TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos: Carreiras, Salários e Benefícios

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.928 Palavras (12 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 12


I INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------- 03
1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO ------------------------- 04
1.1 Histórico organizacional -------------------------------------------- 04
1.2 Missão ----------------------------------------------------------------- 05
1.3 Visão--------------------------------------------------------------------- 05
1.4 Valores ----------------------------------------------------------------- 06
1.5 Responsabilidade social--------- ---------------------------------- 06

1 ADMINISTRAÇÃO GERAL ------------------------------------------------ 07
2.6 Planejamento --------------------------------------------------------- 07
2.7 Organização ---------------------------------------------------------- 08
2.8 Controle ---------------------------------------------------------------- 08

3 RECURSOS HUMANOS --------------------------------------------------- 09
3.1 Recursos Humanos Comportamental ---------------------------------- 09
3.2 Recursos Humanos Ferramentas --------------------------------------- 09
3.3 Recursos Humanos Recrutamento e Seleção ------------------------10
3.4 Recursos Humanos Treinamento e Desenvolvimento------------- 11
3.5 Recursos Humanos Carreiras, Salários e Benefícios ------------- 12

4 MARKETING ----------------------------------------------------------------- 13
5 ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS ------------------------------------- 13
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS ----------------------------------------------- 14
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ------------------------------------ 15

I INTRODUÇÃO

O relatório do estagio supervisionado é uma descrição objetiva dos fatos obtidos no decorrer das atividades desenvolvidas na prefeitura de Massapê, durante a realização do trabalho percebe-se que a organização é bem administrada com compromisso e responsabilidade, porem qualquer que seja o problema será resolvido ou minimizado em função de um objetivo. Para que este objetivo seja atingido, a necessidade de desenvolver e promover a integração e relação de todos de os membros de grupos que esta no atendimento e numa direção oferecida à população de forma ética, inovadora e criativa. A área de recursos humanos para organização significa a valorização do colaborador com o objetivo que os mesmos possam dar suas sugestões criativas e inovadoras.

1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

1.1 Histórico da Organização

A Prefeitura de Municipal foi fundada por José Carneiro de Araujo no ano de 1949, na cidade de Massapê e esta situada na Rua Major José Paulino Aguiar nº 191 centro.
A finalidade da construção do prédio na época era de receber as pessoas que vinham a procura de ajuda, e reunir grupos para promover ações de regularizações fundiárias, melhorias habitacionais e urbana. Atualmente a localização do prédio situa-se no mesmo lugar com administração de um governo municipal tendo responsabilidade, compromisso e cuidado com as pessoas, mostrando o que é mais importante para a população de nossa cidade.
Investe na formação e capacitação de seus colaboradores fazendo-os capazes de se adaptarem a uma cultura com sólidos princípios éticos nas suas respectivas áreas de atuação sem deixar de lado o compromisso e responsabilidade de suas ações. Realiza concurso com intuito de assegurar o colaborador a trabalhar com estabilidade, desenvolvendo suas funções com eficiência e eficácia.
Os setores que fazem parte dessa administração são: O setor de Assessoria Jurídica, Protocolo, Licitação, Recursos Humanos, Tributação, Comunicação, Centro de processamento de dados, Controladoria, Contabilidade, Tesouraria, Almoxarifado, Arquivo morto e Gabinete do prefeito.
No inicio da administração contava apenas com 20 funcionários, hoje já podem contar com 1400 funcionários. A administração hoje é bem desenvolvida com símbolo e logo marca padronizada que é identificado no fardamento dos colaboradores e documentos.
A organização conta com gestores que estão a frente de outras secretarias, que desenvolve projetos que viabiliza a sustentabilidade da administração.

1.2 Missão

Estabelecer um sistema de gestão de pessoas que proporcione a capacidade de motivar bem como promover a integração o desenvolvimento e capacitação no sentido de potencializar suas competências visando o seu desempenho.
Tem como principal valor ético priorizar a população com o foco de melhorar o aproveitamento de todos os recursos disponíveis.
Por ser uma empresa publica prioriza a definição de estratégias para sua sustentabilidade e do que será imprescindível fazer.

Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa. (PETER DRUCKER 2000, p.89).

1.3 Visão

É definir um conjunto de convicções e compreensões para onde deve seguir a organização, e como serão tratados os recursos materiais e humanos nessa trajetória. É a visão que determina os objetivos de investimento, desenvolvimento, trabalho, estratégias para alcançar o sucesso da organização, inspirando e impulsionando-a para gerar uma energia positiva para seus colaboradores. “Visão é a imagem que a organização tem a respeito de si e do seu futuro, representa o sonho de realidade futura de uma organização, o qual lhe serve de guia”. (CHIAVENATO 1999, p. 51).

