TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Ambiente Competitivo

Por:   •  23/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.934 Palavras (12 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE COMPETITIVO

ESTUDO DE CASO EMPRESA PIZZARIA FACE PIZZA

     

ALLYSON PABLO DE JESUS MOURA- RGM: 20416997

JEFERSON JUNIO VALENTIM- RGM: 20590466

OTON CARLOS SOUZA COSTA- RGM: 17616263

 SAMUEL ALBERTO DUARTE- RGM: 19285078

TIAGO LIANDRO DA SILVA- RGM: 20603827

     

     

     

     

     

SÃO PAULO

2019

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE COMPETITIVO

ESTUDO DE CASO EMPRESA PIZZARIA FACE PIZZA

Projeto Multidisciplinar Ambiente Competitivo apresentado à Universidade Cruzeiro do Sul, trata-se de um trabalho pratico para a conclusão da disciplina ambiente competitivo. Sob orientação do Tutor Márcio Francisco.

SÃO PAULO

2019


SUMÁRIO

1.        RESUMO        4

2.        INTRODUÇÃO        5

3.        DESENVOLVIMENTO        6

4.        CONCLUSÃO        7

5.        REFERÊNCIAS        8

6.        ANEXOS        9

  1.  RESUMO

O trabalho mostra a análise de quatro cenários distintos de uma empresa fictícia a “Face Pizza” dentro do ambiente competitivo. A empresa começa otimista e sem concorrente. Com preços razoáveis. Conforme o sucesso, apareceram os concorrentes e a Face pizza perdem os clientes devido á falta de opções do cardápio e os baixos preços das concorrentes. O objetivo deste é mostrar ao leitor a importância do mercado competitivo. Para tanto, foi realizada pesquisas bibliográficas, fundamentadas em sites de pesquisas. Ressalto a importância desde trabalho para alguns conhecimentos básicos dentro do ambiente competitivo.

Palavra-chave: Análise Swot, vantagem competitiva, ambiente competitivo.

     

     

     

     

     

  1.  INTRODUÇÃO

Analisamos os cenários da empresa, suas mudanças e dificuldades ao longo do tempo, as táticas e estratégias para se manter no mercado que está constantemente se inovando e com cada vez mais concorrentes.

Durante o desenvolvimento do mesmo podemos colocar em prática os conhecimentos obtidos nas aulas teóricas, como pesquisas de mercado, modelos de gestão, oportunidades de melhorias, adaptação às novas tecnologias, dentre outros.

O objeto de estudo a empresa fictícia Pizzaria Face Pizza, nós da a prerrogativa de como um negócio pode sofrer mudanças em relação ao sua criação original, para se adequar as necessidades de competitividade e manter-se viva num mercado cada vez mais concorrido e inovador.

  1. DESENVOLVIMENTO

Estudo de caso: Pizzaria Face Pizza

Cenário 1

O Sr. George, que possui prática adquirida com sua “mama”, fazia pizzas caseiras deliciosas, sempre elogiadas por todos que frequentavam sua casa. Sua fama era reconhecida até por seus vizinhos. Com o grande interesse despertado, o Sr. George resolveu abrir uma Pizzaria no bairro. Inicialmente, não havia concorrentes na região. A Pizzaria mais próxima ficava a cerca de 20km. Assim, o Sr. George inaugurou a Pizzaria, e sua principal preocupação era oferecer a mesma qualidade da pizza elaborada em casa. Começou oferecendo um Cardápio de 10 tipos de pizzas. O Sr. George fixava o preço que queria, pois a fama era que não havia pizza igual a sua no bairro. (MATERIAL TEÓRICO CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL, Manual de Orientação do Projeto Multidisciplinar Ambiente Competitivo, 2019, PG 16)

A pizzaria surgiu do talento e habilidade adquirida pelo Sr. George em fazer pizzas caseiras, como seus amigos e vizinhos reconheciam que havia um diferencial em sua receita de pizzas isso o motivou a abrir seu próprio negocio.

Como a qualidade já era reconhecida pelos moradores da região, não foi difícil conseguir os primeiros clientes, já que ninguém duvidava que as pizzas feitas pelo Sr. George seriam deliciosas.

Embora tratar-se de um novo negócio, os clientes já observavam a marca da pizzaria como algo familiar e tradicional.

O cardápio oferecido com 10 sabores de pizza era um ponto que limitava as opções de seus clientes, porém como já tinha como vantagem competitiva a qualidade, seu negocio não sofreu com essa dificuldade no inicio.

O fato do cardápio limitado também teria seu impacto positivo no inicio, já que os materiais usados para a produção das pizzas não seriam muito diversificados, facilitando as cotações de preços e negociações com os fornecedores.

A localização da pizzaria também foi fundamental para seu crescimento inicial, com os concorrentes mais próximos a uma distância de 20km, os clientes tinham pouca opção a não ser a recorrer aos serviços do Sr. George, já que pedir uma pizza em um lugar mais distante, implicaria em maior tempo de espera, frete mais caro e perda na qualidade do produto (já que a pizza poderia não chegar tão quente).

Todos esses fatores conferiram ao Sr George a preferência dos clientes na região.

Ele não teve que se preocupar em oferecer todas as vantagens aos seus clientes, em especial no preço, fator tão importante na decisão de compra.

Ele fixava o preço que julgava adequado, isso lhe conferia margens maiores de lucro e possíveis adaptações às mudanças no mercado, como encarecimento da matéria prima, negociações com fornecedores e pagamentos de despesas e funcionários.

Em contrapartida, para oferecer a mesma qualidade das pizzas caseiras, o processo era quase artesanal, tendo poucas chances de produzir em grandes quantidades, já que o maior responsável pela qualidade das pizzas era o Sr. George.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (288.2 Kb)   docx (199.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com