TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Por:   •  29/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.152 Palavras (21 Páginas)  •  2.761 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS – UEMG

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE DIVINÓPOLIS – FUNEDI

Instituto Superior de Educação e Pesquisa – Inesp

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Natália da Silva Melo

Divinópolis

Junho 2010

Natália da Silva Melo

RELATÓRIO DE ESTÁGIO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Trabalho apresentado ao prof. Humberto Pozzolini, responsável pela disciplina de orientação de estágio, do 7ºp de Engenharia de Produção, para obtenção parcial de crédito.

Divinópolis

FUNEDI – INESP

2010

SUMÁRIO

Conteúdo

Página

Apresentação

4

1.

Objetivo

5

2.

Introdução

6

2.1. História da Ciafal S/A

6

2.2. Descrição do Processo Produtivo

8

3.

Revisão Bibliográfica

11

3.1 ERP SAP R/3

11

3.2. O Planejamento e Controle da Produção

13

4.

Atividades Desenvolvidas na Empresa

16

4.1. Planejamento e Controle da Produção

16

4.2. Gestão de Demanda

16

4.3. Ciclo de Produção

19

5.

Considerações Finais

22

6.

Referências Bibliográficas

23


Apresentação

O presente trabalho trata-se do relatório de estágio realizado na empresa Ciafal S/A, localizada no Centro Industrial de Divinópolis – MG, do ramo de laminação. O estagio foi desenvolvido na área de Planejamento e Controle da Produção, durante o primeiro semestre de 2010.


  1. OBJETIVO

O principal objetivo na realização do estágio é aprimorar meus conhecimentos teóricos na prática e no dia-a-dia da empresa. Realizando o estágio na área de Planejamento e Controle da Produção, a fim de conhecer, entender e descrever os processos planejamento e controle através do sistema de ERP utilizado pela empresa. Com foco voltado no sistema de ERP da empresa que é o SAP R/3, que ainda está em fase de implantação, possibilitando assim melhor acompanhamento do funcionamento do sistema.


  1. INTRODUÇÃO

Há mais de 45 anos a Ciafal S/A atende ao mercado com produtos de alta qualidade. A evolução da linha de produtos é resultado de pesados investimentos na estrutura de produção e incorporação de novas tecnologias.

Desta forma, a Ciafal S/A atende o mercado interno com laminados de aço: barras chatas, barras quadradas, barras redondas, cantoneiras e tarugos.

Os laminados de aço da Ciafal S/A estão presentes em diversos segmentos econômicos. As barras chatas, quadradas, redondas e cantoneiras são usadas como matéria-prima:

  • Em estruturas metálicas;
  • Em implementos agrícolas;
  • Pelo setor rodoviário;
  • Pelo setor automobilístico.

2.1. História da Ciafal S/A

O Sr. Wilson Santos, homem empreendedor que atuava na comercialização de sucata de ferro e aço, fundou a Ciafal – Comércio e Indústria de Artefatos de Ferro e Aço Ltda em agosto de 1962. Inicialmente, Wilson Santos trocava sucata por alguns produtos que eram revendidos a relaminadores.

Daí surgiu à idéia de transformar estes produtos vendidos em laminados. O foco, naquela época, era atender basicamente o mercado de Minas Gerais. A sede da empresa funcionava na região central de Divinópolis, no Centro Oeste de Minas.

O volume de negócios de ferro e aço rapidamente superou as expectativas, o que fez com que Wilson Santos decidisse verticalizar as atividades, iniciando a compra e a venda de tarugos de aço. Para atender a crescente demanda por laminados, a empresa investiu, a partir de 1976, na construção da sede atual da indústria, no Centro Industrial Jovelino Rabelo, em Divinópolis. A nova sede começou a funcionar em 1979, com uma produção de 800 toneladas por mês.

Na época, a empresa produzia vergalhões para construção civil e algumas bitolas de ferro chato, produtos que eram comercializados em pequenas quantidades, principalmente para serralherias e construções no entorno de Divinópolis.

Com o falecimento do fundador da Ciafal, o engenheiro Eduardo Fonseca Santos assumiu o comando das empresas em 1984. Ele apostou na modernização da indústria, elevando a produção de 800 toneladas/mês para 3.000 toneladas/mês (em um turno de trabalho). A empresa passou também a produzir barras destinadas à furação de fornos de usinas de ferro-gusa e ferroligas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (254.6 Kb)   docx (145.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com