TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha ativos

Por:   •  23/8/2015  •  Resenha  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  879 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA SOBRE O TEXTO  - O CONCEITO DE ATIVOS NA CONTABILIDADE:UM FUNDAMENTO A SER EXPLORADO – Autor André Cintra Goulart

Em análise ao texto, pode se destacar a importância da contabilidade nos dias atuais. Com métodos que continuamente vem se aprimorando, os profissionais contábeis buscam com esforços, aperfeiçoar a forma como se comunica e se interpreta as informações.

É importante para os profissionais que atuam nesta área, prestem serviços de qualidade e consistente. Com base em estudo, os contadores passam de forma sucinta os dados contábeis das empresas. Portanto, como o autor afirma muitos profissionais contábeis não procuram se aprofundar sobre o conceito de ativos; aceitando de modo superficial seus conceitos.

Alguns estudiosos do assunto procuram por meios de discussões, pesquisas e estudos, identificar de forma mais adequada o conceito de ativos, saindo da superficialidade que se encontra este fundamento de grande importância para o meio contábil. A falta de uma melhor compreensão sobre ativos ocasiona aos profissionais da área uma deficiência na coleta, no registro e na elaboração das informações contábeis das empresas. Talvez o termo usado continuamente sobre ativo é “benefício econômico futuro”, carece de definições mais satisfatórias.

Baseando em pesquisas realizadas com no meio contábil, possa surgir uma compreensão mais aceitável e consistente sobre ativos, assim com base sólida e convincente sobre ativo, os contadores prestaram de forma mais simples seus serviços. O conceito aprendido pelos profissionais e estudantes da área contábil devem abrirem mão da forma natural como se aceita o conceito de ativo, passando a explorar mais seus fundamentos e aplicações.

No estudo sobre ativos, uma forma de fácil compreensão se daria com seguinte expressão feita por Martins “ativo é o futuro resultado econômico que se espera obter de um agente” (grifo nosso). Todo ativo, para ser ativo é um “potencial gerador de benefício econômico presente ou futuro”, como também ativos são “ recursos ou direitos adquiridos em tempos passados em favor da empresa, onde a mesma tem a posse e o seu controle”. O ativo pode varia de empresa para empresa, pessoa para pessoa, depende muito da sua utilidade, sendo que todos os ativos em modo geral são incertos.

Para que haja um avanço na contabilidade é fundamental que seus profissionais e estudantes, procurem uma forma de discutir uma melhor conceituação sobre ativos. Podendo assim, estruturar ainda mais a forma de como fazer contabilidade, saindo do tradicional para a inovação, com isso a margem de erros ocorridos nas demonstrações contábeis diminuíram.

Para finalizar transcrevo a seguinte frase “A persistência é o menor caminho para o êxito” (Charles Chaplin). Assim, um estudo mais amplo e aprofundado do assunto, gerará resultados mais satisfatórios.

Aluno: Weberson LuizMariano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com