TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO ARTIGO: “TICIANO X TINTORETTO: A BATALHA DA ARTE”

Por:   •  31/5/2016  •  Resenha  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 2

MBA em Gestão Estratégica de Pessoas – Campus Lourdes

Estratégia Empresarial

Professor: Gernot Muller

Aluna: Kelly Ferreira da Costa RA: 115248850

RESENHA DO ARTIGO: “TICIANO X TINTORETTO: A BATALHA DA ARTE”

O referido artigo apresenta o desenvolvimento profissional de dois pintores: Ticiano e Tintoretto, artistas que viveram em Veneza entre os séculos IX e XII.

Ticiano ficou reconhecido por suas obras que foram voltadas para a alta nobreza. Tinha um atelier com inúmeros assistentes e iniciantes, e o modo de executar suas obras, das matérias primas à forma de produção, foi reconhecido fortemente no mundo das artes da época até hoje.

Tintoretto era um jovem humilde que um dia foi aprendiz de Ticiano, mas que foi rejeitado pelo mesmo, talvez por receio que ele tomasse o seu lugar. Após ser excluído, Tintoretto passou a trabalhar sozinho, exibindo suas obras nas ruas utilizando traços das técnicas de outros pintores. Posteriormente reinventou a maneira de produzir suas obras a fim de buscar agilidade na produção e de comercializá-las.

Fazendo uma analogia dos métodos utilizados pelos dois artistas, e  observando os ideais estratégicos almejados por algumas instituições, dou ênfase à inovação das estratégias comparada ao momento em que Tintoretto identifica o tipo de trabalho que será prestado analisando cada cliente. Este momento é crucial para chegarmos aos conceitos que temos hoje de análise de mercado/segmento, tendo em vista o público alvo/clientes.

Apesar da exigência de mercado para que as estratégias sejam inovadoras, ainda observo empresas com traços voltados para o modelo estratégico de Ticiano, com seu modo tradicional e elitizado de manter-se atuante e competitivo. Sendo que mesmo estas empresas mais tradicionais acabam sendo influenciadas pelo mercado a buscar por novos modelos e análises de mercado.

Deste modo, independente do modelo que uma empresa escolhe para gerir suas estratégias, é importante que a mesma esteja em concordância com o segmento atuante, com o nível de exigência dos seus clientes (incluindo o nível social e financeiro) e com a visão e valores da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com