TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.123 Palavras (17 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

FACULDADE DE NEGÓCIOS – BH

TECNÓLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS

PROJETO INTERDISCIPLINAR

MICHELLE JORDANE RAMOS – 9976727827

MICHELLI ADRIANA DOS SANTOS - 8348773028

RAQUEL FARIA NUNES – 1299732098

RELATÓRIO PARCIAL DO PROJETO INTERDISCIPLINAR

SANDRA BRITO CASARIN

BELO HORIZONTE, 01/12/2013

RESUMO

Este é o projeto de implantação do programa de Sistema de Gestão Ambiental na empresa Centro Oftalmológico de Minas Gerais, localizada na Rua Santa Catarina, 941, Lourdes BH. A empresa é do ramo de Serviços de Saúde, sendo acreditada em nível Pleno pela Organização Nacional de Acreditação (ONA – 2) e pela NBR ISO 9001:2008. Busca-se apresentar o perfil da empresa, bem como suas peculiaridades que nortearam nosso trabalho. Diante de sua gestão, nosso objetivo é implantar a SGA baseada na NBR ISO 14001, pois a integração das normas facilita na adesão ao programa.

REFERENCIAL TEÓRICO

        O Relatório de Desenvolvimento Humano 2013 apresentado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) apresentou dados alarmantes e uma expectativa preocupante para a humanidade: os desastres naturais estão se intensificando em todo o mundo, tanto em freqüência quanto em intensidade, causando grandes danos econômicos e perdas humanas. As principais vítimas do desmatamento, das mudanças climáticas, dos desastres naturais e da poluição da água e do ar são os países e comunidades pobres. O Rio+20 também anunciou sobre o uso indevido e irracional dos bens naturais e não conseguiu, efetivamente, o compromisso real dos países para elaborar e implantar políticas públicas de proteção ao Meio Ambiente.

        Diante deste cenário, e corroborando com as conclusões dos relatórios, o mundo atual vive uma crise sem precedentes na Natureza. Os desastres estão deixando de ser considerados “naturais” para se tornarem “intencionais”. Os países com suas políticas de desenvolvimento econômico absurdas estão promovendo a destruição massiva do habitat natural das espécies animal e vegetal, e conseqüentemente, da humana.

        Emissão descontrolada de dióxido de carbono, vazamento de óleo em bases de petróleo, extração de minério e esgotamento dos recursos estão contribuindo para as alterações climáticas e favorecendo a extinção de espécies endêmicas, mudança nas estações, diminuição das geleiras e florestas, tempestades e seca por longos períodos, levando a alteração na ordem natural das coisas.

        Prevendo uma catástrofe ambiental no mundo até 2050, algumas promessas foram feitas: a China e a Índia prometeram reduzir as emissões de dióxido de carbono (obviamente os países desenvolvidos continuam comprando suas cotas e desobedecendo ao Protocolo de Kioto); a Unilever, Coca-Cola e Walmart prometeram eliminar o desmatamento de suas cadeias de abastecimento e, junto da Microsoft, tornariam nula as emissões de carbono e suas necessidades energéticas seriam obtidas através de recursos renováveis (Fonte: Portal G1).

        Entretanto, algo chama a atenção neste último parágrafo. Empresas multinacionais se comprometendo com as políticas de redução de danos ao meio ambiente. Este é o atual cenário das empresas. A sociedade politicamente consciente está cobrando o uso racional dos recursos e observando a responsabilidade social e ecológica das empresas.

        Os comitês técnicos da ISO, prevendo esta mudança, elaboraram normas orientadoras e certificáveis para que as empresas se envolvam com a preservação do meio e alcance credibilidade diante do seu mercado.

        O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma estrutura desenvolvida e regulada/certificada pela Norma ABNT NBR ISO 14001:2004 para orientar as empresas na construção e desenvolvimento de posturas ambientalmente responsáveis, ajudando a controlar seus impactos no meio ambiente e melhorando continuamente suas rotinas, processos e negócios.

        A família ISO preconiza a estruturação eficiente do Sistema de Gestão. A grande vantagem de se aderir a ISO 14001 é que, por conseqüência de implantação do SGA, o de Gestão também será estruturado. Logo, é um sistema de gestão integrado.

        De acordo com a Norma, “as normas de gestão ambiental têm por objetivo prover as organizações de elementos de um sistema da gestão ambiental (SGA) eficaz que possam ser integrados a outros requisitos de gestão, e auxiliá-las a alcançar seus objetivos ambientais e econômicos.” E ainda, “especifica os requisitos para que um sistema de gestão ambiental capacite uma organização a desenvolver e implementar política e objetivos que levem em consideração requisitos legais e informações sobre aspectos ambientais significativos.” (ISO 14001-2004)

        O sucesso da implantação do SGA depende do comprometimento de todos os setores e funções, em especial, da alta administração. A Diretoria e seus stakeholders precisam estar sensibilizados, pois a implantação requer investimentos, mudança de postura e mentalidade e controle dos riscos, custos e processos. A finalidade é alcançar o equilíbrio entre proteção ambiental e prevenção de poluição com as necessidades socioeconômicas da empresa.

        Os benefícios são inúmeros, envolvendo o aumento dos lucros por conta de uma gestão integrada, controle de riscos e melhoria da imagem perante o público e a sociedade, e redução de custos e impactos ambientais, acesso a novos mercados, aumento do share, gestão obediente à legislação, incentivos reguladores, redução de riscos, melhor acesso ao seguro, acesso a mais capital, melhoria do processo produtivo, melhoria no desempenho ambiental, melhoria na gestão ambiental da empresa, melhoria na relação com os colaboradores, vantagem competitiva dentro de segmentos específicos, atendimento das exigências dos clientes, aumento da qualidade de vida, realização de operações limpas,  aumento da competitividade do produto ou serviço e conscientização pública (BSI, 2013; JABBOUR e SANTOS, 2006; OLIVEIRA e SERRA, 2010; POMBO e MAGRINI, 2008). O mundo contemporâneo exige posturas responsáveis diante do meio e a responsabilidade social e ambiental são características obrigatórias para uma empresa que almeja o sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (343.9 Kb)   docx (87 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com