TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME PEDMAN

Por:   •  21/6/2019  •  Resenha  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  2.185 Visualizações

Página 1 de 2

Padman, os princípios da organização na prática

Padman é um filme sobre a história real de um homem simples que, ao se deparar com a forma tradicional e precária com que sua esposa e a grande maioria as mulheres da índia lidavam com a menstruação, acabou, fortuitamente, se tornando um empreendedor. Isso porque utilizou de suas habilidades naturais e conhecimentos adquiridos para tentar resolver o problema e conseguiu criar uma máquina que produz absorvente íntimo de baixo custo. Por consequência, sua iniciativa conseguiu melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas, contribuindo não só para a saúde das mulheres, como também para o desenvolvimento empreendedor da coletividade.

A princípio, o “pad man” tenta resolver o problema adquirindo para sua esposa um pacote de absorventes, porém o produto apesar de parecer muito simples, tinha um custo muito elevado. Diante disso, ele inicia seu empreendimento fazendo alguns absorventes de forma manual, com matérias-primas simples, de tecido e algodão. No entanto, após alguns testes mal sucedidos e diante da rejeição da sociedade e da esposa, ele abandona sua aldeia decidido a transformar a vergonha em respeito.

Em seguida, ele buscou informações em diversos lugares até chegar ao conhecimento da matéria-prima adequada e de como funcionava uma máquina industrial de absorventes. Logo, conseguiu investir na compra de equipamentos e construir uma máquina simples, porém tão eficiente quanto uma industrial, e finalmente fabricar absorventes de baixo custo. Além disso, ele expandiu sua invenção para que em cada aldeia as mulheres trabalhasem suas próprias fábricas e vendesem os absorventes para a população local.

Nessa trajetória, ele buscou, sobretudo, diminuir o custo do produto, simplificando e desburocratizando sua fabricação e, de forma intuitiva, acabou utilizando alguns componentes da nova organização para conseguir tal feito. Especializou-se conforme o produto para o qual trabalhava. Deteve grande autonomia, o que possibilitou sua adaptação e inovação de forma muito dinâmica em busca de novas soluções. Ao expandir seu negócio, usou estratégias para estimular a ampla participação de todas as mulheres na definição da visão organizacional, com uma abordagem coletiva, que dependeu da aceitação por todos de uma cultura comum da organização. Elas assumiram o papel de coordenação e tomada de decisão e foram estimuladas a contribuir de maneira ativa no processo de liderança por meio de iniciativas locais. Sua invenção não foi patenteada, ou seja, ele não se baseou no lucro para expandir seu negócio, mas na responsabilidade social efetiva em relação aos interesses locais da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com