1.4 Valores


Prioriza a cultura organizacional condensando seus valores, compromisso, ética, competência transparência e responsabilidade para melhorar a compreensão da dinâmica e das atividades dentro da empresa, alem de garantir um presente de realizações e construir um futuro promissor e melhor para todos os beneficiários e familiares.

1.5 Responsabilidade Social


Surgiu a partir da década de 1990 com um propósito de ser implementada nas organizações uma política de preservação e cuidados com o meio ambiente para que assim as empresas manterem-se competitivas.
A responsabilidade social na empresa representa uma visão empreendedora, mas preocupada com o entorno social em que a empresa está inserida, ou seja, sem deixar de se preocupar com a necessidade de geração de lucro, mas colocando-o não como um fim em si mesmo, mas sim como um meio para se atingir um desenvolvimento sustentável e em prol do meio ambiente, da educação, da saúde, enfim do resgate da qualidade de vida das pessoas, para que elas voltem a ser cidadãos e consumidores.
A administração realiza projetos de responsabilidade social que tem como objetivo proporcionar tanto para seu colaborador quanto para a população uma infraestrutura ambiental que promove e realiza um compromisso continuo com a qualidade de vida e por um ambiente sustentável.
A organização desenvolve uma Agenda Ambiental na Administração Publica conhecida como (A3P). A A3P tem como finalidade a construção de uma nova cultura institucional para inserção de critérios sócio ambientais na administração pública. É através da A3P que é feita uma coleta diferenciada em órgãos públicos e população, sendo que para o desgaste excessivo de copos descartáveis dentro das secretarias, escolas e prédios públicos foi substituído copos descartáveis por copos de plástico.
A coleta feita dos residos passa por um processo de reciclagem feita por catadores em um galpão onde os mesmos separam os residos como: vidros, plástico e papeis que depois desse processo vai à venda. A população é orientada por técnicos responsáveis que ensinam a separa o lixo seco do molhado.
A empresa realiza e desenvolve projetos sociais oferecidos pelo governo do estado do CE como: Programa de Erradicação do trabalho Infantil (PETI), Projovem, Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referencia Especializado da Assistência Social (CREAS), que visam a inclusão social e defesa dos direitos humanos da população e principalmente das famílias com renda per capita baixa.
Todas essas ações faz com que a organização contribua para melhoria de vida sustentável e com qualidade de vida da população Massapeênse.


1 ADMINISTRAÇÃO GERAL

2.6 Planejamento


O planejamento da organização é a longo prazo com a participação de níveis hierárquicos, havendo separação de planejamentos estratégicos, tático e operacional, entre administração geral e setores.“Planejar significa um processo que consiste na analise sistemática da situação atual e das ameaças e oportunidades futuras visando a formulação de estratégias, objetivos e ações.” (CHIAVENATO, 2000, p.95).


2.7 Organização


A estrutura física conta com 13 setores que são: Acessória Jurídica, Protocolo, Licitação, Recursos Humanos, Tributação, Comunicação, Centro de processamento de dados CPD, Controladoria, Contabilidade, Tesouraria, Almoxarifado, Arquivo morto e Gabinete do Prefeito.
Cada setor exerce funções importantes para um bom funcionamento da empresa, como por exemplo: O RH ele cuida da parte burocrática de admissão e demissão, havendo padronização para cada atividade de acordo com a função de cada setor. “Organização são unidades sociais deliberadamente construídas para perseguir objetivos específicos e são formadas pelo soma de pessoas, máquinas, equipamentos, recursos financeiros e outros”. (MAXIMIANO, 1992, p. 198).




2.8 Controle


Tem como função controlar e averiguar se as atividades projetos estão de acordo com as atividades originais que foram planejadas.
Suas avaliações de planejamento e objetivos são feitos por meio de reuniões e estudos coletivos, com verificações e acompanhamento de todos os orçamentos. A organização possui uma auditoria interna de custo bem elevados. “Controlar é comparar o resultado das ações com padrões previamente estabelecidos, com a finalidade de corrigi-las se necessário”. (OLIVEIRA, 2005, p. 427).


2 RECURSOS HUMANOS

3.1Recursos Humanos Comportamental

Na prefeitura o modelo de liderança democrática com cargos que permitam tomar decisões, dependendo de cada setor. Dentro desse contexto percebe-se que as pessoas que lideram os setores são responsáveis por tomar as atitudes corretas para resolver os problemas da prefeitura.
Os colaboradores são convidados a acompanhar as transformações e isso na pratica significa aprimoramento de competência tanto técnica quanto comportamentais.
As lideranças expressão a visão, ganham adesão e a implanta para promover valores, delegar competências, ouvir, apoiar, energizar e habilitar as pessoas a tomar decisões certas por conta própria. “Pessoalmente destacaria duas grandes competências comportamentais pela prefeitura criatividade e iniciativa”.
Os funcionários se relacionam e se comunicam de forma harmoniosa e gentil, formando laços de amizade dentro e fora da organização.


