TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevancia do plajamento de RH

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.291 Palavras (14 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA        

2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária        

2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária        

2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária        

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO        

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO        

3.2 EXEMPLO DE FIGURA        

3.3 EXEMPLO DE QUADRO        

3.4 EXEMPLO DE TABELA        

4 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

APÊNDICES        

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados        

ANEXOS        

ANEXO A – Título do anexo        



  1. INTRODUÇÃO

Inicialmente esse estudo aborda prioritariamente a inter-relação da teoria com a prática nos processos de gestão organizacional.

Partindo desse pressuposto, foi realizada uma pesquisa organizacional com o objetivo de conhecer a realidade da empresa, considerando a estrutura organizacional identificando os cargos, setores e funções; modos de gestão em relação ao processo de comunicação, Saúde e Segurança no trabalho, estresse e estratégia de reconhecimento; programas como PPRA e PCMSO; e estrutura de funcionamento da área de recursos humanos como foco principal.

A história do Grupo Machado, iniciou na década de 70, quando os irmãos Irineu Martins, Joaquim Martins Neto e João Carlos Martins decidiram conhecer o Estado de Mato Grosso, mais especificamente o interior à aproximadamente 650 km da capital, as cidades de Colíder e Sinop.

Nesse período estava acontecendo à colonização da Amazônia Legal, que despertou como uma oportunidade para os empreendedores dispostos a aceitar o desafio de construir o futuro de uma região prospera, porem, cercada de adversidades.

Visualizando a carência de produtos na região, os irmãos que já atuavam no comércio com seu pai, o Sr. Joaquim Martins Boigues no Estado de São Paulo, passaram a comprar e revender verduras em caminhões de carga seca, posteriormente, eles decidiram comercializar também secos e molhados em geral, trazidos dos grandes centros, sendo que os próprios irmãos transportavam as mercadorias.

Naquele período as condições da vida, tanto em Sinop, quanto em Colíder eram precários devido à ausência de saneamento básico, energia elétrica, asfalto, saúde, educação, bem como, a carência de produtos para alimentação, que em parte já estava sendo trazida por eles para a região.

Nesse contexto e acreditando no Estado, surge o desafio de instalar seu comercio nas duas cidades, e para isso, dois dos sócios irmãos de mudaram primeiramente para a cidade de Colíder com suas famílias, ficando o terceiro em São Paulo com a finalidade de facilitar a negociação dos produtos a serem trazidos para o Mato Grosso.

Inicialmente o objetivo era atuar no ramo Atacadista, visando fornecer produtos aos comerciantes das duas cidades e região. Entretanto, conforme eles mesmos já vinham acompanhando as estruturas dos mercados na região, que não atendiam a demanda existente, decidiram atuar no ramo como pequenos varejistas nas duas cidades. Os sócios constituíram seu comercio no ramo de Secos e Molhados nas duas cidades em meados de junho de 1977.

Atualmente, os irmãos continuam com os negócios atuando no ramo de secos e molhados no varejo e também em atacados. A organização hoje é responsável pela geração de mais de 2.500 empregos diretos e indiretos, conta com lojas ampla, confortáveis, com tecnologia de ponta, climatizadas oferendo conforto e qualidade para a clientela.  

A pesquisa realizada nessa atividade foi baseada na empresa de Colíder, Loja 02 que esta localizada na Av. Amazonas, com aproximadamente 175 funcionários divididos em turnos diferentes para melhor atender aos seus clientes.

Toda organização está estruturada por pessoas e estas distribuídas para executar funções especificas, nos vários setores da empresa, mais comumente chamado de departamentos. As funções existentes dentro da organização estão ilustradas no organograma, com base nas informações coletas a distribuição dos cargos está disposto da seguinte forma:

Diretoria composta por dois sócios – sendo que estes potencializam o poder de decisão estão no topo da pirâmide, denominando também o alto da cúpula.

Gerente Geral- função exercida por uma pessoa que possui poderes com amplitude muito elevada, tem poder de decisão em relação ao demais colaboradores e exerce forte influencia na ampliação da estrutura física e novos investimentos, apresentando previamente o plano de ação à diretoria.

Gerente Administrativo – função exercida por membro familiar com grau de parentesco de 1º grau, sendo paralelo a gerencia geral, com algumas limitações devido a pouca experiência.

Gerente de Loja – possui a tarefa de gerenciar basicamente o setor operacional.

Setor Contábil – executa todas as tarefas inerentes à contabilidade da empresa como um todo. A chefia deste setor possui formação em Ciências Contábeis.

Setor Financeiro – controla a movimentação bancaria, executa pagamento aos fornecedores, libera recursos para o setor pessoal, alem do controle dos caixas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com