TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE O DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DA EMPRESA BRADESCO S.A.

Por:   •  21/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA

Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos

Douglas de Gois Cataldo

PROJETO INTEGRADOR

RELATÓRIO SOBRE O DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DA EMPRESA BRADESCO S.A.

Santos

2017

INTRODUÇÃO

O Bradesco é um banco brasileiro. Atualmente é considerada a maior e mais valiosa marca da América Latina, consistindo no mais lucrativo banco privado do Brasil dos últimos anos, sendo o segundo maior banco privado do Brasil. Cresceu principalmente através de fusões e aquisições. Foi fundado em 10 de março de 1943 na cidade de Marília, interior de São Paulo, por Amador Aguiar, sucedendo a Casa Bancária Almeida & Cia., fundador Coronel Galdino de Almeida e sócio Coronel José da Silva Nogueira, sendo renomeado para Banco Brasileiro de Descontos S.A., cuja sigla era "Bradesco", que passou a ser o nome fantasia, e, a partir de 1989 razão social, quando foi alterado para Banco Bradesco S.A.

O setor de RH do Bradesco S.A tem como missão garantir e aprimorar permanentemente a Gestão do Capital Humano, influenciando e viabilizando a estratégia da organização. Além de ser reconhecido como Gestor Estratégico de Capital Humano e agente transformador, para contribuir com os resultados e a sustentabilidade do negócio.

  1. Plano de Desenvolvimento da Pesquisa

Através de pesquisa bibliográfica, será apresentado a construção, a estruturação e o operacional do setor de RH da empresa Bradesco S.A. A importância dessa pesquisa, se relaciona ao maior entendimento sobre a instituição Bradesco S.A, através de uma descrição minuciosa da funcionalidade do setor, e de todos os envolvidos. Além de citar a opinião do próprio diretor sobre o setor de RH e contratação da empresa. Os resultados esperados com o desenvolvimento do projeto são dispersar informações importantes sobre o funcionamento da Empresa Bradesco, que dentre tantas é a empresa da qual possui maior número de acionistas, oportunidades de emprego, crescimento profissional, e plano de carreira interna. Além de, principalmente, essa pesquisa visa ampliar os conhecimentos sobre o setor de RH da empresa Bradesco S.A.  


  1. Nome da Empresa e Ramo de Atividade

O objeto de estudo será baseado na empresa Bradesco S.A. O ramo de atividades engloba setores como, financeiro, seguros, previdência e capitalização e, ainda, em outras atividades no Brasil e no exterior. Quando analisamos a contribuição dos ramos de negócios para o lucro consolidado do grupo e sua importância no mercado onde atua, verificamos que 68% do resultado provêm das atividades relacionadas ao ramo financeiro, 32% são oriundas do ramo de seguros, previdência e capitalização e aproximadamente 5% de outras atividades.

  • Organograma segue em anexo (tamanho da imagem não suportado para o documento)

  1. Descrição do setor de Recursos Humanos

O departamento de Recursos Humanos do Bradesco S.A, tem como função estabelecer e gerenciar todos os processos relacionados ao Capital Humano da organização, resolvendo os de sua alçada, e encaminhando à Diretoria Executiva os que dependem de ratificação. Também, possui a garantia de cumprir todas as exigências legais relacionadas ao Capital Humano da organização.

Além disso, validam as comunicações massificadas dirigidas aos funcionários da organização, para garantir o alinhamento com as recomendações de Recursos Humanos.

O setor de Recursos Humanos do Bradesco tem como objetivo ser reconhecido como gestor estratégico do capital humano, e agente transformador para contribuir com os resultados e sustentabilidade dos negócios.

Como responsabilidade, o setor de Recursos Humanos zela pelo cumprimento do regulamento interno da organização Bradesco, e das declarações estratégicas para o gerenciamento dos Recursos Humanos da mesma, e demais Políticas e Normas relacionadas à gestão do Capital Humano. Além de, garantir e aprimorar permanentemente a Gestão do Capital Humano, influenciando e viabilizando a estratégia da organização.

Os indicadores de desempenho da organização apontam a Inflação como baixa; o Câmbio volátil; a Atividade Econômica estável; e o Juros baixo.

, funções de cada colaborador, integração com outros setores, etc.


4. Descrição de subsetores

O aluno deverá descrever com detalhes, o funcionamento de pelo menos três das atividades dos respectivos departamentos de uma grande empresa.

4.1 Recursos Humanos:

4.1.1 Recrutamento e seleção

4.1.2 Treinamento e desenvolvimento

4.1.3 Departamento pessoal

4.1.4 Segurança e saúde no trabalho

4.1.5 Acompanhamento e avaliação

4.1.6 Cargos e salários

4.1.7 Clima organizacional e motivação

5. Relações Sindicais

5.1 História do sindicato dos empregados

Essa história teve início na década de 1920. São Paulo tinha cerca de 500 mil habitantes, sendo 1.800 trabalhadores em estabelecimentos bancários, quando se abriu o debate sobre a criação de uma entidade que representasse a categoria. E assim aconteceu naquele 16 de abril de 1923. Com estatuto aprovado e primeira diretoria eleita, nascia a Associação dos Funcionários de Bancos do Estado de São Paulo, a primeira do país.

5.2 Influência do sindicato na categoria

A entidade buscava se credenciar junto aos bancários e criar uma identidade própria, pois, naquele período, muitos trabalhadores entendiam-se como comerciários. Então, para criar proximidade, a atuação da Associação nos primeiros anos caracterizou-se por manter atividades instrutivas e recreativas para a categoria, desvinculadas de qualquer orientação política.        

5.3 As negociações com o sindicato

A negociação sindical, ou seja, para se chegar a um Acordo Coletivo de Trabalho, é uma das modalidades mais relevantes de negociação, mais ainda nos momentos de crise. Negociações bem feitas são uma forma importante de contribuir para a excelência organizacional, melhorando as relações internas, aumentado a produtividade e assim fortalecendo os resultados a serem alcançados e obtidos. As negociações sindicais são bastante complexas, não apenas pela duração, mas também pelo número de negociadores e a amplitude dos assuntos a serem tratados. Assim, numa reunião de negociação podem participar até mais de 80 pessoas, pertencentes a vários sindicatos e federações que nem sempre partilham dos mesmos pontos de vista podendo, inclusive, serem adversárias. E o resultado pode ser um acordo com mais de 40 paginas contendo por volta de 80 cláusulas, envolvendo não apenas questões salariais, mas também aspectos de direitos humanos, assédio moral e sexual, questões de racismo, direitos sindicais e programas de benefícios das mais variadas ordens. Para que os negociadores que representam a empresa possam ter um desempenho de alto nível é preciso que sejam treinados e competentes levando em conta três parâmetros bastante significativos: a cultura e o clima organizacional, a organização de negociação e o processo de negociação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com