TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica subjetividade

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  3.271 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CECIESA GESTÃO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

ACADÊMICA: BRUNA BENETTI

RESENHA CRÍTICA

A subjetividade é formada internamente em cada pessoa ao longo do tempo, a partir das vivencias e relações sociais, e vai se construindo conforme vamos nos desenvolvendo e tendo experiências de vida sociais e culturais. Cada um de nós tem sua própria maneira de pensar, sonhar, amar, sentir, isso faz com que cada pessoa seja única e nos faz sermos iguais quando experienciamos coisas do campo comum da objetividade social.

A sociedade desde cedo impõe como cada pessoa deve ser, na maneira de se vestir, de pensar, de falar, de se expor, isso gera uma busca incontrolável pela perfeição, e isso fica mais evidente nas organizações onde cada um busca ser melhor, apresentar novas ideias, se diferenciar, gerando um ambiente de constantes conflitos.

Experiências que são vivenciadas desde a infância, formam nossa personalidade, características que ficam implícitas em nossa fala, na maneira de se expressar e no modo de ser e agir. Aquilo que realmente somos, irá aparecer no conjunto de nossa personalidade.

A divergência de opiniões, consequência das diferenças de personalidade de cada um de nós, gera conflitos muitas vezes nas organizações, pensamentos se divergem, e é isso que diferencia cada pessoa, pensamentos e comportamentos diferentes. Essas características não param de se modificar, pois vivemos em constantes mudanças, que trazem sempre novos elementos para renová-la.

A psicologia organizacional dentro das organizações tem o papel de amenizar esses conflitos, pensando no bem-estar de cada um dos colaboradores, solucionando esses problemas relativos a gestão das pessoas, oferecendo condições de trabalho favoráveis e consequentemente o alcance das metas.

É preciso aprender a conviver em sociedade, ser solidário e ter espirito de coletividade, papel esse que a socialização ensina, quando cada pessoa adquire hábitos que a capacitem a viver em sociedade. Podemos ver exemplo disso nas organizações onde é imprescindível saber trabalhar em grupo, para atingir os objetivos, alcançar metas e construir um local de trabalho agradável.

Afinal para o homem o trabalho é imprescindível para a subsistência, desde o crescimento profissional e pessoal até o sustento da família e para isso é necessário saber conviver em sociedade e se adequar a ela sempre que for preciso.

REFERÊNCIAS

BOCK, Ana Mercês.Psicologias: Uma introdução ao estudo da Psicologia.Ana Mercês Bock,Odair Furtado e Maria de Lourdes Trassi Teixeira,.- 14 edição-São Paulo: Saraiva,2008.

Psicologia Organizacional: O que é e como afeta o meu ambiente?. Disponível em :< http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/coaching-e-psicologia/psicologia-organizacional/ > Acesso em: 14 de setembro de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com