O homem tem diferentes necessidades às pessoas são motivadas por uma diversidade de necessidade. Um fator pode motivar o comportamento de uma pessoa e não ter potencial suficiente para determina seu comportamento no dia seguinte. (IDALBERTO CHIAVENATO, 2001, p.81).


3.2 Recursos Humanos Ferramentas

O modelo de RH adotado é por competência e estratégia, com recursos que procurem atender as necessidades da prefeitura, com mudanças, melhoria e projetos atuais, ideias brilhantes, ações rápidas e constantes adaptações, com o sistema de RH adquirido pela empresa.
A gestora de RH tem acesso a software para incluir os cadastros, descrições de cargos, folha de pagamento, 13º salário e férias.
A prefeitura possui programa de inclusão como: os portadores de necessidades especiais, mulheres e negros em cargos de chefia com descrição de cargos distribuída por competência a cada membro. O gestor faz demanda a partir da necessidade da empresa através de admissão por portarias, com cargos avaliados anualmente.
Os cargos são escritos formalmente dando acesso para ingressar na empresa as descrições necessárias inclui atividades, qualificações, e ferramentas de trabalho, com avaliação de desempenho baseado na descrição de cargo.

A Avaliação de Desempenho é uma importante ferramenta de Gestão de Pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. (CHIAVENATO, 1999, p. 354).


3.3 Recursos Humanos Recrutamento e Seleção


Na organização o recrutamento é efetuado formalmente, para esse fins são usados os seguintes critérios de informação, cartazes, panfletos, anúncios e recepção. A entrevista é a técnica mais utilizada nesse processo seletivo. A ampla utilização dessa técnica se deve a alguns fatores como: o baixo custo, a facilidade de sua aplicação, a adaptação desta técnica a diversas fazes do processo seletivo e a riqueza de informações, seções e impressões sobre o candidato que a entrevista possibilita ao selecionador. A técnica permite o contato direto com o candidato, possibilitando sanar duvidas e esclarecer alguns pontos que possam ter surgido no processo de recrutamento, ou mesmo, durante a aplicação de outras técnicas de seleção.

Recrutamento e seleção devem anunciar a disponibilidade do cargo no mercado e atrair candidatos qualificados para disputá-lo. O mercado pode ser interno, externo ou uma combinação de ambos. Em outras palavras, a organização deve buscar candidatos dentro da organização, fora da organização ou em ambos. (CHIAVENATO, 1999, p. 92).

Há um padrão de variação de cargos que é definido pelo gestor. O candidato mantém um banco de dados com a indicação e participação do superior, havendo um bom número de candidatos de acordo com cada cargo e vagas disponíveis, após a seleção é feita uma triagem com a participação da secretaria de educação com o acompanhamento do superior e do pedagógico.
Os procedimentos padrões para o candidato indicam o processo de seleção eles são apresentados em currículos e preenchimento de fichas com informações disponibilizadas pelo os candidatos, e confirmados através de certificados. A fase de seleção e entrevistas padronizadas, com tópicos a serem analisados em uma banca de coordenadores e técnicos, sendo obtidos seus resultados através dos primeiros mais bens concorridos.

3.4 Recursos Humanos Treinamento e Desenvolvimento

O planejamento do treinamento é feito com período de três meses, incluindo previsão financeira, com planos de cargos e carreiras, espaços ocupacionais dependendo de cada setor compondo assim o programa de treinamento da empresa.
Os facilitadores são externos, para esse planejamento e treinamento é feito uma parceria com instituição como: SENAI, SENAC e SEBRAE para a viabilização dos capacitados avaliados por impactos positivos aprendizados com treinamentos motivadores.
De acordo com Chiavenato (1999, p. 294) “O treinamento é uma maneira eficaz de delegar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Ele enriquece o patrimônio humano das organizações”.
Em todo processo de treinamento deve-se ter o conhecimento de quem vai ser treinado e os recursos (entrada); posteriormente o processo deve ser avaliado e planejado (programas de treinamento) e aplicados conforme a sua necessidade (saída). Após todo o processo deverá ser realizada sua avaliação (retroação) (CHIAVENATO, 2000, p. 499).


