TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre O Filme Sonhos Roubados

Por:   •  29/11/2023  •  Resenha  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE VALE DOS CARAJÁS

PSICOLOGIA JURÍDICA

KAMILA SOUZA DE SOUZA

RESENHA

PARAUAPEBAS

2023

        A presente resenha faz uma análise sobre o filme brasileiro Sonhos Roubados, elencando os principais pontos observados associados ao Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, o filme retrata a vida de três adolescentes que vivem na periferia do Rio de Janeiro. Embora seja um filme de 2009, o filme traz consigo uma infeliz realidade que ainda está presente nos dias atuais e afeta milhares de adolescentes brasileiras.

        Conforme o artigo 227 da CF, é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, todos os direitos previsto. Observando o contexto do filme, está escancarado a quantidade de direitos violados que as adolescentes tiveram. O estado, a sociedade e a família foram falhos e consequentemente negligenciaram essas jovens, ambos não ofereceram condições suficientes para que elas se desenvolvessem e mudassem a própria realidade.

        Imersas em um contexto caótico, a vulnerabilidade social é um fator central, contribuindo ainda mais para exposição à criminalidade, exploração sexual, gravidez na adolescência, uso de álcool e drogas, IST e etc. Vê-se que não há uma espécie de “fiscalização” das autoridades competentes. A escola, onde deveria ser a porta de entrada para a mudança do futuro, quase não tem aula, devido à ausência de professores.

        O ECA e o Conselho Tutelar, ambos buscam a proteção e a garantia de direitos da criança e do adolescente. No contexto do filme, em decorrência dos acontecimentos, percebe-se que a “garantia” não está sendo efetiva. Faz-se necessário a criação de políticas públicas mais adequadas, a necessidade do cuidado integral das adolescentes por meio do matriciamento.

        

                

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com