TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Ambiente Competitivo

Por:   •  29/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.864 Palavras (20 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

 

CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL

BACHAREL EM MARKETING

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO MULTIDISCIPLINAR -  AMBIENTE COMPETITIVO -

EMPRESA: TELHAS BRASIL

SOROCABA/SP 2018

 

 

[pic 2]

CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL

 

 

SOROCABA/ SP  201 8  

 

 CRUZEIRODO SUL VIRTUAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO MULTI DISCIPLINAR - AMBIENTE COMPETITIVO -

EMPRESA :  TELHAS BRASIL

 

 

Trabalho apresentado ao curso de Gestão em Marketing, como  

parte de requisito para a conclusão da disciplina Projeto  

Multidisciplinar – Ambiente Competitivo –Turma 01 –

06/2018, sob a orientação dos tutores Rogério Campos ,  

Marcio Francisco e Wania Rosymaria.

 

 

 

 

 

 SOROCABA/ SP  2018 

 

RESUMO

 

      O presente projeto tem como objetivo o estudo de casos das atividades desenvolvidas no ambiente competitivo da empresa Telhas Brasil, em de terminadas fases da evolução dos negócios.  

      Para tanto, foi realizado estudo dos cenários da empresa em consonância com as disciplinas já estudadas do curso de Administração, e pesquisas volta das para a administração e marketing de empresas e suas influências na vitalidade do negócio.  

      Discorrendo pela história desde a ideia inicial de fundação até as atuais práticas que a mantém altamente competitiva no mercado, foram identificados os pontos fortes, as falhas e estabelecido possíveis soluções.  

 

      Palavras chave: estudo de caso, competitivo, marketing e administração.  

• INTRODUÇÃO

 

      Neste trabalho será apresentado o estudo de caso da empresa Telhas Brasil, uma empresa criada pelo Sr. Carlos, a partir de conhecimentos adquiridos com o trabalho em Estruturas Metálicas.    

      O objetivo desse estudo de caso é identificar, analisar e solucionar os possíveis problemas no ambiente competitivo da empresa, e em seu desenvolvimento será exposto detalhadamente dados organizacionais das etapas que facilitarão a compreensão do todo.  

      A metodologia usada neste projeto consiste em uma análise feita no ambiente interno e externo da empresa, em seu funcionamento, comportamento no mercado, atitudes para desenvolvimento do negócio, metodologias que a fizeram chegar em uma situação confortável perante seus concorrentes, e as manobras de marketing para manter sua clientela, atingir novos clientes e se manter competitivo no ramo.  

• OBJETIVOS

• Objetivos gerais

      Os objetivos gerais correspondem ao levantamento das informações do estudo dos casos da empresa e vinculação dessas teorias em aprendizagem no curso de Administração.    

• Objetivos específicos

      Proporcionar aos alunos a visão da importância das teorias administrativas e de marketing para um negócio bem sucedido, e de se ter um estudo de mercado antes de se abrir uma empresa.

       Promover a experiência das dificuldades e das vantagens existentes na implantação, desenvolvimento e execução de atividades de uma empresa, observando a integração multidisciplinar com estes.  

•DESENVOLVIMENTO

 

•A empresa

 

      A Telhas Brasil, foi criada pelo Sr. Carlos que possuía praticas adquiridas na área de Construção de Estruturas Metálicas, e impulsionado pelo reconhecimento de seu irmão Renato onde eram sócios numa empresa a um tempo atrás..  

      Com muita pretensão no negocio, mas sem muita noção de  empreendedorismo, Carlos deu inicio as atividades, com muitos pontos positivos a seu favor, mas ainda  lhe faltava um plano de negocio, para alavancar e manter a empresa saudável e competitiva .

•CENÁRIO 01

 

O Sr Carlos, que possui prática adquirida com seu irmão nas obras e no desenvolvimento de estruturas metálicas e com a construção do galpão e a aquisição de máquinas especificas para a fabricação de telhas metálicas galvanizadas  decidiu iniciar o processo produtivo da empresa, mesmo sabendo das dificuldades por ser uma área de grande concorrência na região.

•ESTUDO  DE  CASO 01

 

 

Inicialmente a empresa significava a novidade do momento, uma empresa que oferecia uma novidade no mercado, com uma qualidade incomparável, e um excelente custo benefício, tornando estes o seu atrativo principal a comodidade por ter um serviço de entrega em toda região e até fora do estado de São Paulo. A competitividade comercial não era um ponto que  atingia a  empresa, uma vez que na região não havia concorrentes, neste  

período a Telhas Brasil tinha total dominância do comercio, assim detinha como  fator decisivo de compra a qualidade, entrega e preço justo, que sempre foi o a  grande  preocupação d o Sr. Carlos.

• CENÁRIO 02  

      A Telhas Brasil progrediu. O preço médio de suas telhas era de R$ 20 o metro linear.  Não tinha  preocupação com os  custo  internos, pois sua margem no negócio era confortável. Com o sucesso, vem a concorrência e outra empresa fabricante de telha surge na região oferecendo telhas a R$ 18 o metro linear.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (175.7 Kb)   docx (110.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com