TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Um Dia de Fúria

Por:   •  10/10/2016  •  Resenha  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  1.471 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “Um dia de fúria” nos mostra um dia na vida de um cidadão de classe média americano no ano de 1993. Ao longo da história, podemos acompanhar a evolução de um conflito pessoal até sua explosão, resultando na morte do personagem principal, William Foster. Porém para entendermos o acontecido precisamos analisar a fundo o contexto em que o protagonista está inserido.

Anos 90, os efeitos colaterais da Guerra Fria impressos na sociedade americana. A corrida armamentista garantindo o sustento de muitas pessoas, gerava empregos, pois o fluxo de produção não parava com a alta demanda, já que eram duas superpotências competindo mundialmente. Mas a partir de 1991 vários tratados foram assinados entre a União Soviética e os EUA com o intuito de limitar a produção de armas e, com isso, muitas pessoas perderam o emprego pois não tinham mais função. William Foster, Will, cidadão americano, representa um todo, um grupo de pessoas que ficou desamparado frente ao fim da guerra fria.

Will, desempregado, psicologicamente instável, relacionamento conturbado com sua ex esposa e filha. Traça uma trilha de estragos pela cidade de Los Angeles, na qual esbarra em várias representações de cidadãos estadunidenses. No primeiro encontro fica evidente a xenofobia como característica do americano, quando Will não admite que o imigrante coreano não sabe falar em inglês, “você vem para o meu país e não sabe falar a minha língua”. Sentimento de pertencer, patriotismo exagerado e tóxico. Tudo isso se relaciona com o fato da criação americana em meados de 1990 ser assim, voltada para si mesma, ou seja, culturas diferentes consideradas inferiores.

Já na passagem da loja fast food, o protagonista encarna o consumidor decepcionado, que cego pelo “american way of life”, acha que isso é a definição de família perfeita, vida feliz e completa até ser consumido totalmente por ela. Mostra como seria se uma pessoa expressasse toda sua indignação com o modelo, o que está em seu subconsciente.

No geral, o filme nos dá a oportunidade de refletir como os costumes e ações de um grupo de pessoas pode ser entendido e explicado a partir da história do lugar a qual ele pertence. Quais são os medos e anseios de uma população? Quais serão suas ações? Por isso, o futuro só será compreendido, se olharmos o presente, com os olhos do passado.

Bibliografia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1990_nos_Estados_Unidos

obs.: a citação é uma frase do filme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com