3.5 Recursos Humanos Carreiras, Salários e Benefícios


A prefeitura desenvolve a ação periódica para coletar informações das perspectivas de carreiras dos colaboradores, gerando expectativa no funcionário a motivá-lo a querer se desenvolver dentro da empresa.
“A pesquisa salarial é uma prestação pelo o trabalho de uma pessoa na organização” (CHIAVENATO, 2004. p.279). O funcionário mais antigo da prefeitura é Ana Maria de Souza, ela iniciou trabalhando na educação e hoje trabalha no prédio da prefeitura com o cargo de recursos humanos.
Há um plano formal de carreira e sucessão na prefeitura com valores salário definida pelo o prefeito, em algumas vezes havendo negociação com o sindicato e padronização de acordo com o cargo e renumeração por mérito, com a avaliação do setor de trabalho, com programas de participação nos resultados e planejamentos anual da folha de pagamento, com aumentos, 13°e férias.
Os funcionários estão satisfeito com o banco utilizado pela a empresa para o repasse do pagamento que é feito através de um deposito bancário mensais, sem interferência de opção do funcionário. A prefeitura utiliza a distribuição de benefícios, entre convenio com o banco proporcionando aposentadoria complementar e empréstimo.
Beneficio são facilidades conveniências, vantagens, serviços que as empresas oferecem aos seus empregados no sentido de poupar- lis esforços e preocupações. Podem ser financiados, parcial ou totalmente pela empresa. Contudo, constituem Meios indispensáveis na manutenção de força de trabalho dentro de um satisfatório de moral e produtividade. (CHIAVENATO. 1998)

4. Marketing
Conforme Skacel (1992) um plano de marketing bem concebido, equipa a empresa com um plano de trabalho que aponta os resultados específicos e determina como eles podem ser obtidos.
O marketing da prefeitura de Massapê trabalha no sentido de desenvolver a valorização que jornais, rádios e sistemas de difusão comunitários em geral. Acompanha de perto todos os eventos promovidos apoiados pela a prefeitura de Massapê, desde o planejamento ate a execução dos mesmos, dando suporte para interlocução entre todas as secretarias e órgãos municipais, envolvidos diretos ou indiretamente com ele.
Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades referentes às relações de troca, orientadas para satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar os objetivos a empresa e considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem estar da sociedade. (LAS CASAS. 2000).

5. Administração e Serviços

A um perfil necessário para quem estar diretamente ligado a linha de frente do atendimento com uma postura de ética, educação compromisso, simpatia e boa recepção, considerando o atendimento de todas as necessidades. O atendimento telefônico é gratuito e de fácil acesso para os funcionários.
Não há tempo padronizado de serviço apenas para alguns processos possuem normas como: atendimento ao publico e serviços. Geralmente a prefeitura faz uma premiação aos funcionários por melhores serviços prestados. O gestor por sua vez reúne seus colaboradores para melhorar a alto estima, desempenho, compromisso e prontidão de suas funções.
No desenvolver de reuniões o gestor disponibiliza um momento de feedback aos seus colaboradores de forma formal e positivo, mostrando que havendo melhoria no desenvolvimento das funções dando-lhe resultado com promoções por habilidade. A tecnologia é muito importante na prestação de serviços pois, facilita a condição de trabalho e proporciona acessibilidade e agilidade no manuseio do sistema.
Muitos fatores devem ser considerados para que a organização possa ter mais competência, independente de seu porte, sendo que neste sentido sempre é preciso trabalhar a qualidade do ambiente e do atendimento. Na compreensão de CHIAVENATO (2004, p. 15) "as organizações são criadas para produzir bens ou serviços e que os mesmos terão que satisfazer uma clientela".

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em minha experiência de estagio foi muito valida e enriquecedora. Trabalhei em uma área com a qual eu não tinha muito contato até então, e durante este tempo pude aprender muita coisa que eu sempre tive curiosidade de saber, mas não tinha tempo para pesquisar.
Também conheci pessoas interessantes e divertidas durante esse tempo, que me ajudaram a aprender mais quando tive dúvidas, e que transformaram o ambiente num lugar leve e divertido, dando mais prazer ao trabalho. Nesse contexto pude perceber que as organizações são construídas de pessoas e que dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões aglutinadas juntamente com recursos materiais financeiros e administrativos.
Constatei na prefeitura municipal de Massapê, que todos os fatores da prefeitura estão interligados levando em consideração premissas básicas que são respeitadas, onde envolvem administradores de todos os níveis da organização.

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Recursos Humanos – Fundamentos
Básicos. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 6ª ed. Rio de Janeiro: Campus 2004.

PETER DRUCKER , Recursos Humanos http://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Drucker

MAXIMIANO, O Que é uma Organização http://www.gerenco.com.br/page3.html
OLIVEIRA, http://pt.wikipedia.org/wiki/Controle_(administra%C3%A7%C3%A3o)
LAS CASAS, MARKETING http://www.webartigos.com/artigos/estudo-de-um-plano-de-marketing-para-empresas/29181/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com