TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sonho grande

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 4

        UNI-BH – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE

Vanessa Alves de Souza

SONHO GRANDE

Resenha

Belo Horizonte

27 de Outubro de 2014

SONHO GRANDE (Resenha)

Trabalho apresentado ao Centro Universitário de Belo Horizonte – Uni-BH para o curso de Gestão de Recursos Humanos referente à disciplina de Comportamento organizacional.

Orientadora: Michele Castro

Belo Horizonte

27 de Outubro de 2014

     Cristiane Correa é jornalista, especializada em negócios e gestão. É autora do livro Sonho Grande, que narra a trajetória dos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Lançada em abril de 2013, a obra imediatamente entrou para a lista de best sellers de negócios no Brasil. Para escrevê-la, a autora fez quase 100 entrevistas com diversas pessoas próximas aos empresários, entre elas o megainvestidor americano Warren Buffett e o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso. Para se dedicar ao livro, Cristiane deixou para trás uma carreira de sucesso na revista Exame, onde trabalhou por quase 12 anos.

     Jorge Paulo Lemann, que juntamente com Marcel Telles e Beto Sucupira aplicaram seu estilo de gestão baseado na Meritocracia e controle de custo para criar uma multinacional no Brasil e posteriormente alcançar o mundo.

Liderança é a capacidade de influenciar um conjunto de pessoas para alcançar metas e objetivos. Um líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu próprio grupo ou equipe. E nesse contexto que é baseado o livro sonho, a obra desvenda os valores, o estilo de gestão e as estratégias do trio.

    Os empresários ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial. Em 1971 Jorge Paulo Lemann, um carioca formado em Harvard, campeão de tênis e praticante de pesca submarina, decidiu iniciar um novo negócio.  

   No início, ele tinha a seu favor a obstinação pelo trabalho e os exemplos de negócios que o impressionavam, como o banco Goldman Sachs e o grupo varejista Walmart. A partir deles, criou o banco de investimentos Garantia. Marcel e Beto, oriundos da classe media do Rio de Janeiro, foram contratados por Jorge Paulo nos primeiros anos da Garantia e ascenderam-no banco até se tornarem os principais sócios do fundador. No inicio da década de 80, Beto deixou o dia a dia do banco para comandar a varejistas Lojas Americanas. Depois foi a vez de Telles abandonar o mercado financeiro para se dedicar a outra empresa mal administrada, à cervejaria Brahma, que passou por um período utilizando a fórmula Meritocracia e de controle de custos consolidando como uma empresa lucrativa e que foi responsável por decretar a aquisição da rival Antártica dando origem a AmBev. A internacionalização que deu origem à InBev .Porém o Sonho Grande, ainda não havia sido conquistado, pois Lemann, apos ter adquirido a cervejaria Brahma comentou que seu sonho era  a compra da cervejaria americana Anheuser-Busch, dona da Budweiser foi um sonho alimentado durante 20 anos pelos sócios. O negócio foi extremamente desafiante: iniciado bem no começo da crise financeira mundial, em 2008, levou seis meses para ser concluído e exigiu 1,5 bilhão de euros dos próprios bolsos dos empresários, para completar os 52 bilhões de dólares pagos pela empresa. Essa aquisição foi realizada em 2008, tornando-se a maior cervejaria do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com