TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha- Estratégia Competitiva Microeconomia

Por:   •  19/6/2017  •  Resenha  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha- Estratégia Competitiva

        A vídeo aula Estratégia Competitiva, mostra de forma singular ministrado pelo professor Michael Porter, as diversas facetas do desenvolvimento de estratégias no mundo empresarial.

Porter acredita que existe 5 forças de competição em ação:

  1. Rivalidade entre os concorrentes existentes, luta por posição: Saiba quem são seus concorrentes, taxa de crescimento, custo fixo, diferenciação dos concorrentes;
  2. Poder de Barganha dos Clientes: Diversas opções de serviços e produtos;
  3. Ameaça de produtos substitutos: Produtos similares, que resolvam o mesmo problema. Ex: fome(arroz/ macarrão), sede(água/suco);
  4. Poder de barganha dos fornecedores: Altos preços, quando há poucos fornecedores;
  5. Ameaça de novos entrantes: Novas empresas, novos concorrentes. O quão é fácil entrar no mercado?

        A intensidade total das 5 forças, irá determinar se um setor é lucrativo a longo prazo ou não.

        O setor farmacêutico por exemplo, é um dos setores mais lucrativos na economia de qualquer país. Pois os clientes não são sensíveis ao preço, a entrada no setor farmacêutico é muito difícil pelo ser muito caro. O poder de barganha dos fornecedores é baixa e os produtos substitutos também. A rivalidade entre os concorrentes é pequena pois os clientes não são sensíveis ao preço, de forma que eles podem manter o preço alto que não haverá mudança na sua lucratividade. Portanto o setor farmacêutico é considerado 5 estrelas. Porém 3 fatores ameaçam a rentabilidade média do setor farmacêutico- o preço, a biotecnologia e os genéricos.

      Abordando liderança em custos Porter diz que é preciso “tentar manter os custo baixo e obter vantagem dele”.  Os sabonetes Ivory por exemplo até a década de 40 e 50 era um produto diferenciado o que tornava-o mais caro. Porém com as constantes mudanças entre as décadas de 50 e 60, o surgimento de novas marcas diferenciadas, fez com que eles reposicionassem a estratégia do Ivory, que deixou de ser diferenciado e passou a ser líder de custo. Sabonete mais barato que o da concorrência, com a mesma fórmula, versátil e líder de mercado. Mas que com a estratégia de custo torna o Ivory ainda lucrativo.

       Dessa forma vemos que é preciso analisar sua empresa, seu produto, seu setor ou seu serviço. Conhecer seus clientes, seus concorrentes e seus fornecedores. E trançar estratégias que visem o crescimento, rentabilidade e lucratividade do seu negócio em um mundo tão globalizado e competitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (29.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com