TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Chaplin

Por:   •  15/2/2020  •  Abstract  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Camila Mendes Espindola

Disciplina: Histórico da Segurança no Trabalho

Resenha Crítica Taylorismo e Fordismo

No final do século XIX e início do século XX, surgiram para revolucionar a história do trabalho o Taylorismo e o Fordismo. Ambos visavam o aumento da produção e do lucro de uma empresa.

        O Taylorismo surgiu, através da metodologia aplicada por Fraderick Taylor. Ele era considera o criador da administração no trabalho, visava otimizar e melhorar o sistema de produção operacional. Estudava a melhor maneira de relacionar o homem com a máquina, especializando o trabalhador, treinando os trabalhadores de acordo com suas aptidões, padronizando os processos industriais, viando a redução dos custos e aumentando a produtividade.

        Taylorismo surgiu para organizar o ambiente de trabalho especializando as pessoas para apenas uma função, o trabalhador não poderia exercer nenhuma outra função além da que foi destinada a ele. Os trabalhadores eram supervisionados e cobrados, para otimizar o tempo e agilizar a produção.

        Como o objetivo era a otimização do tempo para uma produção mais rápida, os trabalhadores eram cobrados excessivamente, e acabavam se sentindo explorados, sem muitos direitos de exposição de suas ideias, eram tratados como a própria máquina. O taylorismo não aceitava muito as reclamações e os direito dos trabalhadores, o que desencadeou na época alguns movimentos grevistas.

        Já o Fordismo surgiu em 1914, na indústria automobilística de Henry Ford, eu já trabalhava em um modelo antigo do taylorismo, porém a produtividade não andava como ele imaginava e acabou implantando na sua empresa uma metodologia que se baseava três princípios: intensificação, economicidade e produtividade. Henry Ford instalou em suas fábricas um sistema semi automatizado com esteiras, que levava seu produto ou o chassi do carro a percorrer toda a fábrica mais rapidamente.

        A intensificação tinha como objetivo reduzir o tempo de produção e da mercadoria do produto ao público, através de uma linha de montagem. Já a economicidade o objetivo era reduzir ao máximo as peças que estavam em estoque e reduzir o custo do produto para obter economia. Quanto a produtividade o objetivo era deixar um trabalhador especialista em apenas uma área deixando o trabalho mais eficientes.

        Outras empresas acabaram copiando o modelo do fordismo, pois criou a linha de produção e ajudou no estoque das empresas.

        Como satiriza o filme “Tempos Modernos”, estrelado por Charles Chaplin, o fordismo trazia algumas desvantagens aos trabalhadores da produção, pois realizavam movimentos extremamente repetitivos, não conseguiam qualificação dentro da empresa, as jornadas de trabalho eram extensas e não havia quase nenhum direito trabalhista.

        O Fordismo teve seu declínio próximo a década de 1970, quando a Toyta implantou seu próprio sistema o Toyotismo. Além disso as crises de petróleo e a rigidez do processo produtivo ajudaram na extinção do sistema criado por Henry Ford.

        Podemos perceber que o Taylorismo e o Fordismo são bem parecidos, o que os diferencia é o sistema semi automatizado implantado por Henry Ford. Nessa época ambos os sistemas especializavam o funcionário em apenas uma função não sendo permitido que o trabalhador faça outro serviço. Os direitos dos trabalhadores também não eram observados.

        Acredito que mesmo tendo alguns defeitos tais sistemas foram o início da revolução no trabalho e as pioneiras para a criação dos direitos trabalhistas, pois devido as condições de trabalho nessa época alguns movimento grevistas dos trabalhadores aconteceram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com