TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos - Clima organizacional

Por:   •  16/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.442 Palavras (10 Páginas)  •  779 Visualizações

Página 1 de 10

1.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA

 

C&A

É uma cadeia internacional de lojas de vestuário, presente na maioria dos shoppings do Brasil e do mundo.

1. HISTÓRICO

A C&A foi fundada em 1841, na Holanda, pelos irmãos holandeses Clemens e August - iniciais deram origem ao nome da marca como um atacado de tecidos. Só em 1961 foi inaugurada a primeira loja C&A.

Pioneira na confecção de roupas prontas para usar e, hoje, está entre as maiores cadeias de varejo do mundo. Em 1911, com o crescimento do negócio, a empresa instalou-se na Alemanha, e, posteriormente, em outros países da Europa. Hoje, somando mais de 1,8 mil unidades em 24 países da Europa, América Latina e Ásia.

No Brasil, tudo começou em 1976, com a inauguração da primeira loja no Shopping Ibirapuera, em São Paulo. Desde lá, muita coisa mudou. Mas a filosofia de trabalho continua a mesma a oferecer o melhor da moda por preços acessíveis!

Hoje já são 289 lojas em 125 cidades e praticamente 22 mil profissionais empregados. O segredo do sucesso é que, além da busca constante por inovação, há também um esforço constante para superar as expectativas das pessoas e deixar um legado positivo.

2. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO, MISSÃO, VISÃO E VALORES. LEVANTAMENTO E DESCRIÇÃO DETALHADA DAS ÁREAS DA ORGANIZAÇÃO.

As lojas C&A possuem uma filosofia simples: vender o melhor da moda por preços justos. Calçados, roupas íntimas, infantis, femininas, masculinas e muitos acessórios, tudo exposto de uma forma prática em um ambiente moderno. Foi com esse conceito simples que a rede varejista C&A se tornou uma das mais influentes e populares lojas de roupas e acessórios para toda a família.  

“Somos uma empresa inovadora, divertida e, acima de tudo, apaixonada pelas pessoas. Ao longo de mais de 170 anos de história, atuamos com ética e foco para que você e todos os nossos clientes estejam sempre satisfeitos.”

“A responsabilidade social e a transparência estão sempre presentes na nossa forma de atuar e são compartilhadas a todo o momento com quem nos relacionamos - funcionários, fornecedores, clientes e a comunidade. Realizamos pesquisas de satisfação constantes com estes públicos, a fim de seguirmos superando suas expectativas e construindo um legado positivo.”

3 DESCRIÇÃO DAS ÁREAS DA ORGANIZAÇÃO

 

3.1 VAREJO

• Arrumação

• Calçados

• Distribuição

• Eletrônicos

• Jeans

• Provador

• Reserva

• Visual Merchandising

• Caixa Operador

 

3.2 ÁREAS DE APOIO

 • Administrativo

• Manutenção

• Prevenção de Perdas

 3.3 RFS

 • Análise

• Analista de Processos

• Atendimento

• Ativação

• Promotor de Cartão

• Recebimento

• Trocas

4 SERVIÇOS FINANCEIROS

         Desde 2001, a C&A faz parte da Cofra Holding AG, baseada na Suíça. As atividades do grupo incluem, além do varejo, serviços financeiros e negócios imobiliários.  

O setor financeiro atua junto ao Banco Ibi e opera por meio das empresas Banco Ibi, Ibi Administradora e Promotora e Ibi Corretora. Oferecem aos consumidores uma série de produtos e serviços, como emissão e administração do Cartão C&A, do IbiCard (cartões de crédito Master Card e Visa), empréstimo pessoal (IbiCred), títulos de capitalização, seguros e investimentos.

2.4. O INSTITUTO  

O Instituto C&A é uma organização sem fins lucrativos e de interesse público, que tem como foco promover e qualificar o processo de educação de crianças e adolescentes no Brasil. Foi oficialmente fundado no dia 5 de agosto de 1991, atendendo ao desejo dos acionistas da rede de institucionalizar sua política de investimento social. O Instituto C&A oferece apoio técnico e financeiro a programas e projetos sociais realizados por outras instituições da sociedade civil, também dedicadas à educação de crianças e adolescentes. As ações devem estar situadas em cidades ou regiões metropolitanas onde a empresa possui operações. Desde a sua fundação, o Instituto C&A já investiu mais de US$ 103 milhões em 1.750 projetos sociais espalhados por mais de 100 cidades brasileiras, envolvendo mais de 1 milhão de pessoas entre crianças, adolescentes, educadores e agentes de investimento social. O Instituto é responsável, também, pelo programa de voluntariado da C&A, onde aproximadamente 20% dos funcionários da empresa atuam como voluntários nas organizações apoiadas pelo instituto.

3.ANALISE DE RESULTADOS

3.1 CULTURA

“Aqui não se faz nada sozinho”, diz Márcia Costa, a vice-presidente de Recursos Humanos. Este é o primeiro aspecto da cultura C&A: ali dentro não há uma voz dominante. Há as vozes da C&A.

Em relação ao código de ética, a empresa segue leis próprias. Diversos ex-funcionários dizem que trabalhar lá é como fazer parte de uma seita. Eles criam pessoas rigorosamente identificadas com a empresa, reforçando a disciplina e outros comportamentos fundamentais para a companhia.  

Um dos traços mais fortes dessa abordagem é o paternalismo. O tipo de perguntas sobre conduta e princípios, em alguns casos, é feito em processos seletivos e reuniões.  Exemplos: “O que você gosta de fazer fora do horário de trabalho ou de estudo?”, “O que faz seu pai?” e, principalmente, “Você pretende se casar?”.  

Os funcionários não podem se relacionar afetivamente com colegas de trabalho.  Se duas pessoas se casarem e uma delas for transferida para outra região, isso é um problema para a C&A. Outra norma: aposentadoria obrigatória aos 55 anos de idade, com exceção de casos em que o funcionário não tenha um sucessor preparado para assumir seu papel. Nesse caso, é feito um acordo por mais alguns anos. Esta norma soa retrógrada atualmente, quando a expectativa de vida média do brasileiro é de 74,4 anos – nove a mais do que na década de 80 – e muitos começam uma segunda carreira por volta dos 60. Outra regra imutável: a obrigatoriedade de tirar férias semestralmente. A partir dos 36 anos, alguns cargos gerenciais podem ter férias de até 42 dias, de acordo com a atividade exercida.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com