TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sonho grande

Por:   •  18/4/2015  •  Resenha  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  1.090 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE – UNI-BH

RESENHA DO LIVRO DE CRISTIANE CORREA – SONHO GRANDE

BELO HORIZONTE

2014

TATIANE MARTINS

RESENHA DO LIVRO DE CRISTIANE CORREA – SONHO GRANDE

Trabalho apresentado no Curso Tecnológico de Gestão em Recursos Humanos do Centro Universitário de Belo Horizonte-UNI-BH, para obtenção de créditos parciais na disciplina Comportamento Organizacional, sob orientação da Professora Michelle de Castro, com o objetivo de apresentar o livro Sonho Grande, de Cristiane Correa.

BELO HORIZONTE

2014

SUMÁRIO

Introdução............................................................................................................4

Resenha...............................................................................................................5

Bibliografia do autor.............................................................................................7

Conclusão............................................................................................................8

Referência............................................................................................................9

INTRODUÇÃO

 O livro Sonho Grande foi escrito por Cristiane Correa e tem a finalidade de descrever o empreendedorismo e a liderança, onde a autora descreve a trajetória de três brasileiros com grande perfil empreendedor e de liderança. Jorge Paulo Lemann e seus sócios Marcel Herrman Telles e Carlos Alberto Sicupira, com o perfil empreendedor e espírito de liderança, eles foram capazes de construir o maior império do país, juntando forças de organizações e as transformando em uma única organização de grande sucesso em todo o país.

É um livro que todos os líderes deveriam conhecer como fonte de inspiração e aprendizado para colocar em prática no dia a dia e na construção de uma história profissional bem sucedida.

RESENHA DO LIVRO SONHO GRANDE DE CRISTIANE CORREA

Sonho Grande é um livro que descreve o fundamento do empreendedorismo e liderança, onde descreve a história de três brasileiros, Carlos Alberto Sicupira, Jorge Paulo Lemann e Marcel Herrmann Telles que foram capazes de erguer o maior império do empreendedorismo do país, juntando forças de antigas organizações rivais Brahma e Antártica para a formação da organização hoje denominada AmBev. Recentemente, eles também compraram a Budweiser, uma cervejaria americana, o Burger King, uma rede de fast foods e a Heinz, uma empresa alimentícia americana. Além de suas riquezas individuais, eles foram capazes de produzir vários outros milionários com seus sistemas organizacionais de bonificações e participações nas empresas.

Nessa obra, a autora Cristiane Correa descreve como Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil, juntamente com seus parceiros Marcel Telles e Beto Sicupira aplicaram seu estilo de gestão que considera o mérito com aptidão, razão principal para se atingir uma posição no topo e como controlaram os custos para a criação de uma multinacional no Brasil e conseqüentemente atingir o alcance de sucesso mundial.

Lemann, entrou na escola Americana do Rio de Janeiro, uma das melhores da cidade e sua formação acadêmica foram em Harvard onde concluiu em três anos o curso de economia. Recém formado, ele iniciou suas atividades no mercado capitalista, posteriormente, com um grupo de sócios, Lemann comprou o título da corretora Garantia onde programaram a cultura baseada na meritocracia, onde os melhores funcionários eram recompensados e os piores seriam dispensados, abrindo espaço para contratação de novos funcionários que abraçavam essa filosofia.

Quando já estavam estabelecidos no mercado, o trio resolveu adquirir empresas onde poderiam ter participação na administração, sendo a primeira as Lojas Americanas. Para fazer o gerenciamento, eles foram à busca de modelos de empresas bem sucedidas que estavam dispostas a recebê-los, sendo uma delas o Walmart. Adquiriram a cervejaria Brahma, que era mal administrada, que por sua vez, passou por um período utilizando o sistema de meritocracia, e de controle de custos, onde se consolidou uma empresa lucrativa, que foi responsável por decretar a aquisição da rival Antártica, dando origem a organização AmBev.

Mesmo perante a tudo isso, o Sonho Grande, ainda não havia sido conquistado, pois, Lemann, após ter adquirido a cervejaria Brahma ainda tinha o sonho de comprar a cervejaria americana Anheuser-Busch, fabricante da Budweiser. Essa compra foi realizada em 2008, onde foi batizada como AB Inbev, hoje considerada como a maior cervejaria do planeta.

Para o trio, quem traz resultados à organização, tem a chance de se tornar sócio e fazer parte dessa fortuna. Em pouco mais de quatro décadas, Lemann, Telles e Sicupira ergueram o maior império da história capitalista ganhando projeção sem precedentes no cenário mundial.  A fórmula de gestão que eles desenvolveram, sendo seguida pelos seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e a busca contínua pela redução de custos e maior produtividade e lucratividade. Esse é um dos grandes segredos de sucesso do trio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (113.7 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com