TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre o Filme "Tempos Modernos"

Por:   •  31/7/2022  •  Resenha  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “Tempos Modernos” descreve como eram as rotinas de trabalho em 1929, durante a quebra da bolsa norte americana. Também fazendo referências a revolução industrial. Tudo isso sem falas ou expressão verbal.

A forma que os funcionários eram tratados na tentativa de transforma-los em máquina também é mostrada, como quando uma empresa desenvolve uma máquina para que os funcionários almocem enquanto trabalham, fazendo assim, a produção não ter parada.

Em alguns momentos, o patrão aparece nos telões e ordena que os seus subordinados aumentem a velocidade da produção, sem se atentar ao bem-estar de seus funcionários. O que deixa ainda mais claro a prioridade em lucrar, já que os funcionários poderiam ser facilmente substituídos uma vez que naquela época as taxas de desemprego eram altas.

É perceptível o quanto processo de produção em massa é exaustivo, ficando evidenciado quando o personagem principal entra em crise, devido ao trabalho repetitivo e exaustivo. Nos dias atuais, esse tipo de situação é considerado uma doença. A síndrome de Burnout trata-se de um distúrbio emocional resultado de uma rotina de trabalho desgastante. Ela também é conhecida como síndrome do esgotamento profissional.

Entre os sintomas, além da exaustão, constam dores de cabeça frequentes, alterações no apetite, problemas gastrointestinais, dificuldades para dormir e para se concentrar, além de sentimentos de fracasso e incompetência

Esse modo de produção Fordista segue sendo utilizado nos dias atuais, sem se importar com a saúde mental e física dos trabalhadores. É possível encontrar facilmente empresas que desrespeitam ás leis trabalhistas: o não registro, a falta de pagamento das horas extras, não comprimento de horário de almoço ou descanso, falta de folga semanal remunerada, etc. Podemos entender, portanto, que esse descaso dura desde a época retratada no filme, ainda que ele tenha sido produzido antes da efetividade de algumas dessas leis.

Chaplin realmente estava à frente de seu tempo quando produziu "Tempos Modernos", afinal, mesmo nos dias atuais, 86 anos depois, nada nunca fora tão moderno. Chaplin, mesmo sem palavras, deixou claro a importância da garantia das leitas trabalhistas aos empregados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com