TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

Por:   •  30/8/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso: Administração

Disciplina: Responsabilidade Social, Ambiental e Empresarial

Prof: Dra. Andrea Bulgakov Klock

Atividades 1 – 2 - 3 e 4

Aula 1 - A ideia de Desenvolvimento é alvo de divergentes teorias, que apontam para diferentes ângulos o que é efetivamente considerado desenvolvimento. Com suas palavras e com base na aula, em no mínimo 5 linhas, explique as principais teorias sobre o que se entende por Desenvolvimento.

O desenvolvimento endógeno é uma forma específica de desenvolvimento econômico, que depende principalmente da mobilização dos recursos internos de cada território. O desenvolvimento como liberdade está vinculada ao indivíduo ter os direitos mínimos existenciais, como garantias: alimentação, moradia, meio ambiente. O desenvolvimento sustentável está vinculado à economia, sociedade e meio ambiente – logo, em conceito, este engloba os outros 2 citados anteriormente.

Aula  2 – Indique e explique com base na aula, em no mínimo 5 linhas, quais são os fatores que compõem o Índice de Desenvolvimento Humano.

Para a realização de seus cálculos, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considera aspectos socioeconômicos como: expectativa de vida, acesso ao conhecimento e o padrão de vida de uma população. Diante destes dados,  há uma mensuração do progresso de uma nação a partir de três dimensões: renda, saúde e educação. O IDH varia de 0 (zero) a 1, quanto mais se aproxima de 1, maior a qualidade de vida do país aferido.

Aula  3 - A sustentabilidade envolve muitas questões, como a proteção ambiental, o bem-estar coletivo, as relações humanas, o crescimento econômico, entre outras. Tendo isso em mente, cite e explique sucintamente cada um dos três pilares da sustentabilidade.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

O pilar econômico do desenvolvimento sustentável é a garantia de que um negócio permaneça rentável e que ele pratique uma governança adequada, preservando os demais pilares. A sustentabilidade econômica possibilita a gestão eficiente dos recursos produtivos, bem como o fluxo de investimentos públicos e privados.

O pilar ambiental do desenvolvimento sustentável pretende diminuir nosso impacto sobre o meio ambiente para preservá-lo para as gerações futuras, com ações que combatam o aquecimento global, por exemplo. Dos 3 pilares da sustentabilidade, o ambiental costuma receber maior atenção das empresas que visam reduzir suas emissões de carbono, o uso da água, o desperdício e os impactos gerais sobre o meio ambiente.

O pilar social do desenvolvimento sustentável é o foco nas pessoas e na sociedade, já que empresas sustentáveis precisam do apoio de seus colaboradores, clientes e da comunidade em que atuam. Na prática, as empresas precisam estar cada vez mais conscientes de como suas ações refletem sobre aqueles ao seu redor, a fim de promover o bem estar da comunidade.

Aula 4 - Explique  de maneira resumida, o que é o Neoliberalismo.

O neoliberalismo é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia, onde deve haver total liberdade de comércio para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. Os autores neoliberalistas afirmam que o estado é o principal responsável por anomalias no funcionamento do mercado livre, porque o seu grande tamanho e atividade constrangem os agentes econômicos privados. Este, defende: a pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, a política de privatização de empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, a abertura da economia para a entrada de multinacionais, a adoção de medidas contra o protecionismo econômico, a diminuição dos impostos e tributos excessivos etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (179 Kb)   docx (62.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com