TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sonho Grande

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 3

Sonho Grande

O livro Sonho Grande, conta a trajetória de sucesso do trio de empreendedores brasileiros: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sucupira, e sua forma de administrar as varias empresas do grupo, obtendo sempre os melhores resultados. Desde que Lemann fundou a Corretora Garantia em 1971, a cultura da empresa é seguida nas demais, onde a meritocracia é muito enfatizada, assim como o comprometimento, a simplicidade e a redução de custos. Essa parceria de sucesso, que adquire e investe em empresas que não estão em um bom momento, devido à má administração, e fazem com que voltem a ser de grande rentabilidade, com sua excelente gestão.

A equipe que os cerca, são minuciosamente selecionadas, só fica na empresa quem realmente tem o perfil, alias, estar cercado de grandes talentos é um dos grandes segredos de sucesso do trio, e um exemplo disso, é o modelo 20-70-10 adotado para sempre ter os melhores em sua volta: 20% dos funcionários com melhor desempenho serão premiados, 70% dos funcionários com desempenho mediano serão mantidos e 10% dos funcionários com pior desempenho serão demitidos. Isso faz com que todos os que realmente querem fazer parte da equipe se dediquem cada vez mais ao trabalho, o que é muito bem visto na empresa, pois Lemann adora trabalhar com pessoas que, como ele descreve através da sigla “PSD- Poor, smart, deep desire to get rich, ou pobre, esperto, com desejo profundo de enriquecer”, porém não há espaço para o desempenho medíocre. Por outro lado, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna, mais para quem quer obter resultados excepcionais mesmo, tem que ter a iniciativa e capacidade de assumir riscos.

Outro ponto que é muito destacado no sucesso do grupo, é o modelo de “copiar o que da certo”, varias vezes viajaram para outros países e analisaram a forma de administração de alguns grupos de sucesso, e tudo que viam que estava dando resultados, era copiado para serem aplicados nas suas empresas, pois para eles, um bom sistema é aquele que pode ser replicado em diversas situações.

E se esse modelo de gestão está dando tão certo, por que não nos inspiramos neles? A grande questão é que as pessoas, em geral, só conhecem o resultado final (as grandes aquisições), desconhecendo, quase que integralmente, o longo, penoso, árduo e demorado processo que ocorreu até chegar lá. Foi através de muito estudo, muito trabalho duro, fundado na ética e na meritocracia, controle de custos, simplicidade, e escolha das pessoas certas, dentre outros fatores, que esse trio de brasileiros conseguiu chegar ao topo do capitalismo não somente brasileiro, mas também mundial.

Esta obra consegue explicar os motivos que estão na base de alguns dos maiores sucessos empresariais brasileiros. Porém nem toda trajetória de sucesso, ou melhor, nenhuma trajetória de sucesso é marcada somente por vitórias, mais como é sempre enfatizado por eles, devemos correr riscos. O livro é inspirador porque vemos ali que as coisas podem dar certo, se estudarmos muito, se preparando com intensidade, trabalhando duro, entregando resultados e cercando-se de pessoas certas.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com