TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Ambiente Competitivo

Por:   •  14/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.320 Palavras (14 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

GABRIELA PITOL

JANE APARECIDA DE OLIVEIRA

LAIZA TROLEZ PENHA

VALÉRIA VIEIRA BRAZ

Projeto Integrado Multidisciplinar – Ambiente Competitivo

POÇOS DE CALDAS - MG

2018

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Projeto Integrado Multidisciplinar – Ambiente Competitivo

GABRIELA PITOL – RGM: 17550858

JANE APARECIDA DE OLIVEIRA – RGM: 17684994

LAIZA TROLEZ PENHA – RGM: 17784085

VALÉRIA VIEIRA BRAZ – RGM: 17540810

Projeto Integrado Multidiciplinar, apresentado ao curso de Administração, como parte dos requisítos para a conclusão da disciplina - Ambiente Competitivo, sob orientação da professora tutora: Wânia Simões.

POÇOS DE CALDAS – MG

2018

RESUMO

Este projeto integrado multidiciplinar, visa analisar o cenário de uma empresa fictícia, adaptando para uma situação real, enfatizando suas principais mudanças e vantagens competitivas, bem como suas ações mercadológicas, buscando relacionar a teoria com a prática, através da disciplina - Ambiente Competitivo, apresentada no curso de graduação em Administração pela Universidade Cruzeiro do Sul. Neste trabalho destacaremos a pizzaria“Vovó Lucy”, situada na Rua Rio Grande do Sul n° 51,na cidade de Poços de Caldas,MG. Uma pizzaria de tradicional da cidade, que trás consigo receitas das mais saborosas pizzas italianas, elaboradas há séculos pelos avós da fundadora da pizzaria.

Palavras-Chave: Ações Mercadológicas. Ambiente competitivo. Vantagens Competitivas.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO        5

2.1        Estratégia        5

2.2        Planejamento        5

2.3        Análise SWOT        5

2.4        A Empresa        6

2.5        Análise de Competitividade        7

2.6        Ações de mercado da empresa        8

2.7        Análise SWOT da empresa        9

CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14


  1. INTRODUÇÃO

Pretende-se com este projeto de pesquisa, analisar o ambiente competitivo organizacional de uma empresa fictícia, adaptando-se para situação real. Entendendo a lógica da competitividade, tendo em vista que é fundamental para a sobrevivência das empresas, além do planejamento estratégico que enriquece e possibilita a empresa a alcançar as metas e os objetivos pretendidos.

Apresentando os componentes que devem ser analisados, relativo ao cenario que a empresa estudada pertence: o relacionamento com os funcionários, a estrutura, os mercados, os clientes e a concorrência como importante definidor de um projeto de ambiente competitivo.

A escolha de um método estratégico para uma empresa leva em conta como fator principal, a competição. É a competição que leva a uma série de outras empresas traçarem suas estrategias, no intuito de sobreviver neste cenário. Para Porter (1999) “são as forças competitivas que moldam a estratégia”.

Para uma melhor compreensão no desenvolvimento do estudo e, para que possa evidenciar com clareza o ambiente explorado, utilizou-se consultas online e pesquisas bibliográficas que:

Segundo Alves (2003, p. 53):

[...] é aquela desenvolvida exclusivamente a partir de fontes já elaboradas – livro, artigos científicos, publicações periódicas, as chamadas fontes de “papel”. Tem como vantagem cobrir uma ampla gama de fenômenos que o pesquisador não poderia contemplar diretamente. No entanto, deve–se ter o cuidado de, ao escolher tais fontes, certificar-se de que estejam seguras.

Alves (2003) liga ainda o conceito que a metodologia é uma ferramenta fundamental para o investigador, ficando eminente que através dos métodos a serem seguidos se torna possível delimitar a criatividade e definir o como, onde, com quem, com quê, quanto, e de que maneira se pretende captar a realidade e seus fenômenos.

O modelo de empresa explorado nesta pesquisa é do ramo alimentício e tradicional em receitas gastronômicas italianas, situada em Poços de Caldas, MG, com nome fantasia de “Pizzaria Vovó Lucy”.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Estratégia

A palavra estratégia vem do grego e significa a capacidade do comandante de organizar e levar a cabo as campanhas militares, foi a partir deste conceito surgiu a palavra estratégia, que relacionou-se as situações políticas, guerras e jogos, no qual dois ou mais competidores disputam o mesmo objetivo. Essa disputa ocorre também no mundo dos negócios e, como na versão militar, a estratégia empresarial sofre forte influência de quem a lidera (SERRA, TORRES e TORRES, 2003).

Para se ganhar vantagens competitivas é necessário que ele alcance um desempenho superior ao de seus concorrentes, e para que isso ocorra, as organização deve estabelecer uma estratégia fundamentadas em dois fatores, objetivos coerentes e conhecimento do negócio (SERRA, TORRES e TORRES, 2003).

  1. Planejamento  

O planejamento tem significado distinto da estratégia, porém um procede o outro. De acordo com Serra, Torres e Torres (2003) a estratégia é iniciada como um processo de raciocino, de criatividade, que antecede as ações e o planejamento, e este é fundamental para que os objetivos da empresa sejam alcançados.

Para que a empresa possa edificar seu planejamento, ela deve conhecer sua missão, a qual segundo Appio e Vieira, (2006) “é seu propósito, sua razão de ser”.

Se a empresa não souber identificar quais são seus objetivos poderá vir a desaparecer, pois a concorrência passa a ser uma arma desafiadora para qualquer organização mal planejada (APPIO e VIEIRA, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com