TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia e Cultura Organizacional

Por:   •  27/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.554 Palavras (11 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

O presente trabalho apresenta como tema a psicologia e a cultura organizacional. Ele explica os objetivos dentro da psicologia organizacional e cultural e a importância desta temática. Dentro da psicologia temos o comportamento humano e a qualidade de vida, junto com a comunicação, disposição e propósito comum. Também busca encontrar a melhor pessoa para realizar cada tarefa, formando perfis profissionais. Já a cultura organizacional foca nas organizações, no comportamento, modo de pensar e agir das pessoas dentro delas. Traz a visão, os valores e a missão de cada empresa, suas metas e objetivos. Com isso apresentamos a melhora e a qualidade que a psicologia e a cultura organizacional proporciona para a vida dos profissionais ao longo de sua existência até a atualidade.

Palavras-chave: Psicologia Organizacional. Cultura. Social.

1. INTRODUÇÃO

A partir deste trabalho conheceremos a história da psicologia organizacional, unido a sua cultura organizacional.

A psicologia organizacional é uma área voltada para o trabalho em contextos corporativos, ela tem foco nos recursos humano da companhia e buscas alinhar os interesses da empresa e as necessidades dos colaboradores. A proposta é promover qualidade de vida e condições propicias para que os profissionais tenham o máximo de produtividade e bom desempenho em um mercado cada vez mais competitivo, as demandas de produção e lucros precisam ser conciliadas com as necessidades dos profissionais, afinal uma equipe só desenvolve um bom trabalho se estiver em adequadas condições físicas e sociais, segundo Zanelli (2014).

A psicologia surgiu a partir de uma área de estudo chamado de psicologia industrial, ela era direcionada para a produtividade, sem dar tanta atenção para a qualidade de vida na empresa e nem para a interação em grupos. Ao longo das décadas, a psicologia organizacional foi se desenvolvendo e construindo uma base sólida de saberes, até ela se tornar o que conhecemos hoje.

Ela pode ser de duas modalidades internas ou externa. A interna é realizada por consultores da própria empresa, já a externa é realizada por uma equipe de trabalhadores que não pertencem a corporação.

Nesse contexto, também é muito importante dedicar uma atenção especial ao fator humano do empreendimento. Afinal, as engrenagens do negócio só funcionam com a ação dos profissionais. São as pessoas que permitem que o trabalho seja executado de maneira efetiva. Outro fator importante é que a psicologia organizacional promove uma série de medidas para que haja mais qualidade de vida para os profissionais, pois ela trabalha com ergonomia, medição de conflitos, gestão de benefícios e melhoria das condições de trabalho (CHIAVENATO, 2013).

Já a cultura organizacional se tornou relevante para todos os que se interessam pela compreensão do comportamento humano nas organizações, uma vez que os valores básicos compartilhados influenciam de certa maneira o modo como os membros das organizações sentem, pensam e agem.

A cultura se constitui em um instrumento de adaptação aos diferentes ambientes ecológicos. Ao contrário de alterar o seu comportamento biológico, o ser humano muda o seu comportamento para atender o perfil profissional. O processo inevitável de aquisição da cultura colocou o homem na condição de ser que aprende, ao contrário de se mover a partir de padrões geneticamente determinados. Tal processo de aprendizagem é compreendido como socialização, determina o comportamento e a capacidade artística profissional. A cultura é um processo acumulativo que resulta do aprendizado obtido pela totalidade da experiência histórica das gerações antecedentes. A peculiaridade desse processo podem restringir ou facilitar os comportamentos criativo e inovadores dos seres humanos. O objetivo do nosso trabalho é estudar a relação da psicologia organizacional, sua relação com o comportamento humano, compreender a qualidade de vida no trabalho e os fatores associados a ele, e também entender o tema cultura organizacional nas organizações, e seu conceito, pois diante de todas as pressões do mundo atual e da diversidade encontrada no mundo das organizações torna-se essencial prestar atenção nas pessoas, no seu comportamento e nas necessidades de desenvolvimento. Quanto mais informadas as pessoas estiverem, menor será o nível de estresse e conflitos dentro das empresas.

Fizemos uma pesquisa em livros, internet, com o intuito de buscarmos respostas para esclarecer nossas dúvidas referentes a conceitos, como surgiu, quais os benefícios, qual a importância, em que áreas são aplicados, entre outros.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Psicologia Organizacional, previamente nomeada como Psicologia do Trabalho ou Industrial, atua no conjunto organizacional e na aplicação de princípios científicos no ambiente de trabalho. Existente praticamente desde o início do campo da psicologia, o interesse inicial era empregar novos conceitos de psicologia para solucionar problemas em organizações. Os trabalhos iniciais canalizavam questões de desempenho no trabalho e de eficiência organizacional.

Surgiu da necessidade de aprimorar as condições de trabalho para os colaboradores. Assim, observa-se que a Psicologia Organizacional aplica-se nas organizações com a finalidade de fortificar as relações humanas, atua no entendimento dos comportamentos, viabilizando, a satisfação dos colaboradores. Deste modo, a Psicologia Organizacional é caracterizada a partir de uma compreensão do clima ou da cultura organizacional.

A cultura organizacional é aplicada a partir dos métodos de comunicação, porque é pela comunicação que a cultura é propagada. Através das interações com membros da empresa mais antigos que os aprendizes são socializados com a cultura. É assim que os novos parceiros aprendem o comportamento apropriado a seguir, observando os costumes da organização.

A cultura de uma organização, geralmente tem traços de seus fundadores. Estes costumam ter personalidades decisivas, valores sólidos e visão do que almejam. Amplifica-se a partir da experiência da empresa com o ambiente fora do cenário empresarial. Necessita ter sua própria identidade, interna e externamente, identifica que alguns valores e algumas práticas são mais eficazes do que outras. Diferencia-se em três níveis:

Artefatos: os produtos são facilmente visualizados por todos, identificados nos serviços e padrões de comportamento dos colaboradores da organização, como exemplo: os símbolos, lemas, cerimônias, histórias, etc.

Valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com