TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO FILME "A META"

Por:   •  19/4/2017  •  Resenha  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  5.065 Visualizações

Página 1 de 5

O filme mostra a importância da otimização dos processos produtivos, que inicialmente a fábrica UniCo tinha vários problemas graves como pedidos atrasados, falta de planejamento, reclamações de clientes importantes, estoques cheios, altos custos operacionais, recursos não otimizados, além de estarem perdendo fatias importantes do mercado no último trimestre, e o mais importante, a fábrica não dava lucro o que ia de encontro com a meta da empresa, que era apenas “ganhar dinheiro”. Ao contrário do que muitos pensam o aumento da produtividade ou da eficiência não reflete o aumento do lucro nas organizações, muitas vezes não se avalia os resultados da forma correta por não conhecer os objetivos reais da organização. Como foi relatado no filme, para que a fábrica voltasse a dar lucro, devia-se aumentar o ganho, reduzindo os estoques e diminuindo as despesas operacionais.

        O conhecimento sobre os custos operacionais são muito importantes, no caso do filme, eles fizeram um grande investimento em uma melhoria produtiva na compra de robôs para aumentar a “produtividade” sem ter o real conhecimento do custo que traria para a empresa e sem saber se aquele processo específico era um gargalo na fábrica, e com isso acabou se tornando um problema e não um ganho.

        As organizações deve reconhecer o valor que tem uma ferramenta para a padronização de processos com ênfase nos custos operacionais, pelo motivo de que se têm muitos benefícios, como: poder utilizar adequadamente os recursos disponíveis, beneficia a operacionalização do processo, aumento da produtividade, desenvolver a qualidade dos produtos e obter o controlo do processo.

        Por não ter esse controle de produtividade, ocorreu o excesso dela gerando um estoque muito alto de peças que por si só, não poderiam finalizar os pedidos que já estavam atrasados, com isso primeiramente foi identificado qual era o gargalo do processo produtivo.

        De acordo com a teoria da restrição, quando se encontra qual o processo chave na cadeia de produção que está deficiente, o foco deve ser em potencializar sua produção, fazer com que ele deixe de ser apenas mais um processo e fazer com que todos os outros processos produtivos estejam em função dele.

“Baseado também no texto “A Teoria das Restrições: O que é?, que mostra a proposta pelo físico israelense Eliyahu Moshe Goldratt no livro A Meta, a chamada Teoria das Restrições (no inglês Theory of Constraints ou TOC), que é uma filosofia de negócios que se baseia na existência de restrições ou gargalos. Um gargalo é uma máquina ou processo de fabricação incapaz de atender a demanda que lhe é requisitada; uma máquina parada devido a algum defeito é temporariamente um gargalo, pois é incapaz de produzir qualquer coisa (sua capacidade é nula). Que no conceito de restrições exige uma visão sistêmica da organização, isto é, enxergar o processo de produção como um fluxo contínuo, ao invés de segmentá-lo em diversas unidades independentes. Isso garante que todo o sistema esteja alinhado com uma única meta e permite que os gargalos possam ser trabalhados para atingi-la mais facilmente. Segundo a TOC, todos os sistemas de negócio sofrem uma limitação devido a pelo menos um desses gargalos, o que os impede de atingir as metas traçadas pela organização. Esse pensamento característico pode ser resumido na frase “Uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco”; isso significa que haverá sempre um item na organização enfraquecido, o que prejudicará o desempenho da empresa. É papel do gestor, portanto, controlar na medida do possível os gargalos ou “elos fracos” da empresa garantindo com isso um melhor desempenho e eficácia. Para garantir e efetuar esse controle, a Teoria de Restrições propõem diversas práticas buscando responder às três perguntas básicas: o que mudar?, como mudar? e como motivar a mudança?”. (Fonte: http://www.auctus.com.br/a-teoria-da-restricoes-o-que-e/)

        Ao fazer isso, os estoques naturalmente serão reduzidos, pois deixa de acumular peças complementares, reduzindo custos operacionais e de estocagem. O excesso do estoque significa o excesso da capacidade produtiva, e saber administrar a capacidade produtiva é um ponto chave para todos os resultados na fábrica citada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com