TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

.

SUMÁRIO

  1. Introdução com embasamento teórico sobre o conceito básico de pesquisa salarial
  1. Utilidade da pesquisa salarial
  1. Tipos de amostras utilizadas
  1. Cuidados que devem ser tomados na coleta de dados
  1. Considerações Finais
  1. Referências
  1. Introdução com embasamento teórico sobre o conceito básico de pesquisa salarial

A pesquisa salarial é uma referência do mercado para a tomada de decisões e objetiva obter elementos de comparação entre a estrutura da empresa e os níveis de renumeração, ou seja, é um instrumento essencial para a definição da politica salarial da empresa.

Esta pesquisa salarial é utilizada como fonte de informações para a tomada de decisão no que diz respeito ás politicas de Recursos Humanos de uma empresa. Para tal processo exige bastante cuidado na escolha dos critérios utilizados, embora seja simples seu processo.

Para WERTHER e DAVIS PONTES (2005), “Quando a renumeração é feita corretamente, os colaboradores têm mais probabilidade de estar satisfeitos e motivados para com os objetivos organizacionais”. Ou seja, a renumeração deve criar um clima organizacional satisfatório e apropriado, para exercer influência no comportamento das pessoas.

CHIAVENATO (2003) conceitua a politica salarial como o “conjunto dos princípios e diretrizes que refletem a orientação e a filosofia da organização, no que tange aos assuntos de renumeração de seus empregados”.

A pesquisa salarial tem por objeto a investigação de dados, tais como: renumeração, salário, bônus, adicionais de insalubridade, periculosidade ou até mesmo adicional por tempo de serviço.

Para levantar dados no processo de pesquisa será necessário abordar:

  • Ramo de atividade dos funcionários;
  • Localização Geográfica;
  • Politica Salarial;
  • Estrutura Organizacional;

Tais pontos são de suma importância, pois farão com que a pesquisa seja mais direcionada com aspecto mais relevante em seus objetivos. As empresas precisam se emprenhar para manter e contratar pessoas capazes de agregar valor á organização. Disponibilizando assim a criação de uma estrutura a qual possibilite que os funcionários se adaptem nos cargos certos e tenham uma renumeração justa.

  1. Utilidade da pesquisa salarial

               Entre as diversas ferramentas usadas pelas empresas para aperfeiçoarem seu tempo, a Pesquisa Salarial está entre elas. É ela quem possibilita às organizações terem acesso a informações confiáveis sobre as práticas de remuneração do mercado de trabalho, gerando ricas análises no nível de competitividade dos salários e benefícios oferecidos, assim como uma comparação com as demais práticas de gestão de pessoas.

                Fábio Mandarano, gerente sênior da área de Gestão de Capital Humano da Deloitte, acredita na necessidade do monitoramento da evolução salarial no mercado de trabalho para que as empresas compatibilizem suas práticas de gestão de pessoas com as tendências de mercado. “A pesquisa salarial é um dos estudos mais importantes na gestão de pessoas, um verdadeiro instrumento balizador para a definição da política salarial da empresa”. Visando a estruturação de cargos nas empresas, a descrição e avaliação dos mesmos, assim como as curvas e tabelas salariais de referência e simulações de custo de enquadramento, são algumas das informações que as pesquisas proporcionam. O resultado auxilia na verificação das diferenças salariais existentes no mercado, bem como o emprego de remunerações inadequadas se comparados aos níveis de responsabilidades nas empresas. “A falta do equilíbrio interno geralmente traz problemas mais graves que o desequilíbrio externo”, afirma Fábio.

               Fato é que a administração salarial é uma atividade que busca manter o equilíbrio (interno e externo) dos salários e dos benefícios, de forma que os empregados sintam-se reconhecido, de maneira justa e equilibrado. Porém, a manutenção do “poder de compra” dos salários tem sido um dos grandes desafios dos profissionais da área de RH nos últimos anos.

               Observa-se que, de uma forma geral, os salários não têm conseguido manter seu poder de compra devido a uma série de fatores, entre eles, a negociação dos acordos coletivos com percentuais de reajustes muitas vezes abaixo da inflação, a substituição de profissionais com salários mais elevados e com maior experiência por outros menos experientes e com salários mais baixos, redução ou eliminação dos aumentos reais por mérito, tempo de casa ou promoção, criação de cargos em posição inferior na tabela salarial e falta de atualização da tabela de desconto do Imposto de Renda por alguns anos.

  1. Tipos de amostras utilizadas

                  Uma metodologia de pesquisa salarial deve permitir a condução do processo de forma estruturada, possibilitando garantir uma coerência com os objetivos que levam à sua realização.

É de suma importância entender a essência da pesquisa para as organizações, definida por Zimpeck (1992) como o levantamento “dos níveis de remuneração pagos por um conjunto de organizações da comunidade, para funções semelhantes nos seus requisitos e natureza”. Para tanto, necessitamos compreender seu papel na administração de salários, que consiste em permitir o monitoramento dos patamares salariais praticados no mercado.

Listamos abaixo as principais etapas para o desenvolvimento da pesquisa salarial:

  • Seleção dos cargos de referência;
  • Seleção das empresas que farão parte da pesquisa;
  • Coleta dos dados;
  • Tabulação dos dados;
  • Análise dos resultados;
  • Feedback às empresas participantes

Com o objetivo de Investigação de dados como: salário, remuneração variável (bônus, PLR, comissões), adicionais como periculosidade, insalubridade ou adicional por tempo de serviço e outros que irão compor o “total em dinheiro” recebido pelo funcionário.

TIPOS DE AMOSTRAS UTILIZADAS EM GERAL:

Porte

Região

Competitividade de mão-de-obra

Segmento

Estrutura interna

Estratégia de Recursos Humanos


Acima estão os tipos de amostras que são necessárias para pesquisa salarial de uma empresa. Nelas estão especificado o que de mais importante será usado para termos os dados essenciais de uma pesquisa salarial feita pela gestão de RH contratada pela empresa. São tópicos que demonstram com precisão desde a região que se encontra a organização, ao tipo de segmento que a empresa atua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (126.7 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com