TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos humano 1 semestre

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.424 Palavras (22 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 22

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo proposto para este trabalho é a criação de uma empresa fictícia. Em primeiro momento iremos descrever a historia da empresa e seu funcionamento missão, visão, valores e seu ramo de atuação, e para melhor compreensão será criado um organograma para esta empresa, e dentro deste será identificado à área de Recursos Humanos, nossa missão principal a ser explorado neste trabalho.

Em segundo momento e dentro do contexto da gestão de Recursos Humanos, iremos descrever as pratica utilizada para preencher duas vagas disponíveis na organização, este processo terá inicio com a descrição e analise dos cargos disponíveis, e as praticas do gestor para recrutar talentos para a organização, e técnicas utilizadas no processo de seleção.

Na terceira etapa do trabalho, vamos descrever as rotinas trabalhistas com a elaboração do contrato de trabalho, e do registro deste funcionário considerando questões importantes na elaboração destes procedimentos, posteriormente serão relatados pontos importantes na parte da auditoria .

         O Setor de RH é de fundamental importância para uma organização estruturada, pois é o primeiro contato dos funcionários com a empresa, além de vasto, constitui um sistema interdisciplinar, envolvendo um amplo leque de variadas especializações. A empresa “fictícia” criada pelo grupo será denominada de: CONSTRULAR MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO

DESCRIÇÃO DA EMPRESA

 Razão social: Constrular Comercio de Materiais de Construção LTDA
Nome fantasia: Constrular

CNPJ: 02.350.800/0002-53.

Ramo de Atividade: Comércio Varejista

Número de Funcionários: 100

Localização da Empresa: Endereço: Av. Alice Pereira Goulart nº 2000 Parque Industrial Telefone: 43-62020 Email: constrular@hotmail.com

Pagina Web: www.constrularmateriaisdeconstrução.com.br

1.1 HISTORIA DA EMPRESA

Constrular Comércio de Materiais construção é a maior loja do ramo de materiais para construção da região, ela atua na área de vendas de materiais construção, como areia, pedra, cimento, tubos, telhas, tijolos, tinta, conexões, e materiais de construção em geral que vai do piso ao teto da residência até o acabamento final.

A empresa foi criada no mês de Setembro do ano 2000, pelos irmãos Silva, João e José, que com espírito empreendedor e larga experiência no ramo de materiais de construção, decidiram formar parceria e fundar a empresa que atualmente é líder no ramo de atuação. Desde do ano de 2006 a empresa esta atuando em prédio próprio, em um amplo espaço, bem distribuído e organizado, possui um grande numero de clientes, e trabalha com mais de 5.000 itens cadastrados; conta com profissionais capacitados, bom atendimento, e vem crescendo com o objetivo de servir melhor seus clientes.  Empresa possui Missão Visão e valores definidos.

Missão: Proporcionar a satisfação dos clientes, oferecendo produtos e serviços com qualidade no ramo de comércio de materiais para construção, promovendo o crescimento da organização através de parcerias com fornecedores e do desenvolvimento com seus colaboradores.

Visão: Ser reconhecida como a melhor organização de revenda de materiais de construção da região, ser vista como referência empresarial, a empresa possui uma administração transparente e sistêmica, onde o gestor sempre tem contato direto com seus colaboradores.

 Valores: Excelência nos serviços prestados. Ética e valorização dos funcionários, respeito e responsabilidade com os parceiros, e principalmente com nossos clientes para que possamos contar com a satisfação de todos.

A empresa atua com dois departamentos: o administrativo e o de RH, o primeiro é de responsabilidades dos proprietários, junto com seus colaboradores deste setor.

Atualmente a empresa conta com um quadro de 100 colaboradores Distribuídos em cargos de Gerencia, supervisor de vendas, Financeiro, Vendedores, auxiliar administrativo, operadores de caixa, operadores de maquinas, Motoristas, encarregados de cargas e descargas, Auxiliares de serviços gerais.

  1.2 Segue abaixo o organograma da Empresa CONSTRULAR.

 [pic 1]

Na organização o diretor, o gerente e o supervisor desempenham as quatros funções administrativos: planejar, organizar, dirigir e controlar. Segundo Chiavenato (1999), o RH está relacionado a todas essas funções do administrador. Ele afirma que a Administração de Recursos Humanos refere-se às políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas. Podemos mencionar o trabalho do RH nas seguintes práticas:

1. Análise e descrição de Cargos – Atribuição de tarefas ao cargo e desenho do cargo.

 2. Recrutamento e Seleção – Atividade de agregar pessoas e selecionar.

3. Admissão de candidatos selecionados – Contrato de trabalho, orientação e integração de novos funcionários.

 4. Administração de cargos e salários – Atribuição de novas tarefas ao cargo, folha de pagamento e remuneração.

5. Incentivos salariais e benefícios sociais – Recompensas, plano de remuneração e plano de benefícios.

6. Comunicação aos funcionários – Comunicações internas, Sistema de Informações de RH.

7. Treinamento e desenvolvimento de pessoas – Diagnóstico das necessidades de treinamento e desenvolvimento de carreiras.

 8. Desenvolvimento Organizacional – Responsabilidade social das organizações.

9. Higiene, Segurança e Qualidade de Vida – Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho e Programas de bem-estar dos funcionários.

10. Relações com Empregados e Relações Sindicais – Administração de Conflitos e Disciplina.

1.3 Segue no organograma abaixo, o Setor de Rh da empresa e a relação entre seus colaboradores.

[pic 2]

gerente de recursos humanos, ou gerente de RH, é o profissional com espírito de liderança e capacidade de trabalhar em equipe, responsável por planejar e administrar a rotina dos empregados na empresa oferecer treinamento e definir políticas e procedimentos de recursos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)   pdf (270.3 Kb)   docx (114.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com