso favorável diante qualquer método adotado.

O objetivo geral de mostrar a situação aos objetivos específicos foram parcialmente mostrado e alcançados, pois foram identificados os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades do mercado, foram descritas as atividades do composto mercadológico – descrita as formas de estabelecimento de preço – descrito a prática de distribuição – descrito a atividade de promoção e elaboração e melhor de todos a aplicação do plano de comunicação de marketing e logística (que sempre andam juntos para melhor resultado final).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com