TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: ANÁLISE DO FILME TEMPOS MODERNOS

Por:   •  8/2/2016  •  Resenha  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  1.096 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE DO FILME TEMPOS MODERNOS

1ª Questão:

Em 1860 é iniciada a segunda revolução industrial, gerando mudanças no processo de industrialização que se estenderam até a 1° guerra mundial.

Em 1911, o engenheiro Frederick W. Taylor publicou os princípios da Administração científica. Ele prepunha uma divisão do trabalho, fracionando as etapas do processo produtivo. De modo que o trabalhador desenvolvesse as tarefas ultras especializadas e repetitivas.

Em 1913, Herry Ford foi o primeiro a aplicar com sucesso, em sua empresa os conceitos do Taylorismo.

Com a implementação da linha de montagem, surgiu o conceito de Fordismo, absorvendo os aspectos da teoria de Taylor.

No filme Tempos Modernos, Chaplim relata a ideia do operário-massa que tanto caracteriza a produção Fordista–Taylorista. De acordo com Chaplin, a vida na sociedade industrial é baseada na linha de produção e montagem

  • Chaplim colocado na máquina para se alimentar: O tempo da alimentação era considerado perda de produção. Com essa ganância que as empresas têm que produzir, seus movimentos são totalmente controlados pela necessidade de lucros.
  • Chaplim apertando parafusos: Ênfase nas tarefas e linha de produção. Cada operário realiza uma só etapa.
  • A fiscalização constante e a aceleração das rotinas de produção eram pontos abordados pela teoria clássica e também estão presentes no filme. Chaplim na esteira com outros operários: Um supervisor faz controle rígido de produção e estava sempre controlando o tempo gasto em cada tarefa. Taylor propunha q as tarefa fossem realizadas num prazo mínimo
  • Controle de tempo e movimentos- cada tarefa tinha que ser realizada no momento certo. É um trabalho de movimentos repetitivos e pressão que a empresa impõe sobre o funcionário, em busca de maior produção.
  • A centralização do poder é outra característica das escolas clássicas e que está presente no contexto do filme. As cenas em que mostra o dono da fábrica observando os seus operários pelos monitores retratam além da centralização a impessoalidade que os operários eram tratados.
  • Chaplim faz uma pausa, mas o chefe fica monitorando o faz voltar ao serviço imediatamente: Isso retrata a falta da necessidade de descanso, fazendo com que o homem seja não comparado a uma máquina mas se torne uma.
  • Chaplim fica dentro da máquina: Até chegar um ponto de que um funcionário é engolido pela máquina, isso é uma das maiores fontes e stress atualmente. Chaplim enlouquece bitolado pela repetição da linha de produção que saiu apertando tudo o que via pela frente, acabou sendo levado ao hospital.

2ª Questão:

Ainda vemos a precarização no trabalho nos dias atuais, principalmente nas indústrias e nas fábricas de confecções de roupas e calçados que estão localizadas nas cidades pequenas. Os operários são submetidos a muitas horas de trabalho para ganhar pouco dinheiro e não podem reclamar porque, muitas vezes, é única fonte de renda da cidade. A forma de administrar é centralização do poder, os funcionários tem que seguir rigorosamente as ordens dadas pelos supervisores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com