TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Logística_IV (Prointer_IV)

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.998 Palavras (12 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Centro de Educação a Distância

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Logística_IV (Prointer_IV)

Professor EAD Jose Marcelo

Tutora EAD Jose Marcelo

Paulo Luis Pereira Gomes RA 7188541337

Luis Augusto Machado Silva RA 6572223810

Leon Carlos Pedde Muss RA 7117436004

Dalila Fabíola Gonzalez flores RA 9978020370

Suziano Correa Machado RA 7565606191

PORTO ALEGRE / RS

2014

Paulo Luis Pereira Gomes

Luis Augusto Machado Silva

Leon Carlos Pedde Muss

Dalila Fabíola Gonzalez Flores

Suziano Correa Machado

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Logística_IV (Prointer_IV)

Prointer IV (Relatorio Final) desenvolvido

durante a diciplina de Gestão em logística

como parte da avaliação do 4º semestre

Professor: EAD Jose Marcelo

PORTO ALEGRE / RS

2014

Resumo

Atividade realizada neste trabalho trata de um terço do assunto que engloba logística empresarial, pois se tratando do assunto a importância do SCM – Supply Chain Managment as empresas brasileiras há muito que compor, porem neste trabalho se realizará de forma resumida alguns aspectos importantes na utilização desta ferramenta bem como as empresas utilizam e se comportam no cenário atual.

Neste trabalho apresentaremos teorias e informações referentes à gestão da cadeia de suprimentos. E como aplicadas no dia a dia, bem como as empresa brasileiras se utilizam desta ferramenta nos dias atuais. Visualizaremos como as tecnologias de gestão são utilizadas nos últimos anos pelas organizações como elas vem procurado atender as demandas necessárias ao ambiente competitivo e como as empresas estão inseridas da melhor forma possível com respostas rápidas. Vamos demonstrar como nos últimos anos através da globalização as empresas buscam fortalecer e conquistar novos mercados levantando os custos envolvidos na logística para suprir as exigências do mercado e mantendo sua permanência. Pois os custos afetam diretamente nos resultados das empresas sendo necessário acompanhar o custo total diariamente. Bem como a tecnologias de informação agregam valor em seus processos aperfeiçoam a produção desde o inicio do processo ate a finalização do mesmo.

Introdução

Como alguns autores definem a logística que se desenvolveu na II Guerra Mundial, onde após toda a guerrilha o setor comerciário e a indústria houve um inicio de percepção da necessidade de desenvolver habilidades em algumas áreas para um melhor aproveitamento da empresa. Então falar de logística é algo recente para as empresas, pois anteriormente não havia um controle de todo o processo logístico e nem a utilização das ferramentas adequadas para adquirir qualidade e entender as necessidades de cada cliente.

Podemos destacar que no Brasil o custo logístico representa 13% por cento da receita liquida das empresas, pois as empresas aperfeiçoam este percentual para melhorar sua lucratividade. No entanto após décadas de produção em massa e grandes níveis de estoque a globalização e as novas tendências tecnológicas modificam todo o sistema empresarial isso valoriza produto e marca, e com o surgimento de ferramentas para o gerenciamento como a implementação do Supply Chain Managment – SCM na otimização do processo e melhora no controle de produtividade. Mesmo usando desta ferramenta sejam recentes as empresas têm alcançados índices elevadíssimos temos como alguns exemplos à redução dos custos logísticos, tempo de movimentação dos itens no canal de suprimentos, altas dos lucros e o desenvolvimento em novos mercados. Bem como o uso do sistema de informação para a melhora do processo.

No entanto são poucas as empresas que utilizam estas ferramentas de informação que abrangem a logística numa forma de gerenciamento da cadeia de suprimentos.

No entanto abordaremos a seguir o sistema e a sua forma de atuação frente a estratégias traçadas pelas empresas em tornarem - se qualificadas e obterem respostas rápidas em seu entendimento.

Ensaio acadêmico:

A partir das pesquisas realizadas podemos observar que muitas empresas utilizam-se desta ferramenta (SCM – Supply Chain Managment) a fim de gerenciar e acompanhar processos possibilitando planejamento e controle das informações e fluxos de produtos. O objetivo básico do gerenciamento da cadeia produtiva é proporcionar envolvimento entre seus agentes tornando eficiente o atendimento das necessidades do consumidor final tanto pela diminuição de custos de transação e produção, como pela agregação de valor ao produto criando bens e serviços customizados e desenvolvendo conjunto de competências distintas em toda cadeia com esforços e benefícios mútuos.

Segundo Kotler (2002), as empresas buscam encurtar o ciclo do pedido ate o recebimento, ou seja, o tempo entre o recebimento do pedido a entrega e o pagamento. Como inclui muitas etapas desde a transmissão do pedido ate recebimento do pagamento, quanto mais tempo demorar em finalizar o processo do ciclo menor será a satisfação dos clientes que impactara diretamente nos lucros da empresa.

Neste momento o sistema de informação tem uma função importante no gerenciamento da logística utilizando-se de computadores, terminais de vendas, códigos uniformes do produto, rastreamento por satélite, a troca eletrônica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com