TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio em Marketing

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.773 Palavras (12 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB

UNISEB INTERATIVO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 

MARKETING

MICHELE OLIVEIRA BORGES

PASSOS

2015

Michele Oliveira Borges

MARKETING

    Relatório de Estágio Supervisionado II,

                                                                                                      apresentado ao   Uniseb    Interativo,

                                                                                                      no  Curso   de   Administração   como

                                                                                                       pré-requisito para obtenção do título

                                                                                                       de     Bacharel    em      Administração.

Passos

2015


SUMÁRIO

1. Intodução:......................................................................................................4

2. A Organização...............................................................................................5

3. Área da Administração:Marketing..................................................................6

4. Considerações Finais....................................................................................9

6. Referências Bibliográficas.............................................................................11

5. Anexos...........................................................................................................12

  1. Introdução: Marketing

Devido ao aumento da concorrência, as empresas precisam adotar estratégias de marketing, que busquem cada vez mais atender as necessidades dos clientes, para que assim, eles possam se satisfazer. Cada cliente se satisfaz de uma forma diferente, por isso a necessidade de conhecê-los. A competitividade e a lucratividade de uma empresa é altamente influenciada pela satisfação dos seus clientes.

Muitas empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte estão preocupadas em buscar algo que as diferencie de seus concorrentes, como o mercado de combustíveis é altamente competitivo, é preciso que a área de marketing trabalhe de forma intensiva, afim de descobrir estratégias que possam influenciar na competitividade.

A administração de marketing é uma peça fundamental que busca estratégias para maximizar os resultados da empresa, pois como sugere kotler (1998) é o processo de planejamento de execução dos produtos, das concepções, do preço, da distribuição e promoção de bens ou serviços.

O marketing, contribui para que esses aspectos sejam atendidos, por ser uma área de estudo voltada a desenvolver práticas que favoreçam a venda de produtos e serviços que estejam de acordo com as necessidades e desejos dos clientes, bem como que estas práticas e processos estejam congruentes com as metas e os objetivos da empresa. E o plano de marketing, é uma ferramenta especifica que fomenta informações aos gestores e as suas equipes para a tomada de decisões, através da análise das variáveis pertinentes ao ambiente interno e externo da empresa.

Pois, de acordo com Westwood (1996), o plano de marketing é como um mapa — ele mostra à empresa onde ela está indo e como vai chegar 16, pois é tanto um plano de ação como um documento escrito. Ele identifica as oportunidades de negócios mais promissoras para a empresa e esboça como penetrar, conquistar e manter posiçõe sem mercados identificados.

  1. A organização

O Auto posto Novo Tocantins, denominado mais popularmente como POSTO GENTIL faz parte de uma rede de postos que integram a REDE GENTIL, com cerca de trinta postos todos localizados no sul de minas contam com o serviço de comercialização de combustíveis no varejo. Localizado à rua Tres de maio, 56 centro. Passos, Minas Gerais.

A política adotada em toda rede é bem simples, sistemática, integrada e ágil ideal nesse setor uma vez que o dono ou mesmo supervisores não dispõem de tempo uma vez que suas moradias são situadas bem longe de todos os postos, sendo assim exercem um controle de sua organização apenas online e com visitas semestrais para verificar se realmente esta tudo em ordem.

Com uma rede de mais de trinta postos o mecanismo utilizado é um sistema próprio para gerenciamento de postos, e toda a rede é interligado a um sistema único, o Escritório Central localizado na cidade de Governador Valadares. Todas as transações financeiras e contábeis são dirigidas via correios ou via internet, toda a documentação e dados legais são feitos na Central e direcionada para cada posto da rede.

Cada posto conta com um gerente administrativo, gerente operacional ( exceto em postos menores como é o caso do Auto Posto Novo Tocantins) e frentistas. A rede conta com a colaboração de mais de 40 gerentes, cerca de 250 frentistas e 3 supervisores, além dos colaboradores da Central que compõem o setores, RH, Financeiro, Administrativo, Caixa, Contábil e Jurídico.

 O anexo de nº 01 esta representando graficamente a estrutura da empresa através de um organograma empresarial elaborado pelo setor administrativo.

Atualmente a empresa denominada Auto Posto Novo Tocantins consta com 09 nove funcionários, sendo quatro mulheres e 5 homens, conforme anexo Nº 02, com as devidas funções caracterizadas também na tabela.

 O Auto Posto Novo Tocantins comercializa combustíveis para veículos automotores, sendo assim oferece como produto etanol e gasolina comum aos seus clientes. Já os serviços oferecidos além do bom atendimento e agilidade, conta com lavagem de para-brisas, checagem da água e do óleo do motor e calibragem de pneus. O Auto Posto Novo Tocantins conseguiu se estabelecer na cidade ganhando a credibilidade dos clientes e consumidores conseguindo atrair grande fatia do comércio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com