TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA FILME SOBRE CONSUMISMO

Por:   •  26/10/2018  •  Resenha  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 3

Em Os Delírios de Consumo de Beck Bloom, de Jerry Bruckheimer, conhecemos a historia de Rebecca Bloomwood, uma garota que possui compulsão em fazer compras, e com isso, acaba indo a falência. Pois Rebecca acaba sendo demitida, e mesmo insatisfeita com seu trabalho, Rebecca acaba se afundando cada vez mais em dividas, pois seu vicio não a permita que enxergasse sua situação atual.

Rebecca é uma jornalista fracassada profissionalmente, pois tinha um emprego da qual odiava, pois ela amante de modas, e trabalhava em uma revista, na coluna sobre jardinagem. Rebecca certo dia, tenta a sorte em uma das revistas da qual é muito fã, e após descobrir que a vaga já foi preenchida, uma confusão se arma, e ela acaba trabalhando em uma revista sobre finanças. Então Rebecca começa a escrever de uma forma simples e objetiva sobre economia, contando um pouco sobre as suas experiências pessoais, assim se tornando um sucesso.

Neste filme que aparentemente usando uma linguagem cômica, podemos perceber um toque de ironia, e um alerta sobre o consumismo. A personagem principal chama atenção por possuir um vicio que aparentemente não seria tão nocivo, porem, percebemos o quanto isso a prejudica, fazendo a inverter os valores, priorizando coisas desnecessárias, e deixa de lado o necessário.

De uma forma geral, observamos o quanto a sociedade é bombardeada e pressionada pelo mundo capitalista todos os dias desde a sua infância, fazendo a acreditar que necessita sempre de algo, e muita vez cria-se ate situações para mascarar isso. Segundo o sociólogo e também economista Emile Durkeim, isso se dá a algo que chamamos de fato social, que se provem do exterior, de uma forma coercitiva e geral. A raiz do problema da personagem se encaixa em dois fatores; a escassez dos recursos na sua infância, pois seus pais eram extremamente economista, e convivendo em meio a uma sociedade consumista, onde as crianças se tornam alvos fáceis, seus desejos foram cada vez mais limitados. Então a partir do momento que a mesma, passa a ter “condições” de suprir seus desejos, se torna em algo totalmente fora do controle, pois a mesma se torna refém disso. E outro fator que também teve sua importância, foi o fato da personagem possuir frustrações, tanto na área profissional, quanto na área emocional, após a personagem encarar com realismo a sua situação atual, a mesma procurou um solução.

.

  1. Será que há alguma margem segura entre o consumo saudável, necessário, e o exagero ?

Talvez a busca pelo equilíbrio, nada em excesso é bom. Algo que me chamou bastante atenção foi a pergunta da terapeuta, a qual a personagem frequentava  “Eu preciso disso? Acho que o margem esta no necessário, e a saúde mental principalmente.

  1. Quando o consumo passa de aliado para opressor no mundo globalizado?

Quando você passa a inverter valores, priorizar o bem material, mais do que a pessoas. Quando você  é dominado por aquilo, mesmo que saiba que você esta excedendo, porem sempre procura desculpas.

  1. O que você aprendeu com a história de “Os delírios de consumo de Beck Bloom”?

Então, pude perceber quanto realmente vivemos em uma sociedade opressora, somos pressionados por todas as partes, televisão, internet, e ate pessoas também nos influenciam, e então passamos a desenvolver cada vez  menos o senso de critica, e perdendo assim a autonomia. O consumismo é um mal que aparente não parece tão grave quanto às drogas, porem tem o poder devastador da mesma maneira, pois você passa a se tornar refém daquilo, viver e sentir prazer apenas com aquilo, perdendo sua qualidade de vida, você acaba sendo capaz de fazer qualquer coisa, passando da racionalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (113.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com