TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA TRAZER MAIS TALENTOS ÀS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  11/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.381 Palavras (18 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 18

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA TRAZER MAIS TALENTOS ÀS ORGANIZAÇÕES

RESUMO

Joana D’arc de Brito

Atualmente, as organizações estão buscando mudanças de natureza econômica, social, tecnológica e profissional que lhes ofereçam condições de promover melhor qualidade de seus produtos e/ou serviços para adequar-se aos novos modelos globalizados. A disputa de uma vaga no mercado de trabalho não significa a posse de um bom currículo do candidato, mas este deve possuir, além da qualificação, competências necessárias de liderança e capacidade de aumentar o capital empresarial através da inovação, além da conquista de novos mercados e novos clientes em potencial que possam agregar valor à organização. O objetivo geral desse trabalho é atender alguns requisitos no que diz respeito aos processos de recrutamento e seleção de colaboradores especializados, como também as ferramentas que possibilitam melhor capacitação dos atores envolvidos nesse processo. A pesquisa foi divida em duas partes: a primeira de cunho bibliográfico em livros, artigos, e revistas especializadas que compõem a base teórica; a segunda, através de pesquisa de campo em uma empresa especializada em exames por imagem, cujo recrutamento de seleção de pessoal atende normas específicas de recrutamento e de seleção. Esse trabalho se justifica pela importância que o recrutamento e seleção de pessoal devem levar em consideração elementos importantes como liderança, talento e capacidade de criar condições necessárias para o crescimento da organização.

Palavras-chave: Recrutamento; Pessoal; Seleção; Liderança.

ABSTRACT

The organizations in nowadays are searching for changes of economic nature, social, technological and professional that give conditions to promote a better quality of their products or services, and have sought to adapt to the new globalizations models. However, the great increase of looking for a job vacancy, for the candidate to assume this new function, it´s not necessary just a good curriculum, but he should have qualifications, in this way, it’s necessary leadership qualities, and have the capacity to increase the business capital through the innovation, however needs to conquer new trades and new clients that have the potential to add value to the company. The general objective of this work is to attend the requirements, with regards to the recruitment and selection process of specialized employees, and also the tools that allow a better actors capacitation involved in this matter. The research was divide in two parts: the first one It’s a bibliographic research based in books, articles and specialized magazines that build the theoretical basis; the second part, it is a field research in a diagnostic imaging specialized company, whose recruitment and selection of people meet the specific standards of recruitment and selection. This academic work it’s justify for the importance which the employee recruitment and selection it must to taken into important elements such us: leadership, talent and the capacity to create necessary conditions for the progress of the organization.

Key – word: recruitment, employees, selection, leadership.

INTRODUÇÃO

Na atualidade têm ocorrido inúmeras mudanças no ambiente corporativo e a inovação de produtos e serviços por elas oferecidos tornou-se um requisito necessário na acirrada competitividade por conquista de mercados. Mas as mudanças não se restringem apenas a melhoria de produtos e serviços, mas na aquisição de profissionais competentes que possam fazer a diferença na organização, especialmente no que se refere à capacitação, liderança e, principalmente, profissionais qualificados e comprometidos com a organização.

Portanto, as mudanças que vem ocorrendo atualmente têm afetado todos os setores da atividade humana: econômicos, tecnológicos, culturais, sociais e políticos. Por essa razão, as empresas precisam acompanhar essas mudanças através de um planejamento, treinamento, capacitação e planos de carreiras, isto porque uma das áreas que tem mais sofrido mudanças é da Gestão de Recursos Humanos. O processo de contratar pessoas qualificadas tem se tornado uma tarefa bastante complexa, isto porque existe a necessidade de melhoria continuamente do capital humano, agregar novos aos ativos da organização através de novos talentos.

O recrutamento e a seleção de pessoas fazem parte de um mesmo processo, que a introdução de novos elementos humanos na organização. Porém, existe uma diferença: enquanto que o recrutamento é uma atividade de atração, divulgação e comunicação, ou seja, uma atividade tipicamente positiva e convidativa, a seleção, por sua vez, é uma atividade de classificação, de escolha e de decisão e, portanto, restritiva e obstativa.

O objetivo principal desse trabalho é enfatizar a importância dos processos de recrutamento e de seleção de pessoas, cuja capacidade e profissionalismo são elementos essenciais para trazer talentos para o crescimento da organização. A pesquisa foi divida em duas partes: a primeira de cunho bibliográfico em livros, artigos, e revistas especializadas que compõem a base teórica; a segunda, através de pesquisa de campo em uma empresa especializada em exames por imagem, cujo recrutamento de seleção de pessoal atende normas específicas de recrutamento e de seleção. Esse trabalho se justifica pela importância que o recrutamento e seleção de pessoal devem levar em consideração elementos importantes como liderança, talento e capacidade de criar condições necessárias para o crescimento da organização.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Pressupostos históricos

A história das atividades humana, e da organização do trabalho se destaca desde a sua fase manual, agrícola e da base, cujas funções de caça, de pesca, e de trabalho na lavoura eram basicamente divididas por características pessoais tais como idade, sexo, força e aptidão.

A partir da Revolução Industrial ocorrida nos meados do século XVIII, na Inglaterra, surge o conceito atual de trabalho. A partir do final do século XIX, ocorre uma grande revolução na economia, que passa de agrária para uma economia industrial e tecnológica. Com o advento dessas mudanças vão influir também na sociedade, especialmente no que se refere às relações de trabalho. Muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com