TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional Psicologia Organizacional

Por:   •  19/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE ARNALDO JANSEN

CURSO DE PSICOLOGIA

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Docente: Rachel Ferreira Sette Bicalho

Miriam Kelly Correa Neves

Mariana Isabel da Silva

Thiago Michel Pereira Silva

Marlone Marley Ferreira Alves

BELO HORIZONTE/MG

2023

Cultura e clima Organizacional

  1. Conceitos:
  1. Cultura Organizacional: A cultura organizacional refere-se ao conjunto de hábitos, valores, crenças e comportamentos individuais e coletivos, compartilhados pelos colaboradores de uma empresa, envolve ritos, sentimentos, percepções e outras questões compartilhadas, forma a identidade, a essência, o DNA da organização, a cultura começa com os fundadores da empresa e influencia desde a forma como os funcionários trabalham e interagem uns com os outros, até a resposta dos clientes. A cultura pode ser forte ou fraca, uma cultura fraca é sem consistência, uma cultura forte é como uma assinatura, que pode ser reconhecida até por quem não trabalha na empresa.
  1. Clima Organizacional: É a percepção coletiva dos funcionários sobre o ambiente de trabalho, uma espécie de termômetro que medirá o nível de satisfação dos colaboradores em todos os seus aspectos.
  1. Relevância do tema:

A cultura organizacional se torna relevante para uma empresa, pois influencia a forma como os funcionários trabalham, se relacionam e tomam decisões, impactando diretamente o desempenho, a produtividade e o ambiente de trabalho. Um exemplo da relevância de se ter uma cultura forte é a historia da Lego, durante 10 anos devido a problemas de gestão, a empresa  perdeu em média de 300 mil euros por dia, quando Jorge Vig Knudstorp entrou na empresa como o novo CEO, ele relembrou a empresa qual era seus valores e o que havia levado a Lego a ser um sucesso no começo, e quando a empresa inteira se conectou com o proposito da empresa, eles conseguiram virar o jogo.

  1. Perguntas Centrais:

3.1 – Quais são os fatores/indicadores que os psicólogos organizacionais consideram ao analisar tanto a cultura, quanto o clima de uma organização, para intervenção e prevenção de riscos e adoecimentos?

R. o Psicólogo em uma organização, para identificar problemas que posam afetar a saúde física e mental dos funcionários, precisam levar em conta a comunicação interna, a maneira como as pessoas se comunicam, os valores que são incentivados, as crenças compartilhadas, a liderança exercida, o nível de satisfação dos funcionários, o estresse laboral e as políticas de saúde e segurança no trabalho. Usando essas informações podem ser desenvolvidas intervenções para prevenir e tratar problemas como estresse, burnout e outros adoecimentos que tem relação com o trabalho.                                                                                                